Manchúria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mandchúria)
Extensão da Manchúria de acordo com diversas definições (ver no texto): Def. 1 (vermelho escuro), Def. 3 (vermelhos escuro + médio) e Def.4 (vermelhos escuro + médio + claro)
  vermelho escuro
  vermelho médio
  vermelho claro

A Manchúria é uma região histórica no leste da Ásia que atualmente equivale aproximadamente à região Nordeste da China, particularmente as províncias de Heilongjiang, Jilin e Liaoning.[1] Historicamente, o termo por vezes também incluiu partes do que hoje é a província chinesa da Mongólia Interior ou mesmo da chamada Manchúria Exterior, na Sibéria, parte da Rússia.

A extensão do território da Manchúria não é consensual. Existem várias definições:

  1. Nordeste da China: Heilongjiang, Jilin e Liaoning, com 1,55 milhões de km²;
  2. A região 1, mais parte do nordeste da Mongólia Interior;
  3. A região 2, mais a região de Jehol na província de Hebei;
  4. A região 3, mais a Manchúria Exterior ou Manchúria Russa, região da Rússia entre o rio Amur e rio Ussuri até o Mar do Japão;
  5. A região 4, mais o Oblast de Sacalina.

Historicamente, a Manchúria foi palco de vários reinos, entre os quais o mais famoso foi o Império Manchu, que deu o seu nome à região e dominou toda a China entre o século XVII e 1911. A partir dessa altura, o nome da parte chinesa foi substituído pela designação Nordeste (Dongbei). Essa é a região 1.

O Império Manchu (daicing gurun, em língua manchu, 清朝 em língua chinesa, transliterado para qīng cháo em pinyin, ou ch'ing ch'ao pelo sistema Wade-Giles) foi fundada em 1644 pelo clã manchu Aisin Gioro, que iniciou a dinastia Qing e dominou toda a região, estabelecendo o Império do Grande Qing (大清帝國, em chinês, ou dàqīng dìguó, segundo o sistema pinyin). Esse império chegou a englobar toda a Coreia, a Sacalina e as Curilhas.

A Manchúria também foi englobada pelo Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial, tendo aí sido estabelecido um estado fantoche denominado Manchukuo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Manchuria | historical region, China». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 2 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.