Management information base

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Management information base (MIB), em português base de informações de gerenciamento, é um banco de dados usado para gerenciamento de entidades em uma rede de comunicação. Mais frequentemente associada com o Simple Network Management Protocol (SNMP), o termo também é usado mais genericamente em contextos como no modelo de gerenciamento de rede OSI/ISO. Uma vez que sua intenção é de referir-se à coleção completa de informação de gerenciamento disponível em uma entidade, ele é frequentemente utilizado para se referir a um subconjunto particular, mais corretamente referenciado como módulo MIB.[1]

Objetos no MIB são definidos usando um subconjunto da Abstract Syntax Notation One (ASN.1), em português Notação de Sintaxe Abstrata Um, chamada "Structure of Management Information Version 2 (SMIv2)" RFC 2578, em português Estrutura de Informação de Gerenciamento Versão 2.

O banco de dados é hierárquico (estruturado em árvore) e cada entrada é endereçada através de um identificador de objeto. Os RFCs de documentação na Internet discutem os MIBs, notavelmente o RFC 1155, "Estrutura e Identificação de Informação de Gerenciamento para redes baseadas no TCP/IP", e seus dois complementares, RFC 1213, 'Base de Informações de Gerenciamento para Gerenciamento de Redes baseadas no TCP/IP" e RFC 1157, "Um Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede".

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.