Maguari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMaguari
Maguari Stork (Ciconia maguari).jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Género: Ciconia
Espécie: C. maguari
Nome binomial
Ciconia maguari
(Gmelin, 1789)

O maguari (Ciconia maguari) é uma ave ciconiiforme da família dos ciconiídeos, encontrada em grande parte da América do Sul, sendo comum em grande parte da região sul do país; o seu maior habitat, porém, desde o início do século XX, é o rio Maguari, bairro em denominação 'homônima', em Ananindeua, PA. Também pode ser encontrado mais raramente ao sul do rio Amazonas e no Nordeste do país. No estado de Goiás ocorre ainda uma população estável na região do Araguaia (São Miguel do Araguaia e Aruanã), bem como no leste de Mato Grosso. É conhecido também pelos nomes de cauanã, cauauá, cauauã, cegonha, jaburu-moleque, joão-grande, maguarim, mauari, tabujajá, tapucaiá e tubaiaiá.

Possui plumagem branca, rêmiges, coberteiras superiores e cauda escuras, região perioftálmica e base do bico nuas e vermelhas.

Alimenta-se de pequenos animais, sobretudo peixes e pequenos anfíbios, lagartos e insetos que encontra durante sua rotina alimentar.

Sofre pressão de caça na Amazônia e com os desmatamentos de seu habitat, os brejos e campos inundáveis. Corre pequena ameaça no Pantanal mato-grossense e no estado de Goiás.

Ícone de esboço Este artigo sobre Ciconiformes, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ciconia maguari
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Maguari

Referências[editar | editar código-fonte]