Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Main Page)
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo em destaque

Um encierro nos Sanfermines de 2014

As Festas de São Firmino (em espanhol: Fiestas de San Fermín ou, mais popularmente e de forma praticamente oficial, Sanfermines; em basco: Sanferminak) são as festas em honra a São Firmino, que se realizam em Pamplona, no norte de Espanha, todos os anos entre 6 e 14 de julho. São Firmino foi um santo natural da cidade, padroeiro da diocese e co-padroeiro de Navarra.

Os festejos começam dia 6 de julho, ao meio-dia em ponto, com o chupinazo (lançamento de foguete) da sacada do Palácio Consistorial (sede do governo municipal), e terminam à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida “Pobre de Mí”. Uma das atividades mais famosas dos Sanfermines é o encierro, que consiste numa corrida de touros ao longo de um percurso de 849 metros por três ruas do centro histórico de Pamplona, que culmina na praça de touros da cidade. Os encierros realizam-se todos os dias entre 7 e 14 de julho às 8 horas da manhã e normalmente duram três a quatro minutos. Entre 1922 e 2009 morreram 15 pessoas nos encierros dos Sanfermines. (leia mais...)


Eventos recentes

Suprema Corte dos Estados Unidos
Mortes recentes: Nicholas Winton  · Christopher Lee  · John Forbes Nash

Neste dia...

Frida Kahlo

6 de julho: Terra em seu afélio, o ponto de sua órbita mais distante do sol (às 19 horas UTC de 2015). Dia da Independência de Malawi.

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 45678Ver todos

Sabia que...

Alec Baldwin 2011.jpg

Imagem do dia

Helicóptero CH-47 Chinook da Força Aérea Real transporta um barco inflável da Marinha Real Britânica pela baía de Studland, em Dorset, Reino Unido.  (definição 2 943 × 3 576)

Helicóptero CH-47 Chinook da Força Aérea Real transporta um barco inflável da Marinha Real Britânica pela baía de Studland, em Dorset, Reino Unido.
(resolução original: 2 943 × 3 576)


Apresentação

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.

Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 586 795 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 993 estiveram ativas durante o último mês. Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre: