Maid café

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maid atendendo na Desucon

Maid Café (メイド喫茶 / メイドカフェ, Meido kissa / Meido kafe) é uma subcategoria dos cafés cosplay, e surgiu no Japão em 2001, quando estavam em alta os animes/mangás de famílias milionárias com vários empregados vestidos com roupas vitorianas. Nestes estabelecimentos, as funcionárias vestem-se com uniformes de empregada e tratam seus clientes como "mestres" de uma mansão.

Interior de um Maid Café em Osaka, Japão

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro Maid Café do mundo, Cure Maid Café,[1] se estabeleceu em Akihabara,[2] um distrito do bairro de Chiyoda, Tóquio, Japão. Desde então, diversos estabelecimentos como este foram inaugurados no Japão, muitos se mantendo até hoje, principalmente na região de Akihabara. Aos poucos, surgiram Maid Cafés no exterior, em países como a China, a Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia, Austrália, Hungria, República Checa, França, Países Baixos, México, Canadá e Estados Unidos.

No mundo afora, existem vários Maid Cafés físicos e Maid Café não-físicos. No Japão já existem muitos físicos,[3][4] nos Estados Unidos também.[5] No Brasil, atualmente existem dois estabelecimentos do tipo físico na cidade de São Paulo, ambos localizados no bairro da Liberdade, na zona central da capital paulista,[6] além de diversos não-físicos, que vão em eventos e convenções de fãs de anime e cultura japonesa.

Referências

  1. «CURE MAID CAFE'WEB | キュア メイド カフェ ウェブ». Curemaid.jp. Consultado em 9 de dezembro de 2015 
  2. Intersections.anu.edu.au. Retrieved 2014-01-22.
  3. «Maid Cafe». Uniorb.com. 15 de junho de 2006. Consultado em 7 de agosto de 2014. Arquivado do original em 22 de junho de 2006 
  4. «【秋葉原のメイドカフェ】@ほぉ~むカフェ | アットホームワールド». Cafe-athome.com. Consultado em 9 de dezembro de 2015 
  5. «Japanese Food & Sweets in New York City». Maid Cafe NY. Consultado em 9 de dezembro de 2015 
  6. «Maid cafés chegam à Liberdade com garçonetes vestidas de domésticas de animes». Guia Folha. 14 de outubro de 2022. Consultado em 28 de novembro de 2023