Mackenna's Gold

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mackenna's Gold
O ouro de Mackenna (PT/BR)
 Estados Unidos
1969 •  cor •  128 min 
Direção J. Lee Thompson
Produção Carl Foreman
Dimitri Tiomkin
Roteiro Carl Foreman (roteiro)
Heck Allen (livro)
Elenco Gregory Peck
Omar Sharif
Camilla Sparv
Julie Newmar
Gênero Faroeste
Música Quincy Jones
Distribuição Columbia Pictures
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Mackenna's Gold (br/pt.: O ouro de Mackenna) é um filme estadunidense de 1969 do gênero Western, dirigido por J. Lee Thompson. O filme foi fotografado em "Super Panavision 70" por Joseph MacDonald, com canção original de Quincy Jones.

O roteiro de Carl Foreman que também co-produziu o filme, adaptou a novela de Heck Allen, que se baseia vagamente na lenda da mina perdida de Lost Adams Diggings.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O delegado MacKenna perseguia a gangue do bandoleiro Colorado quando, ao cavalgar pelo deserto, é alvo de tiros dados por um velho chefe Apache. Ao responder aos tiros, achando que eram os bandidos, MacKenna acaba ferindo mortalmente o índio. Antes de morrer, o chefe lhe dá um antigo mapa que, segundo ele, traz o segredo da localização do 'Canyon del Oro'. Mas o alerta que, ao encontrar o veio de ouro, despertará a fúria de antigos deuses. MacKenna conhecia a lenda sobre o rico veio de ouro dos Apaches e do garimpeiro Lost Adam, que o teria descoberto e fora tornado cego pelos índios para que não achasse mais o local. Ele não acredita no velho e joga o mapa no fogo. Mas grava o desenho na memória.

Ao cavar uma sepultura para o índio, MacKenna é surpreendido por Colorado e sua gangue. Colorado perseguia o velho índio pois sabia do mapa graças aos selvagens renegados que estavam com ele e que lhe contaram. MacKenna lhe diz então que destruiu o mapa, mas Colorado sabe sobre a grande memória do delegado (o observara na mesa de carteado) e o leva com ele, para que procure a localização do veio de ouro secreto. Durante a jornada, várias pessoas gananciosas e o próprio Lost Adam se juntarão à procura, que está destinada a um trágico fim, conforme profetizara o índio morto por Mackenna.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Abutre ou Urubu-da-cabeça-vermelha
  • A canção de abertura, "Old Turkey Buzzard", composta por Quincy Jones com arranjos de Freddie Douglas, foi cantada por José Feliciano. No entanto, o abutre referido na canção (Abutre da Cabeça Vermelha) não é o que aparece na cena de abertura com a música ao fundo. Ali é mostrado um abutre da cabeça preta.
  • O filme conta com a participação de dois atores que ficaram famosos como "vilões" na famosa série de TV do Batman: Julie Newmar (intérprete mais famosa da Mulher Gato) e Burgess Meredith (que fez o Pinguim).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]