Malta (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Malta
Informação geral
Origem São Paulo, SP
País Brasil
Gênero(s)
Período em atividade 2013 – presente
Gravadora(s) Som Livre
Afiliação(ões) Victor & Leo
Eduardo Falaschi
Capital Inicial
Integrantes João Gomiero
Adriano Daga
Diego Lopes
Thor Moraes
Ex-integrantes Bruno Boncini

10 de janeiro de 1989 (33 anos)
Giu Daga
Luana Camarah

Página oficial MaltaOficial

Malta é uma banda de rock[1] formada na cidade de São Paulo, SP, em 2013. Composta atualmente por Thor Moraes (guitarrista), Diego Lopes (baixista), Adriano Daga (baterista) e João Gomeiro (vocalista). A banda ganhou notoriedade após sua vitória na 1.ª temporada do show de talentos Superstar, da Rede Globo.

O som do grupo pode ser descrito como rock country e post-grunge. Seu som também é descrito como "rock romântico".

História[editar | editar código-fonte]

Antes da formação da banda, os seus integrantes já se envolviam em trabalhos relacionados à música. O primeiro vocalista,Bruno César Paiva Cerboncini, conhecido como Bruno Boncini(São Paulo, 10 de janeiro de 1989) cantava em bares, tendo se apresentado em parceria com o cantor Hudson Cadorini, da dupla sertaneja Edson e Hudson. Adriano Daga trabalhava em estúdios musicais e se afastou das atividades para se dedicar à Malta, alguns meses antes do programa Superstar. Diego Lopes se ocupava como músico e com desenvolvimento de sites e aplicativos.

Giu Daga, irmão de Adriano, era originalmente um dos guitarristas da Malta, porém a abandonou logo após a sua inscrição no reality show, que viria revelar a banda para o público e alça-la para o sucesso nacional.

"O "SuperStar" veio como uma grande surpresa para a Malta, estávamos em estúdio preparando novas músicas para soltar na internet e dar inicio a divulgação da banda quando surgiu a oportunidade", disse o vocalista, Bruno Boncini.

Através de um amigo souberam da abertura das inscrições para o programa e resolveram mandar o material, na verdade ainda nem tinham o material, a banda era muito nova, saíram correndo atrás de fotos, vídeos e gravações especialmente para o programa. Depois de algum tempo a produção entrou em contato com a banda interessada no trabalho, foi aí que tudo começou.

Apesar da banda Malta ter sido uma novidade, tanto no programa como fora dele, os integrantes já eram músicos com vários anos de carreira, "Já tivemos diversas bandas anteriormente e estamos há anos na luta por um lugar ao sol, porém quando é para ser, não tem quem segura. hoje fica claro que tudo foi ponte para chegarmos até este momento", conta Bruno, "O nascimento da Malta aconteceu ao vivo em rede nacional".

Como premiação pelo primeiro lugar no Superstar, cada um dos integrantes da banda ganhou um carro 0 Km e também um contrato com a Som Livre. Depois de assinar com a gravadora, ela passou a produzir seu álbum de estreia. O primeiro single, "Diz pra Mim", foi um grande sucesso na parada Brasil Hot 100 Airplay, alcançando a 22.ª posição na tabela. A música foi a mais tocada de seu gênero nas rádios brasileiras.

O primeiro álbum da banda, Supernova (2014), obteve certificação de Disco de Platina Tripla,[2] por suas vendas — foram mais de 280 mil cópias comercializadas — e terminou como o álbum nacional mais vendido da loja digital iTunes em 2014.

A música "Diz pra Mim" foi tema do casal Laura e Caique protagonista da novela das sete Alto Astral, da Rede Globo.

No final do ano, gravaram a canção "Então É Natal", em parceria com a dupla Victor & Leo, presente no álbum natalino Natal em Família 2.[3]

A notabilidade conquistada por Malta a fez ser indicada para diversas premiações; inclusive dois trabalhos da banda foram nomeados ao Grammy Latino. "Diz pra Mim" foi eleita a Música do Ano durante a premiação Melhores do Ano, do ano de 2014. Em 15 de dezembro, o Google divulgou a lista dos artistas mais buscados no ano. Na categoria bandas e duplas, a Malta foi a mais buscada do ano. O Capricho Awards escolheu a mesma como Revelação do Ano, também em 2014.

O primeiro vídeoclipe produzido em estúdio foi do single "Diz pra Mim", que teve mais de 400 mil visualizações na plataforma YouTube nas primeiras 24 horas. O segundo vídeoclipe foi da música "Memórias (Come Wake Me Up)", segundo single do primeiro álbum da banda. E o terceiro vídeoclipe produzido foi para a música "Supernova" (que também faz parte do primeiro álbum) com imagens de shows da "Turnê Live The Dream" pelo Brasil todo.

Nova Era (2015), foi o segundo álbum de estúdio e atingiu seu ápice na quarta colocação dos CDs mais vendidos, recebendo um Certificado de Ouro.

Em 2 de junho de 2016, a página oficial da banda emitiu um comunicado avisando que Bruno Boncini deixaria de integrar a Malta para seguir carreira solo, sendo mais tarde substituído por Luana Camarah, que se candidatou e venceu uma disputa pelo posto de vocalista.

Em março de 2018, a banda lançou o single "Amor Proibido", que virou o tema de abertura da versão brasileira da novela turca Aşk-ı Memnu, que no Brasil foi nomeada como "Amor Proibido".[4]

Após pouco mais de 3 anos (2016-2019) junto com a banda, Luana Camarah deixou os vocais que a partir de 2020 foi assumido por Thor Moraes, até 2022.

Em 15 de fevereiro de 2019, foi anunciado o lançamento do álbum "Malta IV" [5]

Em 3 de março de 2022 a banda anunciou João Gomiero como novo vocalista. [6]

Saída de Bruno Boncini e entrada de Luana Camarah[editar | editar código-fonte]

No dia 2 de junho de 2016, a banda anunciou a saída do vocalista Bruno Boncini, que foi se dedicar à carreira solo[7]. Segundo Boncini, essa decisão foi tomada em conjunto com os demais integrantes do grupo de maneira amigável, em vista que os pensamentos do até então vocalista não iam de acordo com o dos outros integrantes.[8]

Dois meses depois, Luana Camarah foi anunciada como a nova vocalista da banda. Ela foi escolhida no reality show "Malta – Faça Parte Desse Sonho". O anúncio foi feito no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. Para marcar a estreia, o grupo lançou também em seu canal no Youtube a Música – Indispensável para Mim, já na voz da cantora. EM novembro do mesmo ano, a banda lançou seu terceiro álbum de estúdio, Indestrutível, já com a nova integrante.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Nome Função Período
Thor Moraes
guitarrista e vocalista de apoio
2013 - presente
Diego Lopes
baixista
2013 - presente
Adriano Daga
baterista
2013 - presente
João Gomiero
vocalista
2022 - presente

Ex Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome Função Período
Bruno Boncini vocalista 2013 - 2016
Giu Daga guitarrista 2013 - 2014
Luana Camarah
vocalista
2016 - 2020

Linha do Tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Programa
Ano Título Papel Notas
2014 Superstar Eles mesmos Participantes / Vencedores

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2014 Capricho Awards Revelação do Ano Banda Malta Venceu
Geração Z Awards Música do Ano – Nacional Diz Pra Mim Venceu
Clipe Nacional Diz Pra Mim Indicado
Revelação Nacional Banda Malta Indicado
Banda Nacional Banda Malta Indicado
Prêmio F5 Hit do Ano Diz pra Mim Venceu
Prêmio Rock Show Revelação Banda Malta Venceu
Melhor Vocalista Bruno Boncini Venceu
Melhor Baixista Diego Lopes Venceu
Retrospectiva UOL Revelação Supernova Venceu
Troféu Domingão Melhores do Ano Música do Ano Diz pra Mim Venceu
2015 Capricho Awards Grupo Nacional [9] Banda Malta Pendente
Grammy Latino Álbum de Rock Brasileiro Supernova Indicado
Melhor Canção Brasileira Diz Pra Mim Indicado
Prêmio Extra de Televisão Tema de Novela Diz Pra Mim Indicado
Prêmio Jovem Brasileiro [10] Música do Ano Diz Pra Mim Venceu
Melhor Banda Jovem Banda Malta Venceu
Prêmio Multishow de Música Brasileira Melhor Grupo Banda Malta Indicado
Troféu Internet Revelação do Ano Banda Malta Indicado

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ano Título Ref.
2014-16 Malta 2014 Live The Dream [11]

Referências

  1. «Biografia (Banda Malta)». Banda Malta - Site Oficial. Consultado em 5 de setembro de 2016 
  2. portalsucesso.com.br/ Arquivado em 13 de outubro de 2014, no Wayback Machine. Banda Malta recebe Disco de Ouro por “Supernova
  3. portalsucesso.com.br/ Arquivado em 20 de dezembro de 2014, no Wayback Machine. Victor & Leo e Malta lançam clipe de “Então É Natal
  4. entretenimento.band.uol.com.br/ Amor Proibido ganha trilha sonora brasileira
  5. wiplash.net/ Band Malta lança o novo álbum "Malta IV"
  6. Bandeira, Marcelo (3 de março de 2022). «Malta produz ensaio com Diego Vinicius e revela nova formação do grupo». Ig. Consultado em 4 de março de 2022. Cópia arquivada em 3 de março de 2022 
  7. ego.globo.com/ Banda Malta anuncia saída do vocalista Bruno Boncini: "Não é o fim!"
  8. gshow.globo.com/ Bruno Boncini anuncia saída da Malta e fala que decisão foi por "questão profissional de ideias"
  9. http://capricho.abril.com.br/capricho-awards-2015/
  10. https://sites.google.com/site/loucoportabelas/premiacoes/premio-jovem-brasileiro-2015
  11. [1] Malta prepara turnê e vocalista diz que irá tocar violino e piano

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons