Maestrazgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2015). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização do Maestrazgo na Comunidade Valenciana.

O Maestrazgo (El Maestratu ou El Maestrat vell em valenciano) é uma comarca histórica e natural que se estende pelo norte da província valenciana de Castellón e o sudeste da província aragonesa de Teruel.

O nome de Maestrazgo deriva do termo mestre, já que estes territórios se encontravam sob a jurisdição do Grão-mestre das ordens militares do Templo, de Malta e Montesa.

Em 1347 a Ordem de Montesa adquiriu toda esta região a Pedro IV de Aragão e passou a ser a sua proprietária. Mais tarde os Reis Católicos incorporaram-na na Coroa Espanhola, mas esta ordem militar continuou com grandes honras e privilégios.

Na zona da província de Castellón, o Maestrazgo pode ser dividido no Alto e no Baixo Maestrazgo, nomes de duas das comarcas castellonenses. Porém, o território histórico em Castellón não coincide com os limites destas, e engloba populações do Alto Maestrazgo, do Baixo Maestrazgo, do Alcalatén e da Planície Alta.

A região formou uma entidade legalmente constituída por agrupamento de municípios entre as localidades de ambas províncias.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.