Malfunkshun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Malfunkshun
Informação geral
Origem Bainbridge Island, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo, grunge, glam rock
Período em atividade 1980 - 1988
2006 - presente
Gravadora(s) C/Z Records
Loosegroove Records
Integrantes Andrew Wood
Kevin Wood
Regan Hagar

Malfunkshun é uma banda formada em 1980 por Andrew Wood e seu irmão Kevin Wood. Malfunkshun, junto as bandas Green River e The Melvins (e também Neil Young), são considerados os "padrinhos" do grunge.

História[editar | editar código-fonte]

Os irmãos Andrew e Kevin Wood de Bainbridge Island, Washington, junto com Dave Hunt e Dave Rees formaram Malfunkshun, originalmente como um quarteto e não o power trio do qual se tornaram conhecidos. David Hunt e Dave Rees tocaram com Malfunkshun por apenas um concerto, o primeiro na bateria e o último no baixo. Após a saída de Rees e Hunt, Andy assumiu o baixo e o baterista Regan Hagar foi recrutado do Maggot Brains.

Durante os concertos do Malfunkshun cada membro da banda possuía um alter-ego. O de Andrew era L'Andrew the Love Child, Kevin era Kevinstein e Regan se tornou Thundarr. O personagem de palco de Kevin não era tão sólido quanto os de Andy ou Regan, sendo chamado por vezes de "the Axe-Handler" e até mesmo um antigo pôster do Malfunkshun desenhado a mão por Andy Wood o chama de "Led Springsteen". Usando maquiagem e roupas vistosas em estilo glam com influência do Kiss, e outras bandas favoritas, Malfunkshun era conhecido por seus dinâmicos concertos ao vivo. Como L'andrew, Andy era imprevisível e vagava pela multidão durante os concertos com seu baixo wireless Steinberger, e até mesmo parava os concertos para comer cereal, e jogar o resto na platéia. Andrew se tornou crescentemente envolvido com drogas e em 1985 se internou em uma clínica de reabilitação. Durante este tempo o Malfunkshun ficou em hiato.

Quando Andy retornou, a banda recomeçou as atividades e contribuiu com "With Yo' Heart (Not Yo' Hands)" e "Stars-n-You" para a compilação Deep Six da C/Z Records. Apesar de seu som densamente distorcido, Sub Pop, o selo conhecido como "a" gravadora grunge, nunca teve muito interesse pela banda, os recusando por não serem grunges o suficiente. Isto não era um problema para a banda já que ela não se via como grunge para começo de conversa.[1] Apesar de estarem começando a ganhar popularidade, eles raramente eram a atração principal de seus próprios concertos.

Dissolvendo, mas nunca formalmente disbandando, Malfunkshun ficou em segundo plano uma vez que Andy e Regan estavam realizando jam sessions com os membros do Green River, Stone Gossard e Jeff Ament. Estas sessões foram o começo do Lords Of The Wasteland, que se tornaria Mother Love Bone após a adição de Greg Gilmore e Bruce Fairweather. Kevin formou o Fire Ants em 1992 com seu irmão Brian e Chad Channing, antigo baterista do Nirvana. Mais tarde, Kevin e Brian se juntaram a Ben Shepherd, antes do Soundgarden, para formar o Devilhead. Hagar seguiu em frente tocando com Satchel, com Shawn Smith, e Brad, com Shawn Smith e Stone Gossard.

Um conjunto de demos e gravações do Malfunkshun da metade dos anos 80 foram lançados no selo de Stone Gossard e Regan Hagar, Loosegroove Records em 1995, como Return to Olympus, ficando como o maior lançamento de material da banda por uma gravadora grande.

Em 2005, um documentário sobre a vida e trabalho de Andrew Wood intitulado Malfunkshun: The Andrew Wood Story estreou no Seattle International Film Festival. Está atualmente em desenvolvimento e aguardando lançamento em DVD.

Em 24 de outubro de 2006, os membros sobreviventes do Malfunkshun, Kevin Wood e Regan Hagar, mais o vocalista Shawn Smith e o baixista Cory Kane, começaram a escrever novo material junto a letras escritas por Andrew Wood antes de sua morte, para o lançamento de um novo álbum, para um subseqüente turnê. A banda originalmente pretendeu utilizar o nome Malfunkshun, mas logo mudaram para Subfunkshun ou The Subfunkshun Project, e eventualmente decidiram por From The North.[2]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação 1980[editar | editar código-fonte]

  • Andrew Wood - vocal
  • Kevin Wood - guitarra
  • Dave Rees - baixo
  • Dave Hunt - bateria

Formação 1980 - 1988[editar | editar código-fonte]

  • Andrew Wood - vocal, baixo
  • Kevin Wood - guitarra
  • Regan Hagar - bateria

Formação 2006 - presente[editar | editar código-fonte]

  • Shawn Smith - vocal
  • Kevin Wood - guitarra
  • Mike Hommel - bateria
  • Thorsten Schau - guitarra
  • Rob Day - baixo

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Contribuições em compilações[editar | editar código-fonte]

  • "With Yo' Heart (Not Yo' Hands)" e "Stars-N-You" em Deep Six (C/Z Records, 1986).
  • "My Only Fan" e "Shotgun Wedding" em Another Pyrrhic Victory: The Only Compilation Of Dead Seattle God Bands (C/Z Records, 1989).

Características musicais[editar | editar código-fonte]

Malfunkshun é descrito como "mescla entre o glam e hard rock fusionado com os riffs repetitivos característicos do grunge".[3] Paul Tinelli da All Music Guide descreve a banda como "combinava os grandes ganchos e refrões antêmicos do heavy metal com o espírito do punk".[4] Entretanto, a própria banda criou um título para o estilo musical que tocavam, chamado de love rock. De acordo com o guitarrista Kevin Wood, o termo era "uma coisa grande, poderosa e linda. Energia positiva".[5]

Referências

  1. Kevin Wood Interview. Full in Bloom Music. Retirado em 20 de março de 2008.
  2. News. Wammybox. Retirado em 7 de novembro de 2007.
  3. Malfunkshun. Seattle's Sound. Retirado em 9 de março de 2008.
  4. Tinelli, Paul. ((( Malfunkshun > Biography ))). All Music Guide. Retirado em 9 de março de 2008.
  5. Seattlest Interview: Kevin Wood of Malfunkshun, From the North. Seattlest (22/08/07). Retirado em 20 de março de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]