Malhação 2012

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Malhação (20.ª temporada))
Malhação 2012
Malhação: Intensa como a Vida
Malhação 2012
Informação geral
Formato série
Gênero Soap opera
Duração 25 minutos
Criador(es) Rosane Svartman
Glória Barreto
Elenco
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 228
Produção
Diretor(es) Luiz Henrique Rios
Roteirista(s)
Tema de abertura "Tempos Modernos", Jota Quest[2]
Tema de encerramento "Tempos Modernos", Jota Quest
"Te Levar", Charlie Brown Jr. (6 de março de 2013)[3]
dentre outros
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 13 de agosto de 2012 (2012-08-13) – 5 de julho de 2013 (2013-07-05)
Cronologia
Malhação Conectados
(2011–12)
Malhação Casa Cheia
(2013–14)

A vigésima temporada[nota 1] da série de televisão brasileira Malhação foi produzida pela TV Globo e exibida de 13 de agosto de 2012 a 5 de julho de 2013 em 228 capítulos.[1]

Escrita por Rosane Svartman e Glória Barreto com a colaboração de Charles Peixoto, Cláudio Lobato, Cristiane Dantas, Diego Miranda, Paulo Halm, Natália Sambrini, Priscila Steinman e Rosane Svartman, teve supervisão de texto de Ana Maria Moretzsohn. A direção foi de Marcus Figueiredo, Tande Bressane e Luiz Henrique Rios (também diretor geral). O diretor de núcleo foi José Alvarenga Jr..[4]

Conta com as atuações de Alice Wegmann, Agatha Moreira, Guilherme Prates, Guilherme Leicam, Juliana Paiva, Rodrigo Simas, David Lucas e Daniel Blanco.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A trama se passa no Colégio Quadrante.

Ju (Agatha Moreira) é uma estudante do ensino médio, apaixonada pelo mundo da moda. Mora com o irmão mais velho, o universitário Bruno (Rodrigo Simas), após a mudança dos pais para Brasília. Em seu blog, Ju quase é vítima de um homem na internet, mas consegue se salvar. Além disso, a moça ainda terá bulimia.

Dinho (Guilherme Prates) é popular do Colégio Quadrante. Sempre de bicicleta não resiste a uma aventura. Porém, sempre se mete em confusões provocadas por Orelha (David Lucas), um garoto encrenqueiro dono de um blog, onde posta tudo que ocorre no Quadrante. Ele ainda é amigo do surfista e bem-humorado Fera (Victor Sparapane) e de Pilha (Peter Brandão), um garoto que almeja ser um funkeiro de sucesso. Enquanto isso não acontece, Pilha mora com a madrinha Rosa (Tânia Toko), e é apaixonado por Fatinha (Juliana Paiva), a periguete do colégio, uma garota bonita, animada, e que esconde dos pais a sua verdadeira personalidade.

Lia (Alice Wegmann) é rebelde, mas sofre com a distância da mãe, a médica Raquel (Patrícia Vilela), que foi ajudar povos carentes pelo mundo, deixando Lia e a sua irmã mais nova, Tatá (Pietra Pan), sob os cuidados de Lorenzo (Marcelo Várzea) e Paulina (Ida Celina), pai e avó paterna das meninas. Lia, apesar de sofrer, não demonstra os seus sentimentos, além de viver às turras com a irmã, com quem divide o dormitório.

Morgana (Cacá Ottoni) é uma garota sonhadora, e tem uma imaginação fértil. Seu melhor amigo é Rafa (Rodolfo Valente), um jovem que sofre com as zombarias dos colegas de classe por andar com meninas, gostar de moda, e dançar balé. Gil (Daniel Blanco) é aluno novo no colégio, e já começa a sofrer as consequências de ter uma mãe como professora e amiga de seus amigos, Marcela (Daniella Winits) a professora de educação física. Rita (Jéssica Ellen), filha da cantora de sucesso Luiza Lima (Thalma de Freitas), também ingressa no colégio, vinda da Suécia, onde morava com a mãe, em busca de reencontrar o seu pai biológico.

Bruno, o irmão mais velho de Ju, é um universitário que cursa publicidade e planeja tornar o mundo um lugar melhor. Politicamente correto e responsável, Bruno namora a obsessiva Ana (Talita Tilieri), uma colega também universitária. É amigo de Nélio (Guilherme Dellorto), um sujeito centrado que se apaixona por Ju, a irmã mais nova do melhor amigo, e Rasta (Bruno Quixote), um universitário festeiro e irresponsável que não liga para estudos e compromissos. Bruno se interessa por Rita e os dois começam a namorar, porém Bruno se torna alvo da sedução da Fatinha. A garota encontra o rapaz bêbado e o leva para seu dormitório. Bruno dorme e a periguete aproveita para tirar uma foto comprometedora do rapaz, fato esse que faz Rita terminar o namoro com o universitário. Diante do desprezo de Rita, Bruno passa a se envolver com Fatinha, sem querer no entanto um envolvimento sério com a garota. Apaixonada, Fatinha passa a tomar uma série de atitudes com o objetivo de namorar Bruno.

Depois de uma viagem para Paraty, Dinho conhece Valentina (Elisa Brites), com quem traiu Lia. Nesse período, Alice (Carla Marins) descobre que está grávida, e Leandro (Leonardo Miggiorin) se casa com Isabela (Elisa Pinheiro). Clô (Malu Valle), mãe de Leandro, vem morar com eles. Ao voltar para o Rio, Dinho descobre que Valentina voltou atrás dele, e Lia descobre a traição, terminando tudo com Dinho. Ele, então, se muda para Miami junto à Mario (Eduardo Galvão), Alice, e Tico (Xande Valois). Rafa recebe uma bolsa de estudos de dança no exterior, e viaja, deixando Morgana triste. Quando Orelha descobre que Rafa conseguiu uma bolsa de estudos para uma escola de dança, ele não resiste e volta a fazer vídeos humilhando sua vítima predileta. Dessa vez, as consequências são bem maiores, Orelha corre o risco de ser expulso do Quadrante e os pais de Rafael resolvem interferir também.

Orelha publica na internet um vídeo de Rafa dançando balé, o ofendendo e chamando de "menina". O diretor Mathias (Blota Filho) vê o vídeo e diz que irá tomar as devidas providências, mas acaba descobrindo que os pais de Orelha praticamente o abandonaram, e o deixaram nos cuidados de uma babá. Rafa não aceita a decisão de Mathias, e Morgana tenta ajudar o amigo de alguma forma. Então ela prepara uma suposta poção mágica do afeto, para que Orelha goste da primeira pessoa que vi, que no caso é Rafa. Mas o plano acaba dando errado, pois na hora em que Orelha toma a porção, Rafa escorrega e cai no chão, e com isso a primeira pessoa que Orelha ver é Morgana. Orelha inventa um plano de que está apaixonado por Morgana. Orelha beija Morgana na frente de todos no Misturama, e debocha do beijo da garota, dizendo que é nota 4. Mas aos poucos, Orelha percebe que está realmente apaixonado por Morgana.

Marta (Silvia Pfeifer), a mãe de Ju, vai apresentá-la ao mundo da moda oficialmente, ajudando a filha a começar uma carreira de modelo profissional. Mas, Ju vai sentir dificuldades em conciliar a profissão, os estudos e o namorado, Gil. Olavo (Leonardo Franco), pai de Bruno e Ju, é também advogado de Vitor (Guilherme Leicam), um novo personagem que vem de Brasília para movimentar a história.

Vitor, que já tem 18 anos é um excelente aluno, mas perdeu um ano de estudos no Quadrante de Brasília, passando três meses preso em uma delegacia. O rapaz trabalhava para o escritório de contabilidade do pai, fazendo entregas, e para a sua surpresa, foi pego em uma blitz da polícia com um pacote cheio de drogas. Vitor não sabia o que tinha dentro do pacote, Olavo conseguiu soltar o rapaz alegando exatamente isso. Olavo ajuda na transferência para a cidade do Rio de Janeiro a pedido da família, que quer afastá-lo do estigma e de possíveis más influências. Ele acredita mesmo na inocência do rapaz, mas sabe que ele está escondendo algum segredo, possivelmente para proteger alguém. Sal (Pedro Cassiano) é o irmão mais velho de Vitor, e verdadeiro culpado por sua prisão.

Para ajudar na carreira de Pilha como funkeiro, Orelha, que já se considera o seu empresário pessoal, vai dar a ideia de fazer o "Botando Pilha", um programa que promove o rapaz, dentro da TV Orelha. O DJ Marlboro vai entrar em contato com Pilha. O garoto vai ficar muito animado, achando que é resultado da audiência do "Botando Pilha", mas na verdade o convite não é para um show, muito pelo contrário!

Depois de uma grande briga com Raquel, Lia pede para morar uns tempos com Lorenzo, na casa de Marcela. A proximidade de Lia e Gil, começa a deixar Ju insegura. Lia voltou a ser muito fechada em relação aos seus sentimentos, não quer viver um novo amor. Ela prefere transformar qualquer afeto em amizade. Mas, nem sempre as coisas acontecem como a gente planeja e a chegada de Vitor vai mexer com ela. Lia conhece Vitor depois que ele desvia de um garoto e acaba atropelando ela, mas fica tudo bem. Ju descobre os segredos de Vitor, que o deixa com medo. Vitor e Lia ficam bem amigos, ele mostra o jardim secreto, onde alguns dias depois Lia sofre um acidente, Lia é levada para o hospital, onde precisa de sangue, mas não tem seu tipo sanguíneo, então Vitor tendo o mesmo tipo sanguíneo dou-a a ela ficando tudo bem. Ao decorrer do tempo, Sal planejará um sequestro contra Lia, por ela ter lhe entregado a Vitor, mas esse sequestro irá resultar na morte de Marcela, que ao tentar salvar Lia, é atropelada. Mas antes de morrer, ela pede para Lorenzo e Raquel cuidarem de Gil. Nesse meio tempo, Luana (Louise D'Tuani), uma ex-namorada de Vitor, volta grávida de Sal.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Alice Wegmann Lia Martins[5][6]
Agatha Moreira Juliana Menesses (Ju)[7][8]
Guilherme Leicam Vitor Machado[9][10]
Daniel Blanco Gilberto Porto (Gil)[11][12]
Rodrigo Simas Bruno Menesses[13][14]
Juliana Paiva Maria de Fátima dos Prazeres (Fatinha)[15][16][17]
Guilherme Prates Adriano Costa Miranda (Dinho)[18][19]
David Lucas Álvaro Gabriel Antunes Júnior (Orelha)[20][21]
Cacá Ottoni Morgana Almeida Rocha[22]
Jéssica Ellen Rita Lima Svensson[23]
Victor Sparapane Frederico Massafera (Fera)[24]
Guilherme Dellorto Nélio Rodrigues[25]
Rodolfo Valente Rafael Freire (Rafa)[26][27]
Peter Brandão Leonel Baptista de Souza (Pilha)[28][29]
Louise D'Tuani Luana Fiorentino[30]
Pedro Cassiano Salvador Machado (Sal)[31][32]
Mariana Cortines Erika Matoso (Kika)[33]
Talita Tilieri Ana Paula Soares[25]
Bruno Quixotte Leonardo Magalhães (Rasta)
Elisa Brites Valentina
Blota Filho Diretor Mathias Albuquerque[34]
Leonardo Miggiorin Prof. Leandro Maciel[35]
Elisa Pinheiro Profª. Isabela Chaves (Belinha)[36]
Danielle Winits Profª. Marcela Porto[37]
Danilo Sacramento Prof. Cezar Augusto[38][39]
Patrícia Costa Profª. Sônia[40]
Zeca Carvalho Prof. Jorge
Maksin Oliveira Inspetor Robson de Oliveira[41]
Marcelo Várzea Lorenzo Martins
Ida Celina Paulina Martins (Vó Lina)
Luiz Gustavo Rômulo Rios[42]
Patrícia Vilela Raquel Martins[43]
Tânia Tôko Rosa de Oliveira[44]
Sílvia Pfeifer Marta Menezes[45]
Leonardo Franco Olavo Menezes[45]
Leo Jaime Fernando Rocha (Nando)[46]
Vanessa Lóes Beatriz Almeida Rocha (Tizinha)[47]
Thalma de Freitas Luiza Lima Svensson[48]
Carla Marins Alice Miranda[49]
Eduardo Galvão Mário Costa[50]
Maria Paula Bárbara Rios Costa[51]
Malu Valle Clotilde Maciel (Clô)[52]
Bruno Dubeux Michel
Wendell Bendelack Severino
Márcio Vito Axel
Pietra Pan Constância Martins (Tatá)[53]
Xande Valois Henrique Rios Costa (Tico)[54]
Vitor Colman Juca
Lara Jhúlia Dellias Letícia

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Bruno Peixoto Gustavo Reis (Guga)
Sérgio Marone Lupe / Lobo[55]
Alexandre Slaviero Eriberto[56]
Thaís de Campos Vilma Antônia dos Prazeres[57]
Paulo Coronato Adolfo dos Prazeres
Jandir Ferrari Ronaldo Freire
Rogéria Carmem Rios[58]
William Ferreira Alek Svensson (Sven)[59]
Kayky Brito Ricardão
Jullie Naomi
André Marques Alexandre Ferreira (Mocotó)[60][61]
Nuno Leal Maia Augusto[62]
Joana Limaverde Débora
Aline Dias Maná
Luís Salem Zé Excelsior[63]
Ana Lima Verônica
Ângela Rabelo Bertha[64]
Rhaisa Batista Ulla
Simone Soares Helga
Dja Marthins Regina
Úrsula Corona Betty
Edmílson Barros Salomão Congonglustein Papuá
Gustavo Ottoni Hector
Ana Rios Elisa[65]
Gael Augusto Gringo
Beatriz Junqueira Olga[62]
Karen Coelho Ester
Marcello Gonçalves Vaguinho[66]
Bruna Pietronave Valdete[66]
Mayara Lepre Britney[67]
Paloma Riani Marina
Thaís Botelho Marizete[68]
Luciano Vidigal Lulu Mauro[69]
Clara Maria Louise
Dani Gondim Tábata[70]
Wiranu Tembé Tainá[71]
Daniela Dellan Débora
Vinícius Guerra Rodrigo
Guilherme Almeida Dani
Wagner Torres Alemão
Aldino Brito Caixote
Letícia Kerchner Cacau
Jessica Lobo Fabiana
Amanda Parisi Jennifer
Rafael Bulhões Léo
Pablo Siviero Anderson Loiola
Thais Puello Michele
Wanessa Alves Nanda
Marlon Schuck Pepê
Rafael Faioli Vitor Torvi
Dan Ferreira
Alexsandro Silva Alex
Gabriela Martins Rezende Lia (criança)
Manuela Carrano Tatá (criança)
Josué Rabello Orelha (criança)[72]
Jota Quest Eles mesmos[73]
Detonautas Eles mesmos[74]
Strike Eles mesmos[75]
NX Zero Eles mesmos[76]
Champignon Ele mesmo[73]
Leoni Ele mesmo[74]
Pedro Bial Ele mesmo
Thalita Rebouças Ela mesma[77]
Fabiola da Silva Ela mesma
Naldo Benny Ele mesmo
Silva Ele mesmo
DJ Marlboro Ele mesmo

Audiência e repercussão[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro capítulo, com a volta do personagem Mocotó, a nova temporada da série conseguiu excelentes 21 pontos no IBOPE, tornando-se o capítulo mais assistido da temporada e superando a estreia da temporada anterior, que havia consolidado apenas 17 pontos.[78][79] O capítulo menos assistido da temporada foi exibido no dia 28 de setembro de 2012, no qual a série marcou apenas 10 pontos no IBOPE, recorde negativo que seria repetido nos dias 25 de outubro e 5 de dezembro de 2012.[80] Em seu penúltimo capítulo, exibido no dia 4 de julho de 2013, a série consolidou uma de suas maiores audiências desde seu primeiro capítulo, conseguindo 19,9 pontos no IBOPE.[81] No último capítulo da temporada, exibido na sexta-feira, dia 5 de julho de 2013, Malhação alcançou 17 pontos.[82]

Teve média geral de 14,82 pontos.[83]

Cenas da temporada foram reaproveitadas na novela Salve-se Quem Puder no capítulo de 4 de junho de 2021.[84]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Foi atualizada no Globoplay através do projeto Originalidade, em 20 de março de 2023, com todas as características da sua exibição original (qualidade de imagem Full HD, vinhetas de abertura, intervalo e encerramento).[85]

Reprise[editar | editar código-fonte]

Será reexibida no Viva em 2024, substituindo a décima nona temporada na faixa das 16h45, com reprises às 3h45 e às 10h30.[86]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado
2012
Capricho Awards
Programa de TV Glória Barreto e Rosane Svartman Indicado
Melhor Ator Nacional Rodrigo Simas Indicado
Gato Nacional Indicado
Ídolo Teen Alice Wegmann Indicado
Emmy Internacional Digital![87][88][89]
Infanto-juvenil TV Orelha Indicado
Prêmio Contigo! de TV
Melhor Novela Rosane Svartman e Glória Barreto Indicado
Melhor Ator Coadjuvante David Lucas Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Juliana Paiva Indicado
Melhor Ator Infantil Vitor Colman Indicado
Xande Valois Indicado
Melhor Atriz Infantil Lara Jhúlia Dellias Indicado
Pietra Pan Indicado
Melhor Autor de Novela Glória Barreto e Rosane Svartman Indicado
Melhor Diretor de Novela José Alvarenga Jr. e Luiz Henrique Rios Indicado
Revelação da TV Agatha Moreira Indicado
Daniel Blanco Indicado
2013 Ídolo Teen Juliana Paiva Indicado
Rodrigo Simas Indicado
Melhor Ator Nacional Rodrigo Simas Indicado
Guilherme Leicam Indicado
Melhor Atriz Nacional Juliana Paiva Indicado
Troféu Pegação Bruno e Fatinha (na chuva) Venceu

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Músicas Principais[1][92][editar | editar código-fonte]

  1. Tempos Modernos - Jota Quest
  2. Som Sincero - Scracho
  3. Fluxo Perfeito - Strike
  4. What Makes You Beautiful - One Direction
  5. Mãe - Rancore
  6. No Cimento - Érika Machado
  7. Pescador de Ilusões - O Rappa
  8. Pra Alegrar o Meu Dia - Tiê
  9. Quando o Sol Bater Na Janela do Teu Quarto - Legião Urbana
  10. Disco Voador - Arthur Danni
  11. Um Amor, Um Lugar - Fernanda Abreu & Herbert Vianna
  12. Falo Nada - Cone Crew Diretoria Part. Esp: Marcelo D2
  13. Debochada - MC Romário
  14. Louquinha - MC K9
  15. Ironic - Alanis Morissette
  16. The Lazy Song - Bruno Mars
  17. We'll Be Coming Back - Calvin Harris feat. Example
  18. Get Loud! - Wanessa
  19. Paradise - Coldplay
  20. After All - Filipe Guerra feat. Julie
  21. Don't Wanna Do - Michael Nappi
  22. You’re The Face of Love - Michael Kisur
  23. Velha e Louca - Mallu Magalhães
  24. Pra Sonhar - Marcelo Jeneci
  25. Lanterna dos Afogados - Maria Gadú
  26. Mantra - Nando Reis Part. Esp.: Hare Krishnas
  27. A Visita - Silva
  28. Wish It Were You - Taylor Renee
  29. Why You Wanna - Jana Kramer
  30. Lonely Boy - The Black Keys
  31. What I Got - Sublime
  32. Go! - College 11
  33. Once Again – Banda Diorama
  34. Till The Morning Light - College 11
  35. Mentirosa - MC Márcio G.
  36. Ela Só Pensa em Beijar - MC Leozinho

Músicas Cantadas Pelos Personagens[editar | editar código-fonte]

  1. Exagerado - Lia Martins
  2. Amor, Carinho e Paixão - MC Pilha
  3. Amo Assim - Lia Martins
  4. Sozinha Em Minha Companhia - Lia Martins
  5. Tchau - Nando Rocha

Participações Musicais[editar | editar código-fonte]

  1. Fluxo Perfeito – Strike
  2. Céu Completo – Strike
  3. Tchau – Leo Jaime part. Strike
  4. Mensagem de Amor – Leo Jaime e Thalma de Freitas
  5. A Visita – Silva
  6. Hey hey hey – Os Azuis
  7. Mil Motivos – XIS4
  8. Que Vença o Melhor – Start
  9. Onde Estiver – Nx Zero
  10. Metamorfose Ambulante – Leo Jaime
  11. Fórmula do Amor – Nx Zero part. Leo Jaime
  12. Ligação – Nx Zero
  13. Tchau – Leo Jaime part. Nx Zero
  14. Tempo Perdido – Leo Jaime part. Detonautas e Leoni
  15. Por que não eu – Leoni part. Detonautas e Leo Jaime
  16. Essa Noite – Detonautas part. Leo Jaime e Leoni
  17. Se Joga – Naldo
  18. Amor de Chocolate – Naldo
  19. Tempos Modernos – Jota Quest
  20. Te Levar – Charlie Brown Jr (Champignon)

Em 06 de março de 2013, após a morte do cantor Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr., fãs da novela e da banda pediram para que a TV Globo reproduzisse a música "Te Levar" na abertura da novela, já a que música esteve na abertura por mais de 7 anos. O pedido não foi atendido, porém a TV Globo reproduziu a música no encerramento da série.[93][94]

Notas e referências

Notas

  1. popularmente chamada de Malhação 2012 ou de Malhação: Intensa como a Vida.

Referências

  1. a b c d «Malhação Intensa como a Vida (2012)». Teledramaturgia 
  2. Gshow (13 de agosto de 2012). «Assista à abertura da nova temporada de Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  3. UOL (6 de março de 2013). «No dia da morte de Chorão, "Malhação" encerra capítulo com "Te Levar"». Consultado em 15 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 29 de julho de 2021 
  4. Gshow (19 de julho de 2012). «Rosane Svartman e Glória Barreto são as autoras da nova Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de maio de 2014 
  5. Gshow (19 de julho de 2012). «Alice Wegmann volta a Malhação como adolescente rebelde e com novo visual». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  6. Gshow (23 de agosto de 2012). «Alice Wegmann comemora papel de Lia: 'Estou amando voltar à Malhação'». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  7. Gshow (31 de julho de 2012). «Tudo em família! Rodrigo Simas e o irmão Bruno Gissoni invertem papéis». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  8. Gshow (5 de setembro de 2012). «Terceiro da família a fazer Malhação, Rodrigo Simas fala sobre os irmãos». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  9. «Guilherme Leicam vai entrar em "Malhação"». UOL. 11 de janeiro de 2013. Consultado em 22 de abril de 2016. Arquivado do original em 11 de setembro de 2016 
  10. «Guilherme Leicam entra em 'Malhação' para conquistar Fatinha». Patricia Kogut. 11 de janeiro de 2013. Consultado em 22 de abril de 2016 
  11. Gshow (11 de janeiro de 2013). «Mais gato em Malhação: Guilherme Leicam será o motoqueiro Vitor». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  12. Gshow (26 de janeiro de 2013). «Gaúcho, Guilherme Leicam veio para o Rio estudar teatro aos 13 anos». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 [ligação inativa]
  13. Gshow (6 de setembro de 2012). «Novato Daniel Blanco ouve conselhos de Danielle Winits nos bastidores». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  14. «Rodrigo Simas comemora o crescimento do seu papel em Malhação». OFuxico. 6 de janeiro de 2013. Consultado em 18 de setembro de 2023 
  15. Gshow (19 de julho de 2012). «Protagonista de Malhação foi escolhida via internet. Conheça Agatha Moreira!». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  16. Gshow (25 de julho de 2012). «De shortinho e cabelão, Juliana Paiva vive 'periguete' Fatinha! Ou seria 'Facinha'?». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  17. Gshow (13 de setembro de 2012). «Juliana Paiva comemora sucesso de Fatinha e se diz ansiosa por reviravolta». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  18. Gshow (19 de julho de 2012). «Guilherme Prates se dedica aos esportes para viver protagonista». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  19. Gshow (30 de agosto de 2012). «'Meu sonho era fazer Malhação', revela Guilherme Prates, o Dinho da novela». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  20. Gshow (26 de julho de 2012). «David Lucas será Orelha, o nerd da turma na nova temporada de Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  21. Gshow (1 de setembro de 2012). «David Lucas, com apenas 17 anos, já está em seu oitavo papel na TV». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  22. Gshow (6 de agosto de 2012). «Imaginação fértil de Morgana dará vida a uma elfa!». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 3 de agosto de 2014 [ligação inativa]
  23. Gshow (20 de agosto de 2012). «Comparada a Taís Araújo, estreante Jéssica Ellen dança, canta e interpreta». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  24. Gshow (28 de julho de 2012). «Novo galã? Conheça Victor Sparapane!». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  25. a b Gshow (1 de agosto de 2012). «Vencedores do concurso do Caldeirão já estão gravando Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  26. Gshow (29 de julho de 2012). «Rodolfo Valente será vítima de bullying que só anda com meninas e gosta de moda». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  27. Gshow (24 de novembro de 2012). «Rodolfo Valente, o Rafa, já foi 'Pedrinho' no 'Sítio do Pica Pau Amarelo'». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  28. Gshow (19 de julho de 2012). «Peter Brandão manda bem na rima assim como seu personagem». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  29. Gshow (22 de dezembro de 2012). «Peter Brandão, em alta em Malhação, era entrevistador no 'Gente Inocente'». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  30. Gshow (10 de março de 2013). «Gata nova em Malhação! Louise D'Tuani será Luana, a ex de Vitor». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  31. Gshow (15 de janeiro de 2013). «Mais um candidato a galã entra em Malhação: Pedro Cassiano será Sal». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  32. Gshow (17 de março de 2013). «Pedro Cassiano diz que é um privilégio fazer um vilão: 'É legal para o ator'». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  33. Gshow (13 de abril de 2013). «Bonde do mal! Atores falam da personalidade dos vilões de Malhação». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  34. Gshow (3 de agosto de 2012). «Nada de chiclete ou saia curta! Diretor do colégio Quadrante é linha dura». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  35. Gshow (5 de agosto de 2012). «Leonardo Miggiorin se aprofundou em física para viver um professor na nova Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 3 de agosto de 2014 
  36. Gshow (12 de janeiro de 2013). «Recém-casada em Malhação, Elisa Pinheiro fala sobre vida a dois». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  37. Gshow (12 de julho de 2012). «'É a primeira vez que sou mãe de um adolescente', diz Danielle Winits». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  38. Gshow (23 de setembro de 2012). «Gato novo na área: Danilo Sacramento interpreta o biólogo bonitão Cezar». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  39. Gshow (1 de dezembro de 2012). «Animal! Danilo Sacramento, o professor Cezar, tem várias tatuagens de animais». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  40. Gshow (16 de Agosto de 2012). «Conheça quem bota ou tenta botar ordem no Colégio Quadrante». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  41. Gshow (25 de setembro de 2012). «Maksin Oliveira, o inspetor Robson, é circense e até cospe fogo». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  42. Gshow (14 de novembro de 2012). «Luiz Gustavo participa de Malhação como o aventureiro Rômulo Rios». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  43. Gshow (31 de outubro de 2012). «Raquel, a mãe de Lia e Tatá, voltou! Conheça Patrícia Vilela, a intérprete». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  44. Gshow (27 de novembro de 2012). «Tania Toko se surpreende com semelhanças que tem com Rosa». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  45. a b Gshow (10 de dezembro de 2012). «Sílvia Pfeifer volta à TV como mãe de Ju e Bruno em Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  46. Gshow (14 de agosto de 2012). «Leo Jaime, roqueiro na ficção e na vida real, diz que tem muito a contribuir». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  47. Gshow (26 de agosto de 2012). «Vanessa Lóes entra em Malhação como uma astróloga hippie». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  48. Gshow (25 de novembro de 2012). «Thalma de Freitas e Jéssica Ellen: mãe e filha na ficção e... Na vida real? Leia». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  49. Gshow (30 de julho de 2012). «Carla Marins vive mãe omissa na nova temporada de Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  50. Gshow (7 de agosto de 2012). «Eduardo Galvão vai interpretar corretor de imóveis que tem duas ex-mulheres». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 3 de agosto de 2014 
  51. Gshow (29 de novembro de 2012). «'Universitário é tudo de bom, né?', brinca Maria Paula por conta da trama». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  52. Gshow (29 de novembro de 2012). «Malu Valle faz participação especial como a mãe possessiva de Leandro». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  53. Gshow (27 de julho de 2012). «Repeteco: Alice Wegmann e Pietra Pan voltam a ser irmãs na ficção». Fique Por Dentro - Malhação 2012. Consultado em 11 de novembro de 2019 
  54. Gshow (19 de julho de 2012). «Caçula de Malhação, Xande Valois é fã de Cauã Reymond». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 19 de setembro de 2014 
  55. Gshow (2 de dezembro de 2012). «Sérgio Marone será Lupe, um fotógrafo que vai aliciar meninas pela internet». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  56. Gshow (10 de outubro de 2012). «Alexandre Slaviero volta à Malhação como o noivo misterioso de Fatinha». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  57. Gshow (5 de dezembro de 2012). «Vilma, a mãe de Fatinha, volta como conselheira sentimental da filha». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  58. Gshow (9 de outubro de 2012). «Rogéria grava participação especial em Malhação, ao lado de Leo Jaime». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  59. Gshow (7 de dezembro de 2012). «Conheça William Ferreira, o ator que vai interpretar o 'pai sueco' de Rita». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  60. «Após 10 anos, André Marques volta à 'Malhação' e brinca: 'Com 40 kg a mais'». Consultado em 27 de novembro de 2012 
  61. Foi um dos personagens que mais apareceu em Malhação, por isso é considerado um marco, e consagrado por todos os fãs.
  62. a b Gshow (3 de março de 2013). «Repeteco! Nuno Leal Maia e Beatriz Junqueira retornam à Malhação». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  63. Gshow (17 de outubro de 2012). «Luis Salém faz participação especial em Malhação como um diretor de teatro». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  64. Gshow (4 de fevereiro de 2013). «Ângela Rabello entra em Malhação para tentar pôr juízo em Orelha». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  65. Gshow (28 de março de 2013). «Ana Rios participa de Malhação com personagem que tira a paz de Bruno». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  66. a b Gshow (6 de novembro de 2012). «Conheça Vaguinho e Valdete, os bandidos que farão Lia refém na mata». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  67. Gshow (7 de janeiro de 2013). «Stripper em Malhação, Mayara Lepre promete cenas divertidas na trama». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  68. Gshow (27 de fevereiro de 2013). «Olha ela aí de novo! Thaís Botelho volta à Malhação com personagem diferente». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  69. Gshow (25 de fevereiro de 2013). «Gravando! Luciano Vidigal participa de Malhação como o cineasta Lulu Mauro». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  70. Gshow (30 de abril de 2013). «Dani Gondim entra na trama de Malhação para perturbar a vida de Ju». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  71. Gshow (30 de janeiro de 2013). «Indiazinha de 'Tainá' e Rosane Svartman fazem visita a gravações». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  72. Gshow (10 de dezembro de 2012). «Nerd em dose dupla? Veja quem interpretou o Orelha criança!». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  73. a b Gshow (5 de julho de 2013). «Shows de Jota Quest e Champignon encerram a temporada de Malhação». Fique por dentro - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  74. a b Gshow (26 de abril de 2013). «Encontro de amigos! Detonautas e Leoni gravam com Leo Jaime». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  75. Gshow (28 de agosto de 2012). «Banda Strike faz participação especial em Malhação, ao lado de Leo Jaime». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  76. Gshow (28 de fevereiro de 2013). «NX Zero grava Malhação e 'ator' Di Ferrero revela ajuda de Mariana Rios». Por Trás das Câmeras - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  77. Gshow (10 de outubro de 2012). «Thalita Rebouças grava participação especial com a turma de Malhação». Bastidores - Malhação 2012. Consultado em 21 de setembro de 2014 
  78. Redação (12 de agosto de 2012). «'Malhação' recorre a tempos áureos em nova temporada e ressuscita Mocotó». Veja. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  79. Fernando Oliveira (29 de agosto de 2011). «Estreia de 'Malhação Conectados' decepciona na audiência». UOL. Na TV. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  80. Rafaela Santos (26 de outubro de 2012). «'Lado a lado' cai e marca 14 pontos; 'Malhação' faz 10». Patrícia Kogut. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  81. Silas Lima (5 de julho de 2013). «Audiência da TV: confira os principais consolidados desta quinta-feira (04/07/13)». Consultado em 15 de agosto de 2014 
  82. Redação (8 de julho de 2013). «Consolidados de sexta (05/07): Último Capítulo de "Malhação 2012″ marca 17 pontos». Consultado em 19 de agosto de 2014 
  83. «Malhação 6.000: Atual temporada fracassa, mas nem sempre foi assim; veja audiências de todas as temporadas». O Canal. Consultado em 11 de abril de 2019 
  84. Notícias da TV (6 de junho de 2021). «Depois de 9 anos, Globo reprisa cenas de Malhação em Salve-se Quem Puder». Consultado em 13 de junho de 2022 
  85. «Lançamentos de março no Globoplay». Globo Imprensa. 2 de março de 2023. Consultado em 2 de março de 2023 
  86. Peccoli, Vitor (10 de janeiro de 2024). «Definido: Globo traz de volta novela marcada por perder protagonista». TV História. Consultado em 12 de janeiro de 2024 
  87. http://www.iemmys.tv/awards_nominees.aspx  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  88. «"Malhação" é indicada ao prêmio Emmy Internacional Digital!». Consultado em 2 de março de 2013 
  89. «TV Orelha arrasa e é finalista do Emmy Internacional Digital! U-huull!!». Consultado em 2 de março de 2013 
  90. «Capricho Awards 2013». Consultado em 13 de outubro de 2013 
  91. «Vencedores do Capricho Awards 2013». capricho.abril.com.br 
  92. «Mallu Magalhães e One Direction estão na trilha sonora de Malhação - Malhação 2012». Malhação 2012 
  93. «Programa homenageia Chorão e finaliza capítulo com 'Vou Te Levar'. Assista!». Consultado em 7 de março de 2013 
  94. «"Globo atende pedido dos fãs e coloca música do Charlie Brown Jr. em "Malhação"». Consultado em 7 de março de 2013. Arquivado do original em 9 de março de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]