Malique Xá I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Malik Shah I)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o sultão do Grande Império Seljúcida. Para o sultão seljúcida de Rum, veja Malique Xá (sultão de Rum).
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Büyük Selçuklu Sultanı Melikşah.jpg

Jalāl al-Dawlah Malik-Xá ou simplesmente Malique Xá[1] (em persa: ملكشاه; em turco: I. Melikşah; m 1092) foi sultão do Império Seljúcida de 1072 a 1092.

Malique Xá levou o Império Bizantino a se retirar da maior parte da Anatólia após a derrota por seu pai, Alp Arslan, na Batalha de Manziquerta em 1071 e reformou o calendário instituindo o calendário Jalali em 1079. Também expandiu poder seljúcida na Síria, em detrimento do Califado Fatímida do Egito, a criação de principados clientes em Edessa, Alepo e Damasco, e é lembrado como um dos maiores dos sultões seljúcidas.

Revolta na Anatólia[editar | editar código-fonte]

Solimão, filho de Cutalmiche, revoltou-se contra Malique Xá e proclamou-se sultão de Rum, estabelecendo sua capital em Niceia. Suleimão expandiu seu reino, mas foi morto perto de Antioquia em 1086 por Tutuche I, o governante seljúcida da Síria. O filho de Suleimão, Kilij Arslan I, foi capturado e levado como refém por Malique Xá para Ispaã. É incerto se Tutuche matou Suleimão por lealdade para com Malique Xá, ou simplesmente para ganho pessoal.

Organização do Estado[editar | editar código-fonte]

O cargo principal do império era o de vizir Nizam al-Mulk que também serviu o seu pai, e atingiu uma estatura quase mítica na história contemporânea muçulmana.

Referências

  1. Enciclopédia brasileira mérito Editora Mérito S. A. [S.l.] 1967. p. 595. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Malique Xá I
Ícone de esboço Este artigo sobre Sultões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.