Madraça Ben Youssef

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Madraçal de Ben Youssef)
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa. Foi sugerido que adicione esta.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Pátio central

A Madraça de Ben Youssef é uma madraça (escola islâmica) anexa à Mesquita de Ben Youssef, em Marraquexe, Marrocos. Abriga alguns dos mais belos exemplos de arte e arquitectura de Marraquexe.

A madraça, onde os estudantes memorizavam o Alcorão foi fundado pelo sultão Abu el Hassan no século XIV. Foi, no entanto, quase totalmente reconstruída pelos saadianos e foram estes que deixaram maior marca na arquitectura e arte da madraça.

A madraça está centrada num grande pátio com uma piscina para abluções. Os edifícios são feitos de madeira de cedro, com fino estuque trabalhado, mármore e zellige (azulejos coloridos) .

A sala de rezar possui alguma da mais exuberante decoração em todo a madraça, com motivos de pinhas e palmeiras, que eram usados nos mirabe, dando um aspecto tridimensional.

Em toda a madraça há numerosas inscrições em reboco e zellige, das quais a mais comum é a invocação bismillah: "Em nome de Alá, o piedoso, o misericordioso".

No pátio central podem-se ver as pequenas janelas dos dormitórios dos estudantes. Mais de 800 estudantes viveram nesta madraça. Todos os quartos se situam em volta de pátios.

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Madraça Ben Youssef
Imagem: Almedina de Marraquexe O Madraça Ben Youssef está incluído no sítio Almedina de Marraquexe, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg