Magda Lupescu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Magda Lupescu
Magda Lupesco ao lado de Carlos II.
Cônjuge Ion Tâmpeanu (d. 1923)
Carlos II da Romênia
Casa Hohenzollern-Sigmaringen (pelo casamento)
Nome completo
Elena Lupesco
Nascimento 15 de setembro de 1895
  Iași, Reino da Romênia
Morte 29 de junho de 1977 (81 anos)
  Estoril, Portugal
Enterro Catedral de Curtea de Argeș,[1] Romênia
Pai Nicolae Lupescu
Mãe Elise Falk
Religião Judaísmo

Elena Lupescu (Iași, 15 de setembro de 1895[nota 1] - Estoril, 29 de junho de 1977), mais conhecida como Magda Lupescu, foi amante e mais tarde esposa do rei Carlos II da Romênia.

Detalhes precisos da vida de Lupescu são muitas vezes difíceis de determinar. Isto é devido em parte às circunstâncias de tempo e lugar, em parte a erros não intencionais e erros tipográficos, e em parte a mentiras deslavadas e mistificações por seus amigos e inimigos, e por si mesma.

Família[editar | editar código-fonte]

Elena Lupescu era filha de Elise (ou Eliza) e Nicolae Lupescu, um boticário. Sua mãe, nascida Falk, era uma judia de origem austríaca que se converteu à Igreja Católica Romana antes de seu casamento. Diversos autores concordam que Nicolae Lupescu nasceu judeu e trocou seu sobrenome após sua conversão à Igreja Cristã Ortodoxa, a religião oficial da Romênia. Existem três versões diferentes quanto ao seu sobrenome antes da conversão, que poderia ser Grünberg (com variações de grafia, como "Grunsberg", "Grumberg", etc.) ou Wolff (com a variante "Wolf") ou mesmo mudado de Grünberg para Wolff. A última hipótese é a mais comumente aceita, embora a primeira seja a mais provável. O apelido de "Magda", pelo qual ela ficou conhecida mais tarde é obscura. De acordo com a própria Elena, seria um erro de um jornalista italiano;[2] mas de acordo com uma versão alternativa, "Magda" era, na época, uma gíria usada em Bucareste que significava "prostituta aposentada".[3]

Notas

  1. Não há um consenso sobre a correta data de nascimento de Magda. Alguns autores mencionam os anos de 1896, 1899 e 1902.

Referências

  1. «Magda Lupescu». Find a Grave (em inglês). 2 de novembro de 2002. Consultado em 18 de Agosto de 2015. 
  2. Easterman 1942, p. 75.
  3. St. John 1957, p. 114.