Arraia Negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Manta Negra)
Ir para: navegação, pesquisa
Arraia Negra
Nome completo David
Espécie Humano
Ocupação Criminoso, cientista e empresário
Afiliações Liga da Injustiça
Sociedade Secreta dos Super-vilões
Legião do Mal
Família Esposa sem nome (falecida)
Jackson Hyde / Aqualad II (filho)
Terra Natal Terra
Criado por Bob Haney
Nick Cardy
Primeira aparição Aquaman # 35 (Setembro de 1967)
Editora(s) DC Comics
Espécie Humano
Terra natal Terra
Afiliações Liga da Injustiça
Sociedade Secreta dos Super-vilões
Legião do Mal
Ocupação Criminoso, cientista e empresário
Parceria Sereia (DC Comics)
Parentesco Esposa sem nome (falecida)
Jackson Hyde / Aqualad II (filho)
Inimigos Aquaman
Situação presente Ativo
Habilidades Alto nível de inteligência
Perito em combate corporal
Terno de Mergulho:
*Força sobre-humana
*Durabilidade sobre-humana
Adaptação aquática
Descargas elétricas
Explosões ópticas poderosos (via capacete)

Arraia Negra (Black Manta, em inglês) é um vilão fictício da DC Comics e um dos principais inimigos do Aquaman, sendo o mais famoso deles. Diferente de Aquaman que é um atlante, sendo adaptado ao ambiente aquático e possuindo força física muito superior ao dos humanos, Arraia Negra é um humano comum, porém ele compensa tudo com um equipamento de mergulho de alta tecnologia, que além de lhe garantir suprimento de ar, ainda amplia sua força física, colocando-o no mesmo nível de Aquaman.

Além disso, Arraia Negra ainda conta com diversas armas, como armas de choque, armas brancas, armas de fogo e um tridente, sendo seu capacete que dispara laser sua principal arma. Ele também possui vários capangas - os Mant- Mens e um submarinho chamado Mantaship, que é equipado com todo tipo de munição e capaz até mesmo de voar.

Seu maior feito vilanesco foi sem duvida matar o filho de Aquaman e Mera, quando ele ainda tinha apenas cinco anos de idade, tragédia que fez com que o casal se separasse mais tarde. Nos anos 90 Arraia Negra teve sua aparência drasticamente alterada, se transformando em um hibrido de homem com arraia, após vender sua alma para o demônio Neron, porém ele voltou a sua forma original no início dos anos 2000. Arraia Negra foi membro de diversos grupos de vilões, incluindo Legião do Mal, Liga da Injustiça e Sociedade Secreta de Super-Vilões.

Acontecimentos Recentes[editar | editar código-fonte]

Arraia Negra foi o principal vilão da série O Dia Mais Claro de 2010, que apresentou seu filho Jackson Hyde, jovem que se recusou unir-se ao pai e tornou-se o novo Aqualad II. Nessa mesma série, Arraia Negra cortou a mão esquerda de Aquaman, sendo a segunda vez que o super-herói perdeu a mão nos quadrinhos. Na saga “Os Outros" de Aquaman (Os Novos 52), Arraia Negra reapareceu novamente, dessa vez caçando os ex-membros do grupo de super-heróis, o qual Aquaman fazia parte em sua juventude – Os Outros, com o objetivo de se apoderar de suas armas atlantes mágicas. Após matar dois de seus ex-membros, Arraia Negra foi derrotado e preso, porém por pouco tempo, fugindo da prisão durante uma grande rebelião de super-vilões. Hoje ele é um dos membros do Esquadrão Suicida.

Origens[editar | editar código-fonte]

Antes do reboot da DC Comics em 2011, Arraia Negra teve três origens diferentes:

Origem original (1977): Arraia Negra era um afro-americano que pretendia criar um reino subaquático para seu “povo”, para compensar os anos de escravidão, entretanto para atingir seu objetivo ele se desviou do caminho, transformando-se em um terrível pirata.

Segunda origem (1992): Arraia Negra teria sido uma criança que foi sequestrada, abusada e forçada a trabalhar em um navio. Após pedir ajuda a Aquaman e não ser visto por ele, Arraia Negra matou seus raptores e se libertou, se transformando anos depois no maior criminoso dos sete mares.

Terceira origem (2003): Arraia Negra ou David como era autista, e nasceu com um sério problema de pele que fazia com que ele tivesse dores constantes, sendo internado quando ainda criança no Asilo Arkham em Gotham City, onde descobriram que suas dores sumiam quando ele era imerso em água gelada. David mais tarde se transformou no Arraia Negra, passando a usar uma roupa de mergulho especial, que mantinha seu corpo sempre gelado.

Origem nova (2012): David era um mercenário que foi contratado por Doutor Stephen Shin, para roubar amostras de sangue de Aquaman em sua casa, porém ele acabou provocando o ataque cardíaco que matou o pai do super-herói (Tom Curry). Furioso com o “assassinato” de seu pai, Aquaman saiu à procura de David a fim de se vingar dele, e por engano acabou matando seu pai, que segundo revelado era um terrível assassino. Depois disso, Aquaman e Arraia Negra tornaram-se inimigos mortais.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Arraia Negra apareceu em diversas séries animadas, sua primeira aparição foi em The Superman/Aquaman Hour of Adventure de 1968, onde apareceu em vários episódios e possuía capangas meio homens meio arraias. Na série animada Superamigos, ele apareceu em vários episódios como membro da Legião do Mal, que surgiu na terceira temporada do desenho em 1978. Em 2004, Arraia Negra apareceu em episódios de Liga da Justiça Sem Limites, tendo seu nome mudado na versão original para Devil Ray (na versão dublada ele continuou como o Arraia Negra).

Sua participação mais marcante, talvez tenha sido na serie animada Batman: The Brave and the Bold de 2008, Arraia Negra apareceu em muitos episódios, o que lhe rendeu figuras de ação lançadas na versão do desenho, e até mesmo brinquedos do MC Lanche Feliz. Em seguida, ele apareceu em vários episódios de Young Justice de 2011, sendo pai de Aqualad - um dos personagens principais do desenho, e novamente foram lançadas figuras de ação e saíram brinquedos do MC Donalds. Em longas animados, Arraia Negra apareceu brevemente em Superman/Batman: Public Enemies (2009), Justice League: The Flashpoint Paradox (2013) e JLA Adventures: Trapped in Time (2014), como membro da Legião do Mal; ele também apareceu rapidamente em Smallville, no episódio "Prophecy" de 2011. Em games, Arraia Negra apareceu em Aquaman: Battle for Atlantis de 2003 (X-Box e GameCube) e em Scribblenauts Unmasked: A DC Comics Adventure de 2013 (PC e WiiU).Ele tambem já apareceu em Liga da justiça o trono de Atlantis.

Arraia Negra será um dos vilões do filme Aquaman, que faz parte do Universo Cinematográfico DC. Ele será interpretado por Yahya Abdul-Mateen II.