Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mad Max Beyond Thunderdome)
Ir para: navegação, pesquisa
Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão
Mad Max Beyond Thunderdome
 Austrália
1985 •  cor •  107 min 
Direção George Miller
George Ogilvie
Produção George Miller
Coprodução Terry Hayes
Doug Mitchell
Roteiro George Miller
Terry Hayes
Elenco Mel Gibson
Tina Turner
Bruce Spence
Gênero Ação / Aventura
Música Maurice Jarre
Direção de arte Anni Browning
Direção de fotografia Dean Semler
Figurino Norma Moriceau
Edição Richard Francis-Bruce
Distribuição Warner Bros.
Idioma Inglês
Orçamento US$ 10 milhões[1]
Receita US$ 36.2 milhões (América do Norte)[2]
Cronologia
Último
Mad Max 2 (1981)
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Mad Max Beyond Thunderdome (br: Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão; pt: Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão) é um filme de ação pós-apocalíptico, o terceiro da série Mad Max, iniciada em 1979. Dirigido pelo australiano George Miller, foi lançado em 1985, e conta também com a presença da cantora Tina Turner como a vilã do filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Max Rockatansky cruza no deserto australiano em uma carroça puxada por um camelo quando ele é atacado por um piloto chamado Jedediah e seu filho em aTransavia PL-12 Airtruk, roubando sua carroça e pertences. Continuando a pé, Max segue sua trilha para a comunidade decadente da Bartertown. Enquanto recusada a entrada num primeiro momento, Max é levado perante o fundador e regente de Bartertown, a Entidade Aunty implacável. Ela oferece para reabastecer seu veículo e equipamento, se ele completar uma tarefa para ela.

Aunty explica que Bartertown depende de uma refinaria de metano bruto alimentado por fezes de suínos, que é administrado por um anão chamado Master e seu gigante Blaster guarda-costas. "Master Blaster" tem uma desconfortável trégua com Aunty para o controle de Bartertown; no entanto, o Mestre começou a desafiar a liderança da tia. Aunty instrui Max para provocar um confronto com Blaster no Thunderdome, uma arena de gladiadores onde os conflitos são resolvidos por um duelo de morte. Max entra na refinaria de tamanho até Master Blaster e faz amizade Pig Killer, um condenado condenado a trabalhar para o abate de um porco para alimentar sua família. Max encontra o seu veículo roubado em posse do Master Blaster, e ajuda a desarmar o motor de armadilhado para conversar com ele. Aqui, ele descobre que Blaster é excepcionalmente forte, mas extremamente sensível a ruídos agudos.

Max, então enfrenta Blaster no Thunderdome e usa sua fraqueza para ganhar a mão superior. Ele se recusa a matá-lo depois de descobrir que ele está portadores de deficiência mental e tem a mentalidade funcional de uma criança, dizendo Aunty não era parte de seu negócio, revelando o seu enredo. Mestre, anteriormente desconhecem este acordo secreto para matar Blaster, fica furioso e jura para encerrar a refinaria e, por extensão, Bartertown. Uma tia enfurecido tem Blaster executado, Mestre preso, e Max exilado, preso, mascarado, e enviado em um cavalo em uma direção aleatória para o deserto. Como seu cavalo que morre num sumidouro, Max liberta-se e pressiona.

Perto da morte, Max é encontrado por um habitante do deserto chamado Savannah Nix, que o transporta de volta para sua casa, uma comunidade primitiva de crianças e adolescentes que vivem em um oásis. As crianças, sobreviventes de um Boeing caiu 747, foram deixados por seus pais que foram para encontrar a civilização. Eles acreditam Max para ser o comandante do avião, voltou a fixar o avião e levá-los à civilização. Max nega isso e insiste que eles permaneçam na relativa segurança do oásis, sabendo que a única "civilização" ao alcance é Bartertown.

Algumas das crianças, liderados por Savannah, sair de qualquer maneira, determinado a encontrar o profetizado "Amanhã Amanhã Land". Max pára-los pela força, mas outro membro da tribo conhecida como Scrooloos, liberta-a durante a noite e folhas com eles. Seu líder, Slake M'Thirst, pede Max ir atrás deles, e ele concorda, tendo alguns dos filhos com ele para ajudar. Eles encontram o grupo de Savannah em perigo, mas são incapazes de salvar uma das crianças de um sumidouro. Sem suprimentos esquerda, eles são forçados a ir para Bartertown.

O grupo esgueirar-se através do subsolo, e, com a ajuda de Pig Killer, Master grátis e fuga em um trem de caminhão, destruindo refinaria de metano do Bartertown no processo. Aunty leva os habitantes em perseguição, alcançando o trem. O grupo de Max diminui-los para baixo, enquanto Scrooloos sequestra um dos veículos que buscam, que passa a ser veículo roubado de Max. O grupo se depara com Jedediah e seu filho, e Max coage Jedediah em ajudar a sua fuga grupo com o seu avião. Max usa seu veículo para limpar o caminho através dos homens do Aunty, permitindo que o avião para decolar e fugir, deixando-o à mercê de Aunty. Aunty poupa sua vida, tendo vindo a respeitá-lo; ela diz ironicamente, "Bem-não é que um par, o homem maltrapilho? Adeus, soldado.", e parte para, presumivelmente, fazer bom em sua promessa de reconstruir Bartertown.

Jedediah voa os filhos para a costa, onde descobrem as ruínas de Sydney. Anos mais tarde, as crianças criaram uma pequena sociedade de si mesmos e outros andarilhos perdidos nas ruínas. Savannah, agora líder do grupo, recita uma história todas as noites de sua jornada eo homem que os salvou, como Max, ainda vivo no deserto, vaga para lugares desconhecidos

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Image Awards

Indicações[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Golden Globe

Estados Unidos Saturn Awards

Recepção[editar | editar código-fonte]

George Miller, diretor dos dois primeiros filmes de Mad Max, perdeu o interesse no projeto depois que seu parceiro e produtor Byron Kennedy foi morto num acidente de helicóptero. Miller depois concordou em dirigir as sequências de acção, com George Ogilvie dirigir o resto do filme. Existe um cartão de título no final que diz: "... Para Byron". A reação da crítica ao filme foi em geral positiva, que detém uma classificação de 81% no site Rotten Tomatoes, embora revisores foram misturados sobre se consideravam que o filme o ponto de maior ou menor do Mad Max trilogia. A maioria das críticas foi focada nas crianças, na segunda metade do filme, que muitos sentiam que era muito reminiscente dos Meninos Perdidos de Peter Pan. Por outro lado, os críticos elogiaram a cena Thunderdome/Cúpula do Trovão, em particular.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]