Manuel Heitor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Manuel Heitor
Retrato oficial de Manuel Heitor
Ministro(a) de Portugal Portugal
Período 26 de novembro de 2015
- presente

XXI Governo Constitucional

Antecessor(a) Margarida Mano
Dados pessoais
Nascimento 21 de setembro de 1958 (60 anos)
Lisboa
Partido Independente
Profissão Professor Catedrático no IST

Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor (Lisboa, 21 de setembro de 1958) é um professor universitário e político português, atual ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,[1][2][3][4]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Frederico Lúcio de Valsassina Heitor, Diretor do Colégio Valsassina até à sua morte no início de 2010 e Comendador da Ordem da Instrução Pública, irmão do arquiteto Frederico Valsassina e neto materno do também arquitecto Raul Tojal,[5] Manuel Heitor frequentou o Colégio Valsassina.

Formação académica[editar | editar código-fonte]

Manuel Heitor licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 1981, doutorou-se, em 1985, na mesma área, no domínio da Combustão Experimental, pelo Imperial College de Londres e obteve o título de agregado pela Universidade Técnica de Lisboa em 1992. Realizou um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, em San Diego.[6][7][8]

Ensino e investigação[editar | editar código-fonte]

É professor catedrático do Instituto Superior Técnico, instituição onde tem desenvolvido a sua carreira académica, inicialmente na área de Mecânica de Fluidos e Combustão Experimental, e, mais recentemente, coordenando os programas de doutoramento daquele Instituto nas áreas da «Engenharia e Políticas Públicas»[9] e da «Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Manufactura».

Desempenhou as funções de Presidente Adjunto do Instituto Superior Técnico entre 1993 e 1998.

Desde o início dos anos 90 do século XX tem-se dedicado ao estudo de políticas de ciência, tecnologia e inovação, incluindo as políticas e gestão do ensino superior.

Dirige o «Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+», do Instituto Superior Técnico, cuja fundação promoveu em 1998.[10] Em 2005, este Centro foi nomeado como um dos Top 50 global centres of research on Management of Technology, pela International Association for the Management of Technology.

Foi Professor Visitante na Universidade Harvard no ano letivo de 2011-2012.

É Research Fellow da Universidade do Texas em Austin, no Instituto IC2, Innovation, Creativity and Capital.

Em julho 2015 promoveu em Portugal o Manifesto «O Conhecimento como Futuro» e, mais recentemente, a declaração internacional «Knowledge as Our Common Future».[6][8]

Atividade política[editar | editar código-fonte]

Manuel Heitor em Fevereiro de 2016

Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, dos XVII e XVIII Governos, entre março de 2005 e junho de 2011.

Nestas funções participou ativamente na modernização do sistema de ensino português e no aumento do financiamento público e privado para atividades de ciência e tecnologia.

Nesta funções desenvolveu igualmente a conceção e concretização de consórcios internacionais em investigação e formação avançada entre universidades portuguesas e norte americanas, envolvendo redes temáticas de ciência e tecnologia.[6][8]

Referências

  1. Decreto do Presidente da República n.º 129-C/2015 de 26 de novembro
  2. «Manuel Heitor». www.portugal.gov.pt. Consultado em 29 de novembro de 2015. 
  3. «Manuel Heitor, o ministro que quer continuar o legado de Mariano Gago». PÚBLICO. Consultado em 29 de novembro de 2015. 
  4. «Ministro do Ensino Superior e da Ciência: o regresso do "discípulo" de Gago». Jornal Expresso. Consultado em 29 de novembro de 2015. 
  5. «Arqº Frederico Valsassina: "Gosto de fazer coisas boas, não de luxo"». Expresso Impresa Publishing SA. Semanário Expresso. 4 de Novembro de 2009. Consultado em 20 de Novembro de 2011. 
  6. a b c Breve Biografia e Curriculum Vitae, Janeiro 2014 (português) - IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research, Instituto Superior Técnico
  7. Breve Biografia, Janeiro 2015 (português) - IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research, Instituto Superior Técnico
  8. a b c «IC² Institute Fellow Manuel Heitor to serve as Minister in Portuguese government | IC² Institute, the University of Texas at Austin». ic2.utexas.edu. Consultado em 29 de novembro de 2015. 
  9. Programa de Engenharia e Políticas Públicas
  10. IN+.
Precedido por
Margarida Mano
(como ministra da Educação e Ciência)
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
XXI Governo Constitucional
2015 – presente
Sucedido por
Em funções