Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Main Page)
Ir para: navegação, pesquisa
Artigo em destaque
Pedro Afonso de Bragança e Bourbon

Pedro Afonso Cristiano Leopoldo Eugênio Fernando Vicente Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, ou simplesmente Dom Pedro Afonso, (19 de julho de 1848 - 9 de janeiro de 1850) foi o Príncipe Imperial e herdeiro aparente ao trono do Império do Brasil. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, foi o quarto e último filho do imperador Dom Pedro II e de Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias e, portanto, membro do ramo brasileiro da Sereníssima Casa de Bragança. Pedro Afonso foi visto como vital para a viabilidade futura da monarquia, que havia sido posta em perigo pela morte de seu irmão mais velho, Dom Afonso Pedro, ocorrida três anos antes.

A morte prematura de Dom Pedro Afonso em consequência de uma febre com apenas um ano de idade arrasou o Imperador, e o casal imperial não teve mais filhos. Após a fatalidade, as dúvidas sobre o futuro do sistema monárquico cresceram na mente de Pedro II. Este ainda tinha uma herdeira em sua filha Isabel Leopoldina, mas ele não estava convencido de que uma mulher viria a ser uma sucessão plenamente aceita pela classe política e pela opinião pública. Ele excluía deliberadamente Isabel da participação nos negócios e decisões de governo, e nem ela nem sua irmã Leopoldina Teresa foram preparadas para governar sobre a nação. Sem filhos homens sobreviventes, o monarca passou cada vez mais a enxergar o sistema monárquico como inexorávelmente preso a si, e que este não sobreviveria a sua morte. (leia mais...)


Eventos recentes
Prédio que desabou devido ao sismo.

Eventos a decorrer: Intervenção militar na Síria e no Iraque  · Crise migratória na Europa

Mortes recentes: Edgar Mitchell · Maurice White · Alan Rickman


Neste dia...


Sabia que...


Imagem do dia
 
Apresentação
Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. Tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.


Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.


Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 709 565 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 326 estiveram ativas durante o último mês.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.


Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre: