Manguebeat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Mangue Beat
Caranguejo da Rua da Aurora, no Recife. O caranguejo é tido como símbolo do Manguebeat.
Origens estilísticas Rock
(rock psicodélico, funk rock, grunge, rap rock, rock alternativo, por vezes hardcore punk/punk rock),
Rap, Hip hop,
Música regional pernambucana
(Maracatu, Frevo, coco, cavalo marinho),
MPB (Samba, Tropicália),
Música Eletrônica
Contexto cultural Início da década de 1990 em Recife (Brasil)
Instrumentos típicos Guitarra, Baixo, Bateria, instrumentos de percussão (Alfaia, caixa, etc.), Sampler, Scratching
Formas regionais
Pernambuco, Brasil
A Wikipédia possui o
Portal do Rock.


Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento contracultura surgido no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop[1], funk rock e música eletrônica[2]. O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife (não apenas desta, sendo apenas um reflexo do descaso do Estado fora do eixo Rio-São Paulo).

Apesar de ter bases já na década de 1970 com o guitarrista Robertinho de Recife com os álbuns "Jardim da Infância" (1977), "Robertinho no Passo" (1978) e "E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais" (1979), o Manguebeat tem como ícone o músico Chico Science, falecido vocalista da banda Nação Zumbi, que junto com Fred 04, Renato L e Helder Aragão, idealizaram o rótulo "mangue", divulgando ideias, ritmos e contestações do Manguebeat. Fred, vocalista da banda Mundo Livre S/A, foi autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro".

O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Zero Quatro, ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o ecossistema mangue é chave na biodiversidade global,[3] o Manguebeat precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira do mangue ser a diversidade, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas. O Manguebeat influenciou muitas bandas de Pernambuco e do Brasil, sendo o principal motor para Recife voltar a ser um centro musical, e permanecer com esse título até hoje.

Com o surgimento de várias bandas no cenário recifense, gravadoras como Sony, Virgin e outras famosas, deram início a uma contratação de bandas que se incluíam nesse cenário Mangue.

Notáveis bandas do gênero Manguebeat incluem Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, BaianaSystem, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio, DJ Dolores, Comadre Fulozinha, Jorge Cabeleira, Eddie, Via Sat e Querosene Jacaré.

Após a morte de Chico Science, o compositor João Higino Filho criou polêmica, propagando ser o verdadeiro criador do movimento e compositor das principais músicas grafadas como sendo de Chico Science. Ele afirma que em uma entrevista na MTV, o próprio Chico Science teria dito que não criou o Manguebeat, que teria sido criado por um "maluco" (que seria João Higino Filho), e que ele levou para a frente. Até o momento nem a entrevista nem as demais informações foram comprovadas.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. Silvio Essinger. «Mangue Beat». CliqueMusic. 
  2. Reinado Caruso. «Recife - O 'mangue beat'». Folha de S.Paulo. 
  3. Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura. «Estudio temático de FRA 2005 sobre manglares». 
Bibliografia
  • João Freire Filho, Paulo Vaz (2006). Construções do tempo e do outro: representações e discursos midiáticos sobre a alteridade Mauad Editora Ltda [S.l.] p. 117. 9788574782058. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Caranguejos com cérebro
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.