Mamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMamo
Drepanis funerea
Drepanis funerea
Estado de conservação
Extinta
Extinta (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Fringillidae
Tribo: Drepanidini
Género: Drepanis
Espécies

Mamo é o nome comum das aves fringilídeas do género Drepanis, pertencente à tribo dos drepanidíneos. O grupo inclui duas espécies, ambas extintas, que habitavam as florestas do arquipélago do Hawaii.

Os mamos eram aves de médio porte, de plumagem essencialmente negra brilhante e bico longo e curvo. Viviam junto do solo, raramente voando alto, onde se alimentavam do nectar das flores de arbustos. O ninho era construido ao nível do chão. A sua extinção está associada à introdução de espécies invasoras no Hawaii, em particular de ratos que atacavam os ninhos e juvenis de mamo.

Espécies[editar | editar código-fonte]

  • Mamo-de-hawaii (Drepanis pacifica); extinto ca.1898 – Plumagem era preta com penas amarelas na zona posterior, excepto a cauda que também era negra; habitava as montanhas da ilha de Hawaii. Foi caçado em grandes números pelos nativos polinésios do Hawaii pela sua plumagem usada em adereços aristocráticos, até a população local perceber que a ave estava a desaparecer e estabelecer que as penas deveriam ser colhidas em vida e o mamo deveria ser solto depois. A medida não evitou a sua extinção, provocada por ratos e malária aviária.
  • Mamo-preto (Drepanis funerea); extinto ca.1907 – Plumagem totalmente negra e bico mais curvo que o mamo-de-hawaii; habitava as zonas montanhosas e densamente florestadas da ilha de Molokai. Nunca foi caçado pelos nativos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Flannery, T. & P. Schouten (2001). A Gap in Nature. The Random House.