Magnetospirillum magnetotacticum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Magnetospirillum)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMagnetospirillum magnetotacticum
Magnetospirilli with magnetosome chains faintly visible.jpg
Classificação científica
Reino: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Alphaproteobacteria
Ordem: Rhodospirillales
Família: Rhodospirillaceae
Género: Magnetospirillum
Espécie: M. magnetotacticum
Nome binomial
Magnetospirillum magnetotacticum
(Maratea and Blakemore 1981) Schleifer et al. 1992

Magnetospirillum magnetotacticum é uma bactéria gram-positiva, microaerofílica e magnetotáctica. Foi isolada pela primeira vez pelo microbiologista Richard P. Blakemore, em 1975.[1] É caracterizada por uma morfologia helicoidal, espiralada. Esta bactéria possui motilidade, devido à presença de flagelo.

Habita tipicamente em água doces rasas e sedimentos, caracterizados por baixas concentrações de oxigénio para o crescimento (microaerofílica).

Uma característica peculiar desta bactéria é o facto de se orientar de acordo com o campo magnético da Terra, uma habilidade denominada magnetotaxia. Isto acontece devido à presença, no citoplasma da bactéria, de organelos especiais denominados magnetossomas. Esta bactéria também faz uso de aerotaxia, de maneira a permanecer em condições favoráveis de concentração de oxigénio.

Referências

  1. *Blakemore, Richard (1975). «Magnetotactic bacteria». Science. 190 (4212): 377–379. PMID 170679. doi:10.1126/science.170679 
Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.