Madame Máscara (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Madame Máscara (Marvel Comics)
Afiliações Big M, O Diretor, Kristine "Krissy" Longfellow
Família Capuz
Criado por Stan Lee (escritor)
Gene Colan (desenhista)
Primeira aparição Whitney Frost Tales of Suspense #98 (Fevereiro de 1968)
Madame Máscara Iron Man #17 (Setembro de 1969)
Editora(s) Marvel Comics
Afiliações Big M, O Diretor, Kristine "Krissy" Longfellow
Base de operações Maggia
Mestres do Terror
Inner Guard
Parentesco Capuz
Habilidades Experiente combatente corpo-a-corpo
Atiradora experiente
Mestre estrategista e organizadora
Proficiência em robótica

Madame Máscara (nome real Giulietta Nefaria, legalmente conhecida como Whitney Frost) é uma personagem supervilã que aparece nas histórias em quadrinhos americanos publicadas pela Marvel Comics. Como um interesse amoroso e ocasional do seu inimigo Homem de Ferro e filha do Conde Nefaria, ela originalmente usava uma máscara dourada para encobrir seu rosto desfigurado; e continuou a usá-lo depois que seu rosto foi curado.

Ao longo dos anos, Madame Máscara apareceu de várias formas na mídia, incluindo animações, séries de televisão e videogames. Notavelmente, Whitney Frost apareceu no Universo Cinematográfico da Marvel, no seriado Agente Carter, interpretada por Wynn Everett.

Biografia do Personagem[editar | editar código-fonte]

Madame Máscara nasceu como Giulietta Nefaria, filha do chefão criminoso Conde Luchino Nefaria; em Roma, Itália. Sua mãe morreu ao dar à luz e Luchino queria que sua filha levasse uma vida respeitável, então ele deu a criança para Byron Frost, um rico financista que era um empregado de Nefaria, e Loretta Frost para ser criada por eles. Frost chamou a criança de Whitney e a criou como se fosse sua.

Como uma jovem adulta, Whitney era uma debutante e socialite; e se envolveu com o político Roger Vane. Depois das mortes dos Frost, o Conde Nefaria aproximou-se de Whitney e revelou seu verdadeiro parentesco, dizendo-lhe que ele, seu verdadeiro pai Nefaria; queria que ela tomasse o seu lugar como líder da Maggia, uma organização da máfia baseada na Costa Leste dos Estados Unidos. Whitney no início se recusou, mas quando ela conta a Roger sobre seu pai, Roger a deixa; temendo que suas conexões a um criminoso conhecido dificultem sua carreira política.

Whitney aceitou a oferta de seu pai para se tornar uma intelectual criminosa profissional e foi treinada pelo Conde em estratégia, atividades criminosas e combate. Ela se tornou uma aluna brilhante e quando seu pai foi preso, ela se torna a nova Big M, líder da família Nefaria da Maggia. Seu papel como Big M trouxe-a de encontro com o Homem de Ferro. Whitney foi forçada a fugir após uma incursão nas Indústrias Stark. O avião em que ela escapou caiu e o rosto de Whitney estava deformado e cicatrizado, mas ela foi salva pelo criminoso Mordecai Midas e começou a trabalhar para ele. Midas é obcecado por ouro e Whitney escondeu seu rosto atrás de uma máscara dourada e usa o codinome "Madame Máscara".

Madame Máscara encontra Tony Stark (o alter ego do Homem de Ferro) e este último mostra preocupação por ela, apesar de seu rosto desfigurado. Ela se vira contra Midas para salvar Stark, mas deixou Tony logo depois por causa de seu passado criminoso. Incapaz de esquecer Stark, ela retorna como Krissy Longfellow, secretária pessoal de Stark. Ambos chegam a conhecer a identidade secreta um do outro e iniciam um relacionamento romântico. Sua felicidade é de curta duração; porque Conde Nefaria estava morrendo devido ao resultado de uma tentativa de ganhar poderes sobre-humanos. Whitney contrata o Ani-Men para curar seu pai e, em seguida; pede para Stark encontrar uma cura para seu pai. Nefaria tenta usar a violência para forçar Stark, e uma batalha começa entre os Ani-Men e o Homem de Ferro. Whitney é incapaz de escolher entre seu pai e seu amante, e quando o apoio vital de Nefaria está danificado pela luta, ela enlouquece com sua culpa e tristeza. Whitney retorna à Nefaria Maggia como "O Diretor" e se torna seu líder. Ela agora luta contra o Homem de Ferro e seus amigos.

Em um ponto, Frost torna-se paranóica e começa a criar cópias de si mesma, conhecidas como bio-duplicatas. Uma de suas bio-duplicatas, conhecida como Máscara, se torna uma aliada dos Vingadores. Ela também cria criados robóticos conhecidos como a Guarda Interior e os nomeia individualmente com os nomes de traidores históricos notáveis, Bento, Brutus, Fawkes, Quisling, Monmouth (com base em Benedict Arnold, Marcus Junius Brutus, Guy Fawkes, Vidkun Quisling e o Duque de Monmouth) e dois outros membros não nomeados.

Um membro da Guarda Interna, Benedict, recaptura Máscara para Whitney. Máscara tenta convencê-la de que os Vingadores são benevolentes e que ela deve se aproximar de Stark novamente, mas Whitney ainda está com muito medo de fazer isso. Ela continua a ser uma figura criminosa de grande importância, até que seu pai volta dos mortos mais uma vez e destrói sua base. Ela relutantemente auxilia os Vingadores e os Thunderbolts contra Nefaria, mas ela secretamente planeja trair e destruir ambos os lados;com seu aumento de paranóia fazendo-a acreditar que ambos os lados querem matá-la, apesar dos momentos de dúvida. Como quando Stark a desmascara em sua presença mas ela abaixa o rosto de volta quando se prepara para conversar com o resto dos Vingadores. Máscara tenta novamente sem sucesso convencê-la a se juntar aos heróis, e logo depois se junta à batalha no lugar de Whitney. Máscara usa uma arma projetada para interromper a energia iônica de Nefaria que Whitney estava protegendo até que os Vingadores estivessem mortos e Nefaria enfraquecido; mas ela é morta por Nefaria antes que ela possa disparar a arma. Madame Máscara fica chocada com a nobreza e o sacrifício de sua dupla-amiga, e com a repugnante reação do Homem de Ferro no que parece ser em relação a sua morte; diferente da alegria de Nefaria, forçando-a a reconhecer que sua duplicada estava certa sobre os Vingadores. Whitney junta-se à batalha e desempenha um papel fundamental na derrota de seu pai, com sua arma começando a causar-lhe vazamento de energia iônica até que ele finalmente entra em colapso. Ela renuncia ao seu passado criminoso, e MACH-II dos Thunderbolts oferece sua filiação, mas ela recusa; partindo para regiões desconhecidas para considerar seu futuro. Antes de sair, ela pede ao MACH-II para agradecer a todos por ela, especialmente o Homem de Ferro.

Madame Máscara é contratada pelo Capuz para aproveitar a divisão na comunidade de super-heróis causada pelo Registro dos Super-Humanos. Ela se torna a segunda no comando do grupo do Capuz (e seu amante) e os ajuda a lutar contra os Novos Vingadores. Ela é derrotada pelo Doutor Estranho e levada sob custódia da S.H.I.E.L.D. . Um grupo de Skrulls disfarçados como os agentes da S.H.I.E.L.D. tentam aprender seu verdadeiro rosto para que eles possam trocá-la. O Capuz a liberta e mata todos os Skrulls exceto um. Em um local desconhecido atendido pela maior parte do exército do Capuz, eles logo ficam sabendo com o agente Skrull que os Skrulls planejam assumir a Terra, acreditando que ela é legitimamente deles. Madame Máscara se reune ao sindicato do crime do Capuz e ataca a força invasora Skrull. Ela está no sindicato do crime do Capuz e com eles ajudam os heróis em sua batalha final contra os Skrulls.

Durante o enredo de Reinado Sombrio, Norman Osborn coloca a cabeça de Tony Stark como recompensa, e pessoalmente chama Madame Máscara para ir a Torre Stark, oferecendo as localizações dos vários arsenais do Homem de Ferro para ajudá-la a encontrar Stark. Ela rastreia Stark na Rússia, onde Pepper Potts também tinha ido. Máscara captura e tortura Pepper antes de exigir que Stark dizer para ela os seus verdadeiros sentimentos para o seu real rosto. Stark admite que, apesar de terem estado lutando, sempre a amou; ao qual Máscara retribuiu. No entanto, quando confrontado diretamente para escolher entre Pepper ou Máscara, Pepper é escolhida. Como Stark fugiu para o Afeganistão, Máscara e Pepper andam de mãos dadas uma com a outra. Máscara é presa e descartada pelo Dínamo Vermelho, enquanto que Pepper, disfarçada como Máscara; relata a Osborn que Pepper foi morta em combate, e retorna aos Estados Unidos com a Armadura de Resgate, que foi colocada em armazenamento com outras armaduras do Homem de Ferro que Osborn tem adquirido.

Madame Máscara faz parte de um ataque surpresa contra os Novos Vingadores, uma armadilha criada por Osborn. Mais tarde, quando O Capuz ataca o Doutor Estranho para se tornar o Mago Supremo, ela tenta ajudá-lo a lidar com sua posse por Dormammu, tirando sua máscara e confessando seus sentimentos por ele. Quando Osborn chama a caça de Stark devido por ele estar em um estado vegetativo persistente, Máscara decide tomar o assunto com suas próprias mãos, e contrata o Fantasma para eliminar Stark, uma tarefa na qual o Fantasma falha.

Máscara, juntamente com o resto da gangue do Capuz, se junta para ajudar o Patriota de Ferro com o Cerco de Asgard. No entanto, Loki retoma as pedras Norn do Capuz para ajudar os Vingadores e os Asgardianos a combater o Vácuo. Máscara ajuda o Capuz a escapar. O Capuz é pessimista, sabendo que sua gangue simplesmente entregou ele. Conseqüentemente, ela parte em uma busca por seu pai Conde Nefaria para ajuda-lá. Os Novos Vingadores seguem ela e o Capuz usando John King. Depois de uma batalha contra Nefaria, os Novos Vingadores capturam todos os quatro e levá-os a Maria Hill para colocá-los na prisão.

Durante a história Era Heroica, Capuz escapa da prisão e faz uma peça para montar a Jóia do Infinito e encontrar-se com Madame Máscara. Usando a Jóia da Realidade, Capuz cura seu rosto.

Ela aparece em Madripoor para o leilão de um vídeo mostrando o Gavião assassinando um ditador asiático. No entanto, a verdadeira Madame Máscara é mais tarde encontrada vinculado e amordaçada em seu quarto de hotel, com seu traje e identidade tendo sido roubados por Kate Bishop. Depois que a fita é destruída, Máscara promete vingança contra o Gavião e Bishop. Máscara tenta mais tarde capturar Bishop atraindo a menina para sua casa na Califórnia, onde droga ela. A adolescente consegue escapar e destrói a casa no processo, fazendo co que Máscara mais uma vez jure vingança.

Nas páginas de Avengers Undercover, Madame Máscara aparece como um membro do Conselho das Sombras Mestres do Terror em Bagalia. Ela trabalha como mão direita do Barão Helmut Zemo.

Como parte do evento All-New, All-Different Marvel, Madame Máscara começa uma missão para recuperar diferentes objetos mágicos, a fim de fortalecer-se. Durante sua jornada, ela é perseguida por um misterioso grupo de ninjas. O Homem de Ferro luta contra seus perseguidores enquanto ela tenta roubar uma duplicata da Varinha de Watoomb no Castelo do Destino. Ao descobrir que o artefato que ela tinha roubado é falso, ela mata seu informante em um hotel de Montreal. O Homem de Ferro confronta Madame Máscara no quarto de hotel e tenta argumentar com ela. Surpreendido por sua presença, Madame Máscara desencadeia uma surpreendente e enorme exibição de poder mágico contra ele. Depois de viajar para o boate de Mary Jane Watson em Chicago, Madame Máscara confronta seu ex-parceiro de negócios Belhilio e o mata. Logo depois desse encontro, ela enfrenta o Homem de Ferro e o Doutor Destino; que resultam em uma grande danificação da boate. Quando Mary Jane Watson distrai Madame Máscara retirando fora sua máscara com um microfone, Doutor Destino descobre que Madame Máscara foi possuída por um demonio. O Homem de Ferro consegue segurá-la enquanto Doutor Destino executa com sucesso um exorcismo. Quando o Homem de Ferro recupera a consciência, o Doutor Estranho chega e informa que ele vai levar Madame Máscara para metafisicamente consertá-la e mais tarde entregá-la sob custódia da S.H.I.E.L.D.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Dinastia M: Mestres do Terror[editar | editar código-fonte]

No universo da Dinastia M, Madame Máscara desempenha um papel semelhante ao seu homólogo na história principal. Neste, ela é a segunda no comando do Sindicato Criminal do Capuz, além de ser sua amante. Ela está com ele durante o levante, e invade um país estrangeiro com ele. Ela é um dos poucos criminosos que decide ficar com Robbins quando os outros criminosos decidem que a cólera do Magneto é demais. Ela é morta na batalha final; e é observado que Robbins e Máscara tiveram um amor muito poderoso, que manteve Parker lutando.

Liga da Justiça x Vingadores[editar | editar código-fonte]

Madame Máscara é vista entre os vilões encantados defendendo a fortaleza de Krona. Ela é mostrada inconsciente.

Marvel Noir[editar | editar código-fonte]

No Universo Marvel Noir, uma versão de Madame Máscara existe, a primeira sendo no Homem-Aranha Noir. Ao contrário da versão da história original, no entanto; esta versão é a Felicia Hardy. Ela é impotente, e não se torna Madame Máscara até o final de Spider-Man Noir: Eyes without a Face. Anteriormente, ela tinha sido cortada pelo Mestre do Crime na cara e em várias partes do corpo. Eventualmente ela se recupera, mas na parte final; seu rosto é mostrado usando uma máscara semelhante a tradicional da Madame Máscara.

No Homem de Ferro Noir, outra versão de Madame Máscara aparece como uma exploradora trabalhando com Tony Stark, para não mencionar também como uma antiga paixão. Dr. Gialetta Nefaria, juntamente com Tony; Virgil Munsey, um editor de uma revista chamada Marvels, e Rhodey estão em uma viagem em direção as Honduras Britânicas. Depois de adquirir uma rara máscara de Jade em um templo, ela é vista mais tarde traindo Stark e seus amigos com o Barão Zemo e seu comandante Von Strucker. Apesar de Rhodey e Tony escaparem eles lançaram uma bomba, e na explosão; Gialetta fica marcada para sempre. Gialetta é mostrada mais tarde viva, vestindo a máscara de Jade; com o nazistas tendo capturado Pepper Potts e Orichalcum, uma fonte de energia Atlantis. Quando Tony ataca o dirigível de Von Strucker, Gialetta tenta parar Tony, mas é atingida por Pepper, que foi torturada por ela.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Madame Máscara não tem poderes sobre-humanos, mas é uma mulher atlética e hábil combatente corpo-a-corpo em várias artes marciais e uma perita em máscaras. Ela é uma estrategista e mestra em organização, embora sofra de instabilidade mental e acredita-se ser uma criminosa insana. Ela tem acesso a tecnologia avançada como suas bio-duplicatas.

Madame Máscara usa uma armadura de corpo de composição desconhecida com uma placa de metal de ouro, sob a qual seu rosto está quimicamente marcado. A placa frontal é dura o suficiente para desviar as balas sem causar nenhuma lesão permanente. Ela carrega um revólver .475 Wildey Magnum e outras armas de mão, além de armas que disparam explosões concussivas de energia ou cartuchos de gás do sono.

Como líder da família Maggia, Madame Máscara comanda um números não especificados de robôs Dreadnought modificados dos desenhos originais roubados da H.Y.D.R.A..

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Madame Máscara apareceu na série de animada do Homem de Ferro dos anos 90, dublada por Lisa Zane. Ela é vista no episódio "Beauty Knows No Pain".
  • Madame Máscara aparece em Iron Man - O Homem de Ferro, dublada por Kristie Marsden. Esta versão sua é conhecida como Whitney Julietta Stane, a filha negligenciada de Obadiah Stane, e a máscara que ela usa é um protótipo da Stark International que disfarça um dispositivo que emite uma radiação não-conhecida que conduz eventualmente para uma fenda na sua personalidade insana. Whitney aparece em vários episódios como um personagem recorrente e aparece como Madame Máscara nos episódios "Masquerade", "Chasing Ghosts", "Don't Worry, Be Happy", "Best Served Cold" e "Iron Monger Lives".
  • Uma versão dos anos 40 de Whitney Frost aparece em Agente Carter, interpretada por Wynn Everett. Seu caráter como uma inventora nos tempos de guerra foi inspirado na atriz e inventora Hedy Lamarr. Durante sua juventude, ela foi Agnes Cully (retratada por Ivy George e Olivia Welch), um prodígio em matemática e engenharia cuja mãe insistiu que o valor de uma mulher para o mundo era só a sua beleza. Ela usa suas habilidades de engenharia para trabalhar na Isodyne Energy, sob o nome de Whitney Frost enquanto estava em Hollywood. Na segunda temporada, ela manipula seu marido Calvin Chadwick que fazia uma pesquisa sobre a Matéria Zero; isso antes de ela própria correr com a substância que fez com que ela absorvesse qualquer coisa que tocasse nela. Isso fez com que ela entrasse em conflito com Peggy Carter da S.S.R.; apesar de usar sua amizade com o chefe da máfia Joseph Manfredi. No entanto, Whitney é privada de suas habilidades da Matéria Zero e está internada em um asilo.

Video games[editar | editar código-fonte]

  • Madame Máscara aparece no videogame Iron Man, dublada por Courtenay Taylor. O Masque é representado como um membro de Maggia que batalhas o homem do ferro em uma base de Maggia. Masque é morto quando uma parede cai sobre ela.
  • Madame Máscara é destaque como um chefe/chefão no jogo do Facebook Marvel: Avengers Alliance.