Mantella baroni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMantella baroni
Mantella baroni01.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Mantellidae
Género: Mantella
Espécie: M. baroni
Nome binomial
Mantella baroni
Boulenger, 1888

Mantella baroni é uma espécie de anfíbio da família Mantellidae.

É endémica de Madagáscar.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude, rios e florestas secundárias altamente degradadas.[1]

É comumente conhecida como mantella-de-Baron, rã-dourada-variegada ou rã-venenosa-de-Madagascar. A espécie foi descrita em 1888 por George Albert Boulenger, que a batizou com o nome de seu coletor, Richard Baron. Foi classificada como uma espécie pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza devido à sua distribuição relativamente ampla, mas está ameaçada pela perda de habitat[1]. A dieta da rã inclui ácaros, que fazem com que ela acumule alta concentração de alcaloides na pele, tornando-a tóxica. As cores brilhantes podem servir como um sinal de alerta para predadores potenciais da toxicidade da rã.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Nussbaum, R., Cadle, J. & Raxworthy, C. (2004). Mantella baroni (em inglês). IUCN 2006. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2006 . Página visitada em 23 de Julho de 2007.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Mantella baroni
Ícone de esboço Este artigo sobre anfíbios é um esboço relacionado ao Projeto anfíbios e répteis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.