Manuel Lobo Antunes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel Lobo Antunes
Manuel Lobo Antunes
Nascimento 27 de junho de 1958 (65 anos)
Lisboa
Cidadania Portugal
Progenitores
Irmão(ã)(s) Nuno Lobo Antunes, António Lobo Antunes, João Lobo Antunes
Alma mater
Ocupação político, diplomata
Prêmios
  • Comendador da Ordem do Mérito
  • Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique
  • Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique

Manuel Lobo Antunes ComIHGCIHComM (Lisboa, 27 de junho de 1958) é um jurista e diplomata português. É embaixador de Portugal em Londres.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João Alfredo Lobo Antunes e Maria Margarida Machado de Almeida Lima e trineto do 1.º Visconde de Nazaré, é irmão de António, João, Miguel e Nuno Lobo Antunes e tio da atriz Paula Lobo Antunes.

Licenciado em Direito e pós-graduou-se em Estudos Europeus, pela Universidade Católica Portuguesa, acedendo à carreira diplomática em 1984.

Em 1988 foi nomeado secretário na Embaixada de Portugal em Haia, em 1994 conselheiro em Harare, e em 1996 director da África Subsariana. Atingiu o posto de Embaixador.

Foi assessor diplomático de António Guterres, de 2001 a 2002, e diretor-geral dos Assuntos Europeus, de 2004 a 2005.

Em 2005 participa no XVII Governo Constitucional, de José Sócrates, onde entrou como Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar (cargo exercido até 2006), passando depois a Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (até 2008).

Abandonou o governo ao ser nomeado representante permanente de Portugal na União Europeia, em 2008.


Condecorações[1][2][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Manuel Lobo Antunes". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 27 de setembro de 2018 
  2. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Manuel Lobo Antunes". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 27 de setembro de 2018 
Cargos políticos
Precedido por:
João de Vallera
Embaixador de Portugal no Reino Unido
2016–
Sucedido por:
'
Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.