Madre Mariana da Purificação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Madre Mariana da Purificação
Venerável
Nascimento 5 de novembro de 1623
Lisboa, Portugal
Morte 8 de dezembro de 1695 (72 anos)
Beja, Portugal
Veneração por Igreja Católica
Principal templo Igreja do Salvador (Beja)
Portal dos Santos

A Venerável Madre Mariana da Purificação[1] (Lisboa, 5 de Novembro de 1623Beja, 8 de Dezembro de 1695) foi uma freira da Ordem das Carmelitas da Antiga Observância que, tendo nascido na cidade de Lisboa e professado e vivido os seus votos religiosos no Convento de Nossa Senhora da Esperança de Beja, faleceu com fama de santidade no dia 8 de Dezembro de 1695. Deixou escritos autobiográficos e de interesse ascético.

No século XIX, Dom António Xavier de Sousa Monteiro fez a exumação do seu cadáver, já anteriormente analisado e confirmado como incorrupto por inspecção de Dom Frei Manuel do Cenáculo, e trasladou-o para a Igreja do Salvador, onde se encontra ainda hoje na capela lateral ao altar-mor. No século XX a pedido do pároco da igreja e com a autorização de Dom Manuel dos Santos Rocha, o corpo foi novamente exposto. Actualmente encontra-se coberto. O único retrato da mesma encontra-se no Museu Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres de Beja.

Referências

  1. SERPA, J. J. Gonçalves; Venerável Madre Mariana da Purificação: Carmelita Calçada de Beja. Colecção: Almas heróicas de Beja; 230pp.; Gouveia: 1960.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.