Professor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Magistério)
Disambig grey.svg Nota: "Professora" e "Magistério" redirecionam para este artigo. Para o freio usado em cavalos, veja Bridão. Para outros significados de magistério, veja Magistério (desambiguação). Para outros significados, veja Professor (desambiguação).


Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga ensinar o conteúdo de estudo da melhor forma possível ao aluno.

É uma das profissões mais importantes no mundo, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.[1]

No Brasil, professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, e a educação profissional.

O Dia Mundial dos Professores celebra-se a 5 de outubro. No Brasil, porém, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.[2][3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Platão e a importância do professor na formação do cidadão». www.camarasantos.sp.gov.br 
  2. Jussara de Barros. «Dia do Professor». Brasil Escola. Consultado em 2 de janeiro de 2013 
  3. Portal da Família. «Você sabe como surgiu o Dia do Professor?». Consultado em 2 de janeiro de 2013 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bacila, Carlos Roberto. Nos Bastidores da Sala de Aula. Curitiba: Intersaberes, 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Professor