Maison Ikkoku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Maison Ikkoku
めぞん一刻
(Mezon Ikkoku)
Gênero Comédia romântica
Mangá
Autor(es) Rumiko Takahashi
Editora(s) Japão Shogakukan

Estados Unidos Viz
França Éditions Tonkam

Revista(s) Big Comic Spirits
Público-alvo Seinen
Data de publicação 1980 – 1987
Volumes 15
Anime
Direção Kazuo Yamazaki, Takashi Annō, Naoyuki Yoshinaga
Estúdio Studio Deen
Exibição original 1986 – 1988
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Nº de episódios 96
Filme
Kankestsuhen
Direção Tomomi Mochizuki
Estúdio Ajia-do Animation Works
Lançamento 6 de fevereiro de 1988
OVA
Utsuri Yuku Kisetsunonakade
Estúdio Kitty Film
Lançamento 25 de setembro de 1988
Duração 90 min.
OVA
Utsuri Yuku Kisetsunonakade
Estúdio Kitty Film
Lançamento 25 de setembro de 1988
Duração 90 min.
OVA
Ikkoku Shima Nanpa Shimatsuki
Direção Kenichi Maejima
Estúdio Magic Bus, Kitty Film
Lançamento 31 de janeiro de 1991
Duração 23 min.
OVA
Ikkoku Shima Nanpa Shimatsuki
Estúdio Kitty Film
Lançamento 25 de junho de 1992
Duração 27 min.
Filme
Direção Akabane Hiroshi
Lançamento 26 de julho de 2008
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Maison Ikkoku (めぞん一刻, Mezon Ikkoku?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi e publicado no Japão na revista Big Comic Spirits entre 1980 e 1987. Trata-se de uma comédia romântica com pitadas de drama envolvendo um excêntrico e divertido grupo de pessoas que vivem numa pensão em Tóquio, nos anos 1980.

Apesar de acompanharmos a rotina de todos os moradores – cujas principais atividades resumem-se a promover festinhas intermináveis na pensão, se embebedar e rir da desgraça alheia –, conhecendo aos poucos detalhes da vida de cada um deles, a história focaliza especialmente a relação entre Yusaku Godai, um pobre e azarado vestibulando que é constantemente azucrinado pelos outros moradores, e Kyoko Otonasahi, a jovem e bela viúva recém contratada como gerente da pensão.

O mangá foi adaptado para a TV numa série de anime de 96 episódios que foi transmitida pela TV Fuji de 26 de março de 1986 a 2 de março de 1988. O anime incluiu alguns arcos de história não explorados na revista, além de ter sido a única animação baseada numa obra da Rumiko Takahashi em que a conclusão da trama corresponde rigorosamente ao final do mangá. A animação foi um grande sucesso e até hoje a audiência do episódio final da série não foi batida no Japão. Na ocasião, o país simplesmente "parou". Muitas empresas liberaram seus funcionários antes do fim do expediente para que pudessem assistir o desfecho do anime. Resultado: 94% dos aparelhos de TV de todo o Japão acompanharam o último capítulo da série.

O estrondoso sucesso talvez possa ser explicado pela riqueza de detalhes na construção dos personagens, cujo carisma transcende os limites da TV, dando-lhes vida a ponto de acreditarmos que não estamos acompanhando a história de seres de acetato, mas de amigos queridos – e reais – que moram na casa ao lado.

Posteriormente, foram produzidos um Final Chapter movie, três OVAs (uma história original e dois resumos) e uma música especial. Um filme live action (com atores de carne e osso) também foi produzido pela Toei em 1986, embora desvie-se significativamente da história do mangá e do anime. Um especial de TV (também em live action) estreou em maio de 2007 na TV Asahi, protagonizada por Misaki Ito como Kyoko e Taiki Nakabayashi como Godai. O final do especial foi ao ar em julho de 2008.

Trama[editar | editar código-fonte]

Exausto, o gerente do Maison Ikkoku, uma típica pensão em Tóquio, decide se aposentar e convida Kyoko Otonasahi para assumir a gerência do estabelecimento. No dia da posse da gerente recém contratada, Godai, um inquilino da pensão que é constantemente infernizado pelos outros moradores, decide pela milésima vez mudar-se da pensão. Porém, ao deparar-se com a beleza da nova gerente, o jovem vestibulando desiste – mais uma vez – de abandonar o Ikkokukan. Perdidamente apaixonado, Godai decide conquistar o coração de Kyoko. Mas, além da sua natural inabilidade com as mulheres e as constantes – e sacanas – sabotagens dos inquilinos da pensão, Godai ainda enfrenta a sombra de um adversário quase imbatível: as doces e recentes memórias do falecido marido de Kyoko. Como se isso não fosse o bastante, logo entra em cena Shun Mitaka, um bonito, rico e educado instrutor de tênis disposto a tudo para conquistar o coração da bela gerente. A partir daí, surge um divertido triângulo amoroso, deixando Kyoko indecisa por um bom tempo. Gradualmente, porém, a relação entre Godai e Kyoko amadurece e se fortalece a ponto da jovem sinceramente esperar um pedido de casamento do rapaz. No entanto, toda essa trama central é sustentada por um delicioso pano de fundo, onde acompanhamos paralelamente a boêmia e divertida vida dos outros personagens da pensão e o inevitável passar dos anos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Yusaku Godai[editar | editar código-fonte]

Mora no apartamento 5, no primeiro andar. Uma pessoa de bom coração, mas Bastante indeciso e atrapalhado, típico que facilmente entra em apuros, usado de gato e sapato pelos outros inquilinos mas na comédia romântica é um herói.

Kyoko Otonashi (Karirin-San)[editar | editar código-fonte]

A grande Heroína deste anime. Jovem e bela mulher, um estilo mais proeminente. Trabalha no Ikkokukan como zelador e gerente. Personagem foi criada no estilo da atriz Natsume Masako . Além disso, a autora Rumiko Takahashi cita Otonashi Kyoko como o personagem mais próximo de sua própria personalidade. O Hibikuko nomeado para não haver o som de Simon and Garfunkel "de The Sound of Silence " que um paradoxo ,e simboliza o comportamento contraditório da pessoa.

Souichiro Otonashi[editar | editar código-fonte]

Falecido marido de Kyoko. Cerca de 10 anos de idade a mais do que Kyoko. Se conheceram através da High school, sendo professor de geociência da Kyoko. Ele se casa com ela logo a pós, a mesma terminar o ensino médio. Mas de repente morreu em menos de seis meses de casamento de causa não revelada.

Ele já é falecido no início da história, sua aparência é sempre uma silhueta e é feita na representação de uma sombra, isso lhe deu um forte esquema para a história, ocultando o rosto, se tornando uma representação de sua personalidade. Godai uma visita à casa dos Otonashi, ao olhar o álbum de fotos de Ikuko buscando fotos do rosto de Soichiro que não pode ser encontrado por que foi sujo com tinta e quando tentava verificar a foto do anuário da escola, tais como tantas outras vezes. É profundo o suficiente para ser sublimada para a comédia, afinal de contas, Depois de tantas frustrações com a imagem do Soichiro,de não ter a chance de ver o rosto até mesmo uma vez ( desenhada de modo que não é visível para o leitor, mesmo quando o Tem sido, seu verdadeiro rosto nunca foi ser introduzir o leitor até o fim). Kyoko pouco antes do casamento revelou a Godai a face do Soichiro, Continuando um mistério para o publico.  Suas relíquias apareceu na frente do episódio últimos tempos, mas eu estava usando os óculos de relógios de bolso e Maruen (Se tinha sido usado em todos os momentos desconhecidos) que pode ser visto. Apesar de, em geral, ser lembrada como bem comer a pessoa que não aumenta o Udatsu, a sua presença tem um grande significado na história, é o maior e mais forte rival de Godai.

Hanae Ichinose[editar | editar código-fonte]

Morando no Apartamento 1, No térreo.É a intrometida numero um dos inquilinos, mas a senhora tem um emocionante gosto, um favorito banquete de tumulto e brigas. Anda bêbada, muitas vezes a partir do dia, e quando o banquete está iniciando, Dança e canta como um fã com ambas as mãos, e é referido como "dança Chakapoko" no anime. Nascida em Hokkaido (que seria chamado "Morne de Dosanko" na história de patinação). No mesmo tipo de seu corpo de nova, lhe permite participar do momento do estudante utilizando seu uniforme de marinheiro (uniforme tradicional das escolas japonesas). costuma dar exemplos e conselhos ocasionais valiosos a Kyoko. Enquanto assistia Godai e a relação de Kyoko , como a família também está crescendo muito de forma interessante, porque sempre age tentando mostrar interessante com a situação, entendendo mal o seu comportamento se tornou o número da cabecilha de poder. Com Kyoko convidados, no bairro de donas de casa foram se juntaram ao clube de tênis, muitos preferem diligentemente ir para conversar entre si, não é bem prática pois compreensão de regras essenciais do tênis não sabem nenhum.

Mr. Ichinose[editar | editar código-fonte]

Marido de Hanae Ichinose. Possui um Senso de presença tímida e fino. Normalmente trabalha no atendimento de manhã, e passou todos os dias de voltar para casa à noite, poucas vezes apareceu, Geralmente ele não consegue coincidir com o fuso horário de vida dos habitantes, Kyoko apesar de quase três anos desde que assumiu o cargo de zelador não percebeu a sua presença. Empregador tornou-se a ser conhecido de sua existência para os primeiros habitantes quando se tornou desempregado e a empresa onde trabalhava foi à falência. Após o episódio que ficou desempregado,Houve uma reunião atlética na escola do seu filho, Também foi sua vez como protagonista, com Kentaro. Na Casa Ichinose vive o único momento de família do anime, e Hanae é uma dona de casa.

Kentaro Ichinose[editar | editar código-fonte]

Aluno da escola primária e filho do casal Ichinose. Fica bobo quando em relação é garotas, Apaixonado pela sobrinha de kyoko, a Ikuko, Parece que a pobre não está consciente dos sentimentos de Kentaro. Meio afinal ele não apareceu mais no original (autor diz que a razão porque é porque não poderia imaginar Kentaro de estudantes da escola secundária), em seguida, ele mostrou-se apenas na história final. A história final é mostrado o casamento de Godai Yuzaku e Kyoko, desta vez, também está a se reunir com Ikuko e está vestindo um uniforme escolar, os sentimentos não tão usuais transmissíveis.Desde que o Nikaido não apareceu na versão TV anime, parte para ser o Yakumawari de Nikaido e se originalmente por, por exemplo, recorrer a Kentaro, não voltamos a continuar como foi.

Yotsuya[editar | editar código-fonte]

Ocupação desconhecido, idade desconhecida, Sobrenome Desconhecido, passatempos, exceto. Isso tudo é de Yotsuya. Mora no apartamento 4 no primeiro andar, vizinho de Godai. Abre Sempre um buraco na parede entre o apartamento No. 4 e 5, para interferir com alguma coisa da vida privada de Godai. Foi.Foi bloqueado ordenadamente por uma parede no início, ou perfurado quando Kozue veio no apartamento 5. Fala de forma educado com ninguém, Interfere na vida de Godai a acima de tudo por um hobby. Ternos ou kimono (yukata) são roupas do seu cotidiano. Godai, Kyoko, etc. Nikaido e se Natsuki notaram que de Yotsuya, simplesmente não sabiam de nada, afinal, apenas foram seduzidos aqui e ali . Às vezes, completamente desconhecido também é o destino. Hobby exceto, o talento para extorsão. No anime episodio 44, a pessoa em melão e dois avôs, no cenário, O tio  de Yotsuya viveu uma vez Morando no Ikkokukan em algum momento da historia - "História do Ikkokukan".

Akemi Roppongi[editar | editar código-fonte]

Mora no Apartamento 6, no Primeiro andar. Trabalha como garçonete no "Chacha Maru". No momento em que passa no Ikkokukan usa babydoll transparente e calcinha, de modo que habitantes estão acostumados. Bebe sem compromisso. Personalidade Darling com clientes e beber saquê em vez de trabalhar até mesmo fora o trabalho.Tem uma personalidade de irmã mais velha para o Godai, as vezes gera ciumes na Kyoko. Na história do fim, torna-se uma causa de tumulto que separa Godai e Kyoko até beira a catástrofe , mas também contribui para o restabelecimento dessa relação. Não apenas referido como o "Akemi-san" ou "Akemi-chan" em Sakuchu, Seu sobrenome não foi revelado. Nos últimos capitulos, está atraindo o Master dono do Chacha, depois do casamento com o master passou a morar no segundo andar do Chacha. A idade é desconhecida, mas no anime foi não é negada uma cena do que causou diz-se ser de 30 anos de idade para Nikaido.

Shun Mitaka[editar | editar código-fonte]

Treinador do Clube de Ténis frequentada por muitos moradores das proximidades.Cerca de cinco anos mais velho que Kyoko. De Dentes brancos brilhando refrescante sorriso representa a confiança e margem. O pais, irmã (o advento da única foto, casado no meio da história), o tio também dentes brilhando junto com o sorriso. Praticante de todos os esportes (excepto patinação no gelo). Graduado universitário de primeira classe. Aluguel de 200 000 sobre um apartamento de luxo para viver sozinho, mesmo em casa rica. O mais habilidade de cozinhar é não admitir os dons mesmo Godai sendo seu rival no  amor. A personalidade é brilhante alegre uma vigorosa. Sociável, e também personagem rival delicado, típico que popular entre as mulheres.

Embora em si não se considere descendente de ricos, "Apesar de não comprar o amor com o dinheiro, aqueles que tiveram a revitalização amor money" confessou a Kyoko contra que não há dinheiro  que a compre. E, particularmente cavalheiresca para as mulheres, é naturalmente Tenare e ou segurando um ombro ou de mãos dadas, torna-se também como afetação de conduta. Abordagem para Kyoko também estou cheio de confiança têm realmente um imponente. Às vezes isso abertamente a um tratamento especial para Kyoko, mas também pode gentilmente correspondente a todos os jovens e velhos. Passado de Kyoko (como frustração devido ao luto com o marido) também estão cientes, tenho mostrado uma vontade de quebrar tudo. Fui chamado pela maioria como "Otonashi-san" último nome para Kyoko. Carro é no original Nissan Silvia Mas, no anime é um Toyota , quando tornou-se patrocinar Toyota Soarer foi mudado. Impecável, mas é um poderoso rival para Godai, No entanto, Kyoko foi escoltado para a honestidade inteligente cuidadosamente lidar, ao invés de si mesmo os únicos amigos heterossexuais às vezes insistente olhar também força de ação, qualquer confiança que admitem como amante teve de Mitaka. No entanto, (ele mesmo diz) só é uma fraqueza que pode ser chamado de fracasso, de extrema vindo de crianças experimentar "fobia de cachorro". Embora escondido na periferia, só ouviu os gritos, independentemente do cão arrepiado espécies, apenas tez torna-se pior em se aproximava, a ponto fraco mais tornar-se a fazer com que a atração. Mas há uma tendência por algum motivo gostei do cão, muitas vezes são Suriyora. Souichiro cachorro de Kyoko ama e gosta muito do Mitaka, muitas vezes pode-se ver  Mitaka de rosto virado e o souichiro lambendo. Kyoko não nota fobia  de mitaka por cachorros (bem como do fato de que era Huaihua também cão de Asuna, mesmo salad "amante do cão Mitaka" é equivocada). Recebeu um equívoco terrível por causa da fobia  de cachorros no segundo semestre história, Mitaka, mas, finalmente, parece superar a fobia pela formação intensiva de seu cão , se levantou do seu comportamento do cão Ironicamente equívoco resultou não ter escolha a não ser desistir os sentimentos originais de Kyoko. Desde a tarde foi resolvido o seu mal-entendido, Godai e novamente se a abordagem para Kyoko tem sido cauteloso, e dar-se graciosamente, estavam torcendo o amor de Godai. Desde então, as trocas com Godai e Kyoko continua, abençoe duas pessoas, você está constantemente atitude cavalheiro amadurecer como multiplicar as palavras que encorajam.

Souichiro-san[editar | editar código-fonte]

Cão de Kyoko. De idade Desconhecido. Possui o nome do Falecido marido de Kyoko o Souichiro-san.  Ele seguiu Souichiro até a sua residencia pois o mesmo havia comprado yakitori para comer, desde então não saiu do lado de Kyoko e Souichiro Otonashi, cão branco e não aumenta a aparência (Kentaro diz "cão branco é Jijimusai"). Souichiro é pouca reação foi nomeado de Shiro também por ser referido pelo nome de "Shirou", a partir do fato de que Kyoko se atrapalhava ao chamar seu marido como ''souichiro-san'', após a morte de seu marido e herdou o seu nome. Godai cada vez que ouve o nome de Souichiro , de modo que o falecido marido de Kyoko é o seu maior rival fica apreensivo. Yakitori é sua comida favorita, depois que se perde por duas semanas por causa da sua atração pelo cheiro dos transeuntes de yakitori.

Nozomu Nikaido ( não apareceu no anime apareceu na versão do mangá, no filme e ovas)[editar | editar código-fonte]

Nanao Kozue[editar | editar código-fonte]

Yagami Ibuki[editar | editar código-fonte]

Haruka Godai[editar | editar código-fonte]

Resultado da União de Godai com Kyoko, Aparece no fim do anime

Ikuko Otonashi[editar | editar código-fonte]

Pai de Soichiro Otonashi[editar | editar código-fonte]

Mãe de Ikuko[editar | editar código-fonte]

Chigusa Ritsuko[editar | editar código-fonte]

Pai de Kyoko[editar | editar código-fonte]

Yukari Godai[editar | editar código-fonte]

Master[editar | editar código-fonte]

Dono do ChaCha Maru, Apaixonado pela Akemi, Master esconde esses sentimentos até pouco antes de Godai se casar com Kyoko

Asuna Kujo[editar | editar código-fonte]

Uma garota tímida que no final acaba se casando com Mitaka Shun

Sakamoto[editar | editar código-fonte]

Melhor amigo de Godai

Sayoko Kuroki[editar | editar código-fonte]

McEnroe e Salad[editar | editar código-fonte]

McEnroe é o Cachorro de Mitaka Shun e Salad é um dos Cachorros de Asuna

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

http://ja.wikipedia.org/wiki/めぞん一刻