Malvasia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Malvasia
Espécie: Vitis vinifera
Outros nomes: Arinto do Dão (Portugal)[1]
Assario Branco (Espanha)
Boal Cachudo (Portugal)
Malmsey (Madeira)
Malvasia Fina (Itália)
Momenvasia (Grécia)
Monemvasia (Grécia)
Veltlínské Cervené Rané (Suíça)
Origem:  Grécia
Cultivo: Espanha[1]
Portugal
Itália
Estados Unidos
Grécia
Cor da uva: branca

Malvasia (ou Malvazia) é uma série de castas de uvas brancas e tintas de origem grega (Ilha de Creta) usada na fabricação de vários vinhos.

As castas estão dispersas por toda a zona do Mar Mediterrâneo. É uva para vinhos licorosos de sabor intenso doce e graduado, e é particularmente encontrada no Piemonte, Piacentino, Parmense, Sicília, Puglia (em particular no Salento) e Sardenha (malvasia di Bosa). Na atual Região Demarcada da Madeira produz-se um dos mais afamados vinhos desta casta, que também é conhecido pelo nome inglês de Malmsey. A coloração pode ser amarelada em vários tipos de espumantes, sendo a mais comum a Malvasia Negra. A graduação alcoólica vai da 12° a 14°.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

As folhas são médias, pentagonais geralmente com cinco lóbulos muito profundos e muito pontiagudos.
Os cachos são médios a grandes (20-30 cm), frouxos e com um peso médio de 300-400 gramas, com pedúnculo médio a longo e fraca lenhificação.
Os bagos são médios a grandes (2,3 gramas, me média), não uniformes, de cor elíptica e de cor verde amarelada; a película de espessura fina e hilo aparente, possui pruina; a polpa é mole e suculenta; o pedicelo tem comprimento médio e é de difícil separação. É uma casta de produtividade baixa a média, dando origem a vinhos de cor alambreada, doces e muito aromáticos.[2]

Vinho Madeira[editar | editar código-fonte]

Foi a primeira casta a ser plantada na Madeira, por ordem do Infante D. Henrique. É cultivada nas imediações de São Jorge (Santana) e Santana no Norte da Ilha, e em Câmara de Lobos e Estreito de Câmara de Lobos no Sul, a 200-300 metros de altitude.[3]

Referências

  1. a b c VINES.ORG (em Inglês). Visitado em 03/06/2009.
  2. Câmara, José de Sousa (2004). Caracterização aromática de castas produtoras de vinho Madeira: boal, malvazia, sercial e verdelho, Universidade da Madeira.
  3. Câmara, José de Sousa (2004). Caracterização aromática de castas produtoras de vinho Madeira: boal, malvazia, sercial e verdelho, Universidade da Madeira.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.