Maguari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMaguari
Maguari Stork (Ciconia maguari).jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Género: Ciconia
Espécie: C. maguari
Nome binomial
Ciconia maguari
(Gmelin, 1789)

O maguari (Ciconia maguari) é uma ave ciconiiforme da família dos ciconiídeos, encontrada em grande parte da América do Sul, sendo comum em grande parte da região sul do país. Também pode ser encontrada mais raramente ao sul do Rio Amazonas, e Nordeste do país. Corre pequena ameaça no pantanal mato-grossense e no estado de Goiás.

Possui plumagem branca, rêmiges, coberteiras superiores e cauda negras, região perioftálmica e base do bico nuas e vermelhas, sofrendo pressão de caça na Amazônia. É conhecida ainda pelos nomes de cauanã, cauauá, cauauã, cegonha, jaburu-moleque, joão-grande, maguarim, mauari, tabujajá, tapucaiá e tubaiaiá.

Alimenta-se de pequenos animais, sobretudo peixes e pequenos anfíbios, lagartos e insetos que encontra durante sua rotina alimentar.

Sofre risco de ameaça devido aos desmatamentos de seu habitat, os brejos e campos inundáveis.

(No estado de Goiás foi registrada no dia 29/11/15 por Estevão Freitas em um campo inundável denominado Lagoa do Tuiuiú). No Estado ocrre ainda uma população estável na região do Araguaia (São Miguel do Araguaia e Aruanã) e Leste de Mato Grosso.

Ícone de esboço Este artigo sobre Ciconiformes, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ciconia maguari
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Maguari

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Ciconia maguari. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 28.10.2007.