Maciço do Gran Paradiso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Maciço do Gran Paradiso
Massiccio del Gran Paradis
Maciço
O maciço do Grand Paradis ao fundo
País  Itália
Região Valle d'Aosta-Stemma.svg Vale de Aosta
Altitude 4 064 m
Maciço do Gran Paradiso Massiccio del Gran Paradis está localizado em: Alpes
Maciço do Gran Paradiso
Massiccio del Gran Paradis
Localização nos Alpes
Coordenadas 45° 31' 20" N 7° 15' 45" E
Notas: Rocha metamórfica

O Maciço do Gran Paradiso (em italiano: Massiccio del Gran Paradiso e em francês: Massif du Grand Paradis ) é um maciço dos Alpes Ocidentais na sua divisão dos Alpes Graios que se encontra no Vale de Aosta, na Itália, e cujo ponto culminante de 4061 m de altitude é justamente o cume do Gran Paradiso, e assim faz parte dos cumes dos Alpes com mais de 4000 metros.

Na metade ocidental do maciço encontra-se o Parque nacional Gran Paradiso, que foi criado em 1922, sendo o primeiro da Itália.

Situação[editar | editar código-fonte]

De rocha metamórfica, o maciço está delimitado a norte pelos Alpes Peninos, e a sul pelos Alpes Graios. Este maciço conta uma vintena de montanhas ou picos com mais de 3300 m de altitude e cerca de 15 glaciares.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome italiano de "Gran Paradiso" é de etimologia popular já que é de facto uma italianização de um antigo nome do "patois" local, o piemontês Grand Parei que quer dizer Grande Parede.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Zona de localização 7

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA) criada em 2005, dividiu os Alpes em duas grandes partes: Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Os Alpes de Lanzo e da Alta Maurienne, Alpes da Vanoise e do Grande Arc, Alpes da Grande Sassière e do Rutor, Alpes do Grand Paradis, Alpes do Monte Branco, e Alpes do Beaufortain formam os Alpes Graios.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente orográfico chama-se Alpes do Grand Paradis e é uma Sub-secção alpina com a seguinte classificação:

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]