Manjacaze (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do distrito de Manjacaze em Moçambique

O distrito de Manjacaze, Mandlacaze, Mandlakazi ou Mandlha – inKaze está situado na parte sul da província de Gaza, em Moçambique. A sua sede é a vila de Manjacaze. Os postos administrativos de Mazucane e Nguzene, até então parte deste distrito, foram transferidos para o recém criado distrito de Chongoene na reforma administrativa de 2016.[1]

Tem limites geográficos, a norte com o distrito de Panda da província de Inhambane, a leste com o distrito de Zavala, da mesma província, a sul com o Oceano Índico, a sudoeste o distrito de Chongoene e a oeste é limitado pelo distrito do Chibuto.

O distrito de Manjacaze tinha, pré-2016. uma superfície de 3 748 km² e uma população recenseada em 2007 de 168 969 habitantes[2], tendo como resultado uma densidade populacional de 45,1 habitantes/km² e correspondendo a um aumento de 4,9% em relação aos 161 488 habitantes registados no censo de 1997.

Divisão Administrativa[editar | editar código-fonte]

O distrito está dividido em cinco postos administrativos: Chalala, Chibonzane, Chidenguele, Macuacua e Manjacaze, compostos pelas seguintes localidades:

De notar que em 1998 a vila de Manjacaze, até então apenas uma divisão administrativa a nível de posto administrativo, foi elevada à categoria de município.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Perfil do distrito de Manjacaze

Referências

  1. Gaza tem novos distritos «Gaza tem novos distritos» Verifique valor |url= (ajuda). Domingo. 17 de julho de 2016. Consultado em 14 de outubro de 2017 
  2. Quadros do 3° Censo Geral da População e Habitação 2007