Magalhães de Almeida (político)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Magalhães de Almeida
Nome completo José Maria Magalhães de Almeida
Nascimento 28 de julho de 1883
Codó, Maranhão, Brasil
Morte 4 de outubro de 1945 (62 anos)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Ocupação político

José Maria Magalhães de Almeida, mais conhecido como Magalhães de Almeida (Codó, 28 de julho de 1883Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1945), foi um militar e político brasileiro.

Foi governador do Maranhão, de 1 de março de 1926 a 1 de março de 1930, além de senador de 1925 a 1926 e deputado federal constituinte em 1934.[1][2]

Filho de Carlota da Silveira Magalhães e Teotônio Magalhães Júnior. Neto do deputado provincial em Minas Gerais de 1884 a 1885 Teotônio de Magalhães Castro, durante o regime republicano. Primo de Jairo Monteiro da Cunha que exerceu o cargo de deputado estadual de 1963 a 1971 e deputado federal de 1971 a 1987 em Minas Gerais.

Cursou o Ginásio Agrícola de São Francisco, o Ginásio Diamantinense (em Diamantina -MG) e medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ingressou na política em 1958 elegendo-se como vereador à Câmara Municipal de Belo Horizonte pela legenda de União Democrática Nacional (UDN) e em 1962 candidatou-se a deputado estadual também pela UDN, integrando a Assebléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Com a instauração do bipartidarismo, vinculou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do qual acabou se tornando líder. Participou do movimento político Frente Ampla em apoio a Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e João Goulart, em função da restauração do regime democrático.

Em 1966 elegeu-se deputado federal por Minas Gerais pelo MDB.

Em 1979, com o término do bipartidarismo, tornou-se parte do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que herdou os membros do MDB. Em 1982, elegeu-se deputado federal  pelo mesmo partido e se tornou membro da Comissão do Interior da Câmara dos Deputados.

Votou a favor da Emenda Dante de Oliveira que previa instaurar as eleições diretas para Presidente da República, ganhando apoio da população uma vez que a pressão popular para que a emenda fosse aprovada era grande, resultando no movimento Diretas Já. [3]

Deixou a Câmara por falta de votos para manter seu posto na Assembléia Nacional constituinte em 1987. Passou a dedicar-se, então, à medicina, finalizando sua trajetória política.

Magalhães de Almeida faleceu na cidade do Rio de Janeiro e encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista, no bairro de Botafogo, na zona sul da cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «José Maria Magalhães de Almeida - CPDOC». CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 21 de novembro de 2017 
  2. «Biografia - Página do Senado Federal do Brasil». Consultado em 22 de julho de 2008. Arquivado do original em 23 de agosto de 2004 
  3. FGV CPDOC;ALMEIDA, JOSÉ MARIA MAGALHÃES ; Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/magalhaes-jose-maria > Acesso em: 25 de setembro de 2018.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Godofredo Mendes Viana
Governador do Maranhão
1926 — 1930
Sucedido por
José Pires Sexto


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.