Madre Paula Montalt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Madre Paula Montalt
Nascimento 11 de outubro de 1799 em Arenys de Mar, Barcelona
Morte 26 de fevereiro de 1889 em Olesa de Montserrat, Barcelona
Beatificação 18 de abril de 1993 por Papa João Paulo II
Canonização 25 de novembro de 2001, Roma por Papa João Paulo II
Festa litúrgica 26 de fevereiro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Santa Paula Montalt de São José de Calasanz (n. Paula Montal Fornés, Arenys de Mar, Barcelona, 11 de outubro de 1799 - Olesa de Montserrat, Barcelona, 26 de fevereiro de 1889) era uma freira cristã e santa cristã.

Paula Montalt nasceu em uma simples família de artesãos muito cristã. Passou a infância a e mocidade na cidade nativa, Arenys de Mar, trabalhando desde bem cedo, devido a morte de seu pai. Ela sempre colaborou ativamente no catequese pastoral da paróquia com outras meninas e jovens. Em 1829, com 30 anos, fundou a Congregação de Filhas de Maria Religiosas das Escolas Pías, abrindo em Figueres (Girona) uma escola só para meninas (atualmente, sua escola está aberta para meninos e meninas). Depois dessa, seguiram-se outras sete fundações pessoais. Ela morreu em Olesa de Montserrat (Barcelona), no dia 26 de fevereiro de 1889. Na sua morte, havia 308 freiras e 38 noviças pertenciam à sua ordem, educando 3.464 estudantes nas 19 escolas estendidos por quase toda a geografia espanhola. Em 18 de abril de 1993 foi beatificada pelo Papa João Paulo II em Roma. Depois, em 25 de novembro de 2001, foi canonizada pelo mesmo Papa em Roma.

No Mundo[editar | editar código-fonte]

Atualmente há vários colégios espalhados pelos seguintes países: Estados Unidos, México, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Espanha, Polônia, Itália, Senegal, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Japão e Filipinas.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, há oito colégios nos seguintes lugares: cinco colégios no estado de Minas Gerais, um colégio no estado de São Paulo, um colégio no estado de Sergipe e dois no estado de Tocantins.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]