Manhattan (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manhattan
Manhattan (PT)
 Estados Unidos
1979 •  P&B •  96 min 
Direção Woody Allen
Elenco Woody Allen
Diane Keaton
Michael Murphy
Mariel Hemingway
Meryl Streep
Anne Byrne
Género comédia romântica
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Manhattan é um filme norte-americano de 1979, do gênero comédia romântica, e dirigido por Woody Allen. Teve sua estreia no Festival de Cannes em 1979. Foi indicado ao Óscar de melhor roteiro original e melhor atriz coadjuvante e o Globo de Ouro de melhor filme dramático, foi vencedor do BAFTA de Melhor Filme e o César Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um escritor de meia-idade divorciado (Woody Allen) se sente em uma situação constrangedora onde sua ex-mulher o largou para ficar com outra mulher e além disso, está para publicar um livro, no qual revela assuntos muito particulares do relacionamento deles. Neste período ele está apaixonado por uma jovem de 17 anos (Mariel Hemingway), que corresponde a este amor. No entanto, ele sente-se atraído por uma pessoa mais madura, a amante do seu melhor amigo, que é casado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Manhattan teve aclamação por parte da crítica especializada. Em base de 9 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 82% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.5, usada para avaliar a recepção do público.[1]

Referências

  1. «Manhattan» (em inglês). Metacritic. Consultado em 10 de junho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]