Manto e Adaga (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Manto (Marvel Comics))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Manto e Adaga (Marvel Comics)
Manto e Adaga (Marvel Comics).jpg

Capa de Fugitivos #11 (fevereiro de 2004).
Arte de Joshua Middleton.
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men[1]
Vingadores Secretos
Fugitivos
Defensores Secretos
Criado por Bill Mantlo
Ed Hannigan
Primeira aparição Parker Parker, The Amazing Spider-Man #64 (Março de 1982)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano Mutante
Afiliações X-Men[1]
Vingadores Secretos
Fugitivos
Defensores Secretos
Parceria Adaga
Base de operações Nova York
Situação presente Ativo
Habilidades Manto
* Teletransporte
  • Intagibilidade
  • Telecinese
  • Manipulação sombria
  • Levitação
  • Habilidade para se conectar com a Dimensão Negra
  • Capacidade de ver o medo das pessoas pelo toque (só na série)

Adaga

  • Geração de Adagas de Luz(Controla a direção e suas trajetórias)
  • Cura de intoxicações
  • Manipulação da luz
  • Absorção de luz
  • Regeneração espontânea acelerada
  • Capacidade de ver e roubar a Esperança das pessoas pelo toque (só na série)

Manto (Tyrone "Ty" Johnson) e Adaga (Tandy Bowen) são uma dupla de personagens do Universo Marvel. A dupla foi criada por Bill Mantlo e Ed Hannigan e teve sua estreia em the Spectacular Spider-Man #64 (Março de 1982). Manto é um super-herói negro enquanto Adaga é caucasiana, filha de uma ex-modelo.

Em abril de 2016, a Marvel Television anunciou que a dupla apareceria em sua própria série,[2] com Aubrey Joseph como Johnson e Olivia Holt como Bowen, sendo lançada em 7 de junho de 2018 através da Freeform.[3]

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Tyrone Johnson cresceu pobre nas favelas de South Boston. Por ser gago, não conseguiu avisar seu amigo do perigo e o viu morrer. Traumatizado, Ty vai para Nova Iorque.

Tandy Bowen era uma menina de dezesseis anos que cresceu em Shaker Heights, Ohio, um subúrbio de Cleveland, onde muitas pessoas ricas viviam. A mãe de Bowen, Melissa, era uma modelo famosa e egocêntrica que havia se tornado rica, não apenas por causa de sua própria carreira, mas também por receber a herança de seu marido anterior. O pai de Tandy havia partido para a Índia, em busca de um "renascimento espiritual". Posteriormente, Melissa se casou com Phillip Carlisle. Embora gentil, Tandy ainda estava magoada com a partida de seu pai e não aceitou Phillip. Sua mãe também a negligenciava.

Morando nas ruas, ele estava desesperado por comida e procurando alguém para roubar mas, quando vê Tandy Bowen, uma jovem que recém tinha fugido de casa, e a ajuda a não ser assaltada. Ela comprou-lhe comida e os dois passaram a confiar um ao outro.

Simon Marshall e seus homens marginais oferecem comida e abrigo a Tandy e Tyrone. Ingênua, Tandy aceita. Tyrone suspeitou que algumas coisas estavam erradas. Lá, eles foram golpeados e deixados inconscientes. Simon trabalhava para a Maggia e levou a dupla para a Ilha Ellis, onde injetaram neles uma droga que pretendiam usar como substituto para a heroína e precisavam de cobaias. Devido a fatores genéticos (e alguma interferencia mágica de Desespero), Tyrone e Tandy sobreviveram enquanto as outras cobaias humanas morreram com os efeitos da droga. Essas drogas geraram mutação em ambos.

Tandy e Tyronne escapam juntos com um chinês (que futuramente seria conhecido como Sr. Negativo). Não demorou e os poderes sobre-humanos começaram a se manifestar nos dois. Os homens de Marshall atacaram e foram consumidos pela fome dos novos poderes de Tyrone.

Manto e Adaga[editar | editar código-fonte]

Os dois se tornaram Manto e Adaga, comprometendo-se a proteger outros jovens dos perigos que encontrarão.

Tandy descobriu que poderia manter Tyrone alimentado com a sua luz que seu corpo passou a produzir. Tornando Ty dependente de Tandy, ele precisa das adagas luminosas de Tandy, pois sempre tem fome de luz.

Manto já foi dado como morto, mas Adaga conseguiu reconstituí-lo, usando seus poderes.

Ele, Adaga e Homem-Aranha investigam um elixir que diziam curar as pessoas da dependencia química de drogas, de fato isso acontecia mas era apenas um efeito colateral, na verdade o líquido transformava as pessoas em homem-répteis obedientes a Tirannus. Tandy acaba sendo capturada por Ghaur para ser uma das 7 noivas do Deus Set, que precisavam ser sacrificadas para ele retornar a Terra.

A dupla encontra com o Homem Aranha desmaiado e os três enfrentam a Contraparte-Aranha, Shriek e o Carnificina. Manto ficou desesperado pois aparentemente Adaga havia sido morta por Shriek.

Reinado Sombrio/X-Men Sombrios[editar | editar código-fonte]

Aceitam o convite de Norman Osborn para ter sua ficha criminal limpa se fizessem parte da equipe de X-Men de Osborn. Normalmente recluso, Manto tornou-se parte de uma equipe maior atribuído a manter a paz em San Francisco após uma série de tumultos pró e anti-mutantes. Vestindo um novo traje, e agora com o rosto desencapuzado. 

Mantiveram-se fiéis aos seus ideais heróicos, mesmo quando misturado com membros com comportamentos mais vilanescos ​​em sua equipe. Assim, quando Emma e Namor traem Osborn como parte do plano de Scott Summers, tanto Manto e Adaga foram convidados a participar os verdadeiros X-Men em seu êxodo de São Francisco.

Tandy e Ty aceita, e os dois fugitivos tornaram-se parte de uma equipe diferente, e entre sua própria espécie.

Ilha Utopia[editar | editar código-fonte]

Foi convocado por Dr. Estranho quando conjurou os Defensores de todos os tempos para ajudá-lo a enfrentar a ameaça de Nerkkod (Attuma).

Ao lado de Wolverine, Manto tinha prendido Romulus anteriormente em sua dimensão sombria interna. Agora, Dentes de Sabre, recentemente ressuscitado, rapta Adaga e força Manto a soltar Romulus. Manto cumpriu sua promessa, mas em vez de libertar Adaga, Dentes de Sabre amarrou-a ao topo do Empire State Building. Este é o lugar onde Wolverine encontra-o, mas quando ele desata a capa enfraquecido o ambos caem em direção ao chão. Mas Manto é capaz de teletransporta-los para a segurança.

Após testes foram tiradas, ele ficou aliviado que nem Tandy nem Ty eram mutantes, e que a droga deu dois super-heróis dos seus poderes.

Ilha Aranha[editar | editar código-fonte]

A igreja que usavam como base foi demolida e, enquanto procuravam um novo lugar para ficar acabaram ajudando os Vingadores contra uma infestação de Homem-Aranha.

Sr. Negativo descobre uma profecia de que seria morto pela heroína Adaga, ele sequestra a dupla e os corrompem com seu toque negativo, invertendo seus poderes. Adaga estava precisando de luz e Tyrone a beija para dar o maximo de luz que pode. Esse beijo gerou uma grande explosão destruindo o quarteirão.

E agora, Manto e Adaga permanecem com seus poderes invertidos.[4]

Em outra versão Manto estudou no mesmo colégio que Peter Parker e Adaga. Quando seus poderes mutantes se manifestaram, Manto & Adaga buscaram vingança contra o Cabelo-de-Prata, enfrentando na luta o Homem-Aranha. Mas conforme foi passando o tempo, ele e sua parceira se tornaram aliados dos heróis, principalmente das crianças do Quarteto Futuro. Manto a Adaga apareceram em os Fugitivos, ajudando-os em sua jornada.

Já fizeram parte dos Novos Guerreiros e dos Defensores Secretos.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Ty é teleportador por meio de portais do seu elo com a energia umbracinética e pode controlar as forças da dimensão escura que saem do seu manto para criar auréolas ofensivas ou mesmo defensivas para ataques inimigos. Antes de sua transformação, mostrava-se ser um grande jogador de basquete. Entretanto Manto tem a capacidade de levitar e com sua parceira Adaga formam uma dupla imbatível.

Tandy pode formar 6 "adagas de luz", ela pode jogar essa adagas de luz em seus inimigos. Sua adagas se criam automaticamente em determinadas condições, como se outra pessoa estiver em perigo. O intervalo máximo de tempo de regeneração é desconhecido, mas é certo que se jogadas muito freqüentemente as adagas, estas podem diminuir o seu alcance. Tandy tem uma força limitada para controlar seu vôo e fazer as adagas irem aos alvos. Aqueles que são atingidos por essas facas têm a sua própria mente perturbada. Adaga pode, então, drenar a mente de seus inimigos; pode drenar tanto o cérebro que se quiser pode matar. Normalmente ela opta por deixá-los em estado de choque, assim eles terão uma visão de como sua vida poderia ser diferente. A experiência é poderosa o suficiente para fazer a maioria das pessoas repensar as suas escolhas, embora um criminoso endurecido é improvável que mude os seus hábitos.

Trívia[editar | editar código-fonte]

Adaga e Manto tem uma longa e complexa história cheia de detalhes que foi, posteriormente, contraída pelos escritores. Aqui estão alguns dos detalhes:

  • A fome de "luz" que Manto sente não é realmente um aspecto de sua conexão com a dimensão negra, mas algum tipo de ligação a uma criatura demoníaca na Dimensão Negra conhecida apenas como o Predador. A alimentação deste Predador precisa de luz da vida ou se enfraquece e morre. A ferir-se o Predador, Manto também é afetado.
  • Os poderes de Manto têm uma variedade de matrizes que raramente são referenciadas.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Jeph Loeb da Marvel Television relatou na Comic-Con 2011 que Manto & Adaga estavam em desenvolvimento como uma série de televisão para a ABC Family.[5] Em abril de 2016, foi revelado que uma série live-action de Manto & Adaga estava em desenvolvimento para a Freeform.[2] Joe Pokaski serve como o criador e showrunner da série,[6] que faz parte do Universo Cinematográfico Marvel.[7] Olivia Holt e Aubrey Joseph foram escalados como Adaga e Manto, respectivamente[8] enquanto as aparições de seus filhos são retratadas por Rachel Ryals e Maceo Smedley III, respectivamente.[9] A série estreou em 7 de junho de 2018.[3] Neste show, Tyrone Johnson e Tandy Bowen, mais jovens, ganham seus poderes após serem expostos às energias que foram liberadas quando a Plataforma Roxxon do Golfo desabou.[10] Isso aconteceu quando Tandy e seu pai estavam envolvidos em um acidente de carro quando Nathan Bowen foi distraído pela explosão, assim, seu veículo entrou na água. Tyrone mergulhara no oceano para salvar seu irmão, que havia sido baleado por um policial, mais tarde identificado como Connors. Tandy e Tyrone foram os únicos sobreviventes quando Tyrone ajudou Tandy a escapar do carro submerso. Após a morte de seu pai, a mãe de Tandy voltou para as drogas e o álcool para lidar com a perda de tudo para a corporação de Nathan Bowen, a Roxxon. Tandy começou a roubar de pessoas ricas com seu então namorado, Liam, por dinheiro enquanto Tyrone tentava acompanhar as expectativas de seus pais na escola. Tandy e Tyrone se encontram mais uma vez em uma festa de colegial, onde descobrem que têm poderes de luz e escuridão, respectivamente: Tandy pode criar punhais de luz curativos que ela descobre quando uma vítima de assalto tenta agredi-la sexualmente; até mesmo ver as esperanças daqueles que ela toca, e Tyrone descobre que ele pode se teletransportar, assim como ver os medos daqueles que ele toca.[11]

Referências

  1. Official Handbook of the Marvel Universe of A to Z Vol.13 (2010)
  2. a b Wagmeister, Elizabeth (7 de abril de 2016). «Freeform Greenlights Marvel Romance Superhero Series 'Cloak and Dagger' (EXCLUSIVE)». Variety. Consultado em 7 de abril de 2016.. Cópia arquivada em 7 de abril de 2016 
  3. a b Evans, Greg (18 de janeiro de 2018). «'Marvel's Cloak & Dagger': Freeform Releases Footage, Sets Premiere Date». Deadline Hollywood. Consultado em 19 de janeiro de 2018.. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  4. «Protocolos Xavier (Manto)». Consultado em 20 de Novembro de 2016. 
  5. «Marvel confirms 'Hulk' and 'Jessica Jones' in development for ABC». 9 de junho de 2012. Cópia arquivada em 12 de junho de 2017 
  6. Goldberg, Lesley (11 de novembro de 2016). «Freeform's Fraught Year: Inside the Rebranded Network's Chase for Millennials (and a Hit Show)». The Hollywood Reporter 
  7. «Freeform Continues to Grow Its Programming Slate with New Series, Pilots, Returning Series and More». The Futon Critic. 7 de abril de 2016. Consultado em 9 de abril de 2016.. Cópia arquivada em 8 de abril de 2016 
  8. Andreeva, Nellie (30 de janeiro de 2017). «'Marvel's Cloak & Dagger': Olivia Holt & Aubrey Joseph Land Title Roles In Series For Freeform». Deadline Hollywood. Consultado em 30 de janeiro de 2017.. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2017 
  9. Fienberg, Daniel (24 de maio de 2018). «'Cloak & Dagger': TV Review». The Hollywood Reporter. Consultado em 24 de maio de 2018.. Arquivado do original em 24 de maio de 2018 
  10. Lopez, Alex Garcia (diretor); Joe Pokaski (escritor) (7 de junho de 2018). «Suicide Sprints». Marvel's Cloak & Dagger. Temporada 1. Episódio 2. Freeform 
  11. Prince-Bythewood, Gina (diretor); Pokaski, Joe (escritor) (7 de junho de 2018). «First Light». Marvel's Cloak & Dagger. Temporada 1. Episódio 1. Freeform