Manuel Landeta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel Landeta
Nome completo José Manuel Goenaga Jassan
Nascimento 5 de outubro de 1958 (65 anos)
Cidade do México, México
Nacionalidade mexicano
Ocupação Ator
Cantor
Atividade 1985—presente
Cônjuge Angelina Landeta (1986presente)

José Manuel Goenaga Jassan ou mais conhecido como Manuel Landeta (Cidade do México, 5 de outubro de 1958) é um ator e cantor mexicano.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cujo nome verdadeiro é José Manuel Goenaga Jassan, nasceu no dia 5 de outubro de 1958. Depois de completar a sua escolaridade Manuel foi dedicar-se a carreira de ator e participou de obras como: Lisistrita, Electra, Corona de Sombras, AL querido amigo Luis Felipe, Lorca que te queira Lorca, A Chorus Line, José, el Soñador e La Tienda de los Horrores, entre outros. Em 1984, Landeta participou de uma produção mexicana, que foi muito bem sucedida, a novela La pasión de Isabela, contracenando com Ana Martín e Héctor Bonilla. Dois anos mais tarde, em 1986, Landeta estrelou mais um drama histórico Martín Garatuza. Em 1996, Landeta volta na telas interpretando o personagem Christopher Ruiz na novela Morir dos veces. Em 1998, ele tornou-se um dos atores bem sucedidos no teatro por interpretar a peça José, o sonhador. Em 2000, Manuel estava ao lado Lisset na comédia musical Loco por Ti. Não contente com os seus sucessos e realizações, Manuel decidiu seguir a carreira para o canto, e em 2001 gravou seu primeiro álbum Olhe para mim, mas, apesar de possuir uma grande voz, o álbum não foi bem recebido pelo público. O ator também participou de algumas produções juvenis como Clase 406 e De pocas, pocas pulgas atuando ao lado de seu filho Imanol Landeta que também é cantor. Em 2004, ele estreia ao lado de Laura Flores e Sergio Goyri a novela Piel de otoño, fazendo seu primeiro vilão Victor Gutierrez. No mesmo ano, Landeta participou da novela Rubi, interpretando o milionário e sedutor Lucio Montemayor, contracenando ao lado de Bárbara Mori. Em 2005, Manuel integra o elenco de um show erótico Solo para Mujeres, onde ele dança com poucas roupas, enquanto ele está atuando em teatro na peça Little Orphan Annie ao lado de Macária e Ana Layevska. No mesmo ano, Manuel participou de programa Bailando por Mexico e em 2006 no programa Bailando por la boda de mis sueños. Em 2007 uma proposta foi feita a Manuel, ninguém menos do que dirigir o programa Nuestra Casa, ao lado da atriz Yadhira Carrillo, no programa havia entrevista gravações anteriores, tanto que Manuel confessou estar muito nervoso. Em 2008, Landeta participou da série Los Simuladores, com o personagem Franco Milán, e em 2009 também manteve o mesmo personagem. É considerado um símbolo sexual no México. No final de 2009, Manuel interpreta mais um vilão na telenovela Mar de amor, produzida por Nathalie Lartilleux estrelada por Zuria VegaMario Cimarro. Em 2010, Landeta se juntou ao elenco da nova versão do melodrama Teresa, onde dá vida a Ruben, um homem com padrões duplos. Em 2012, Landeta se mudou para os Estados Unidos para se juntar ao elenco de Coração Valente, telenovela produzida pela Telemundo, onde desempenhou o principal vilão da história.

Em 2013, Manuel regressa ao México, para participar em mais uma produção de Nathalie Lartilleux, a novela Corazón indomable, interpretando Teobaldo. Em 2016, na novela Un camino hacia el destino interpretou Hernani, marido de Mariana (Ana Patrícia Rojo) e em 2017 participa da novela Mi marido tiene familia ao lado de Daniel Arenas e Zuria Vega, interpretando Augusto Musi.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Manuel é casado com sua esposa Angelina há 29 anos, em entrevista, Manuel admite que mantem um casamento cheio de doces lembranças, e com isso ajudou a manter uma relacionamento amoroso até hoje, disse também que sua esposa é uma excelente mãe, o casal tem dois filhos, Imanol Landeta e Jordi Landeta. ambos são atores e cantores.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Séries de Tv[editar | editar código-fonte]

Programas de Tv[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Premios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios TVyNovelas[editar | editar código-fonte]

  • Melhor Vilão (2011).... Tereza (Nomeado)
  • Melhor Vilão (2005).... Rubi (Nomeado)
  • Melhor Ator Principal (1987).... Martín Garatuza (Nomeado)

Prêmios People en Español[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Manuel Landeta y su esposa Angelina comparten su historia». 12 de fevereiro de 2013. Consultado em 14 de junho de 2015 
  2. «Biografia de Manuel Landeta». Consultado em 12 de junho de 2015