Maciço da Vanoise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maciço da Vanoise
(Maciço)
Os maciços dos Alpes
País  França
Região Blason Rhône-Alpes Gendarmerie.svg Ródano-Alpes
Localidades mais próximas Blason73-Savoie.svg Saboia
Altitude 3,855 m m
Maciço da Vanoise está localizado em: Alpes
Maciço da Vanoise
Localização do maciço
Coordenadas 45° 22' 45" N 5° 49' 01" E
Notas: Rocha metamórficas

O Maciço da Vanoise - Massif de la Vanoise ou só a Vanoise em francês - é um maciço dos Alpes Ocidentais, grupo dos Alpes Graios, que se situa no departamento francês da Saboia, e cujo ponto culminante é a Grande Casse com 3.855 m

Encontra-se delimitado a Norte pela Isère e o seu Vale da Tarentaise, a e Sul pelo Rio Arc na Maurienne. Em volta do Maciço da Vanoise encontram-se assim o Maciço des Bauges a Nordeste, o Maciço do Beaufortain e o Maciço do Monte Branco a Norte, os Alpes Graios a Leste, o Maciço do Monte Cenis a Sul, e Cordilheira de Belledonne a Oeste.

É de assinalar que mais de 40 montanhas ou picos deste maciço se têm mais de 3.200 m de altitude, sendo o mais alto o Grande Casse com 3.855 m.

Parque[editar | editar código-fonte]

O Parque nacional da Vanoise foi o primeiro parque natural criado em frança em 1963, não só para proteger esta zona que estava a se invadida por estações de esqui mas também para re-introduzir o Íbex que estava em vias de extinção.

História[editar | editar código-fonte]

Diz-se que em 1859 o alpinista inglês William Mathews veio a Tignes para subir ao monte Iseran que culminaria a 4.440 m, mas quando chegam ao Col de l'Iseran têm de se render à evidência que esse monte é uma legenda.

O Grande Casse foi vencido a 8 Ago. 1986 pelo guia de montanha de Chamonix Michel Croz que acompanhava outro inglês, William Mathews.

Desportos[editar | editar código-fonte]

Um grande número de estações de desporto de inverno se encontram na região e só para citar as mais conhecidas, tem-se: les Arcs, Méribel, la Plagne, Tignes, Valmorel, Valthorens, etc.


Imagens[editar | editar código-fonte]


Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]