Manuelita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Manuelita é uma animação infantil da Argentina de 1999 baseada no personagem homônimo de María Elena Walsh e dirigida por Manuel García Ferré.

Este filme foi selecionado em Buenos Aires pelo júri do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) como o melhor filme do ano de 1999 para concorrer ao Oscar da Academia de Hollywood, no "filme estrangeiro". Ele foi indicado para o Prêmio Goya de melhor filme de animação na XVI edição da premiação.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nascida em Pehuajó, em um lar de amor e ternura, Manuelita é uma pequena e doce tartaruga que vivia com a família e sempre acompanhada de seus amigos. Mas isso muda quando em um parque de diversões Manuelita vê uma oportunidade de realizar seu sonho, que é voar; desobedecendo aos seus pais, ela corre até o balão, que se desprende das cordas e a leva numa viagem entre tempestades e arco-íris. Durante o vôo, um grande pássaro fura o balão em alto mar, deixando-a desorientada, perdida no oceano. Manuelita então é capturada por um navio de porcos piratas, mas consegue fugir durante um naufrágio. Resgatada, ela chega em Paris onde torna-se uma supermodelo. Apesar do sucesso e glamour, sente saudades de sua família e amigos; assim passará por várias aventuras até que consiga voltar para casa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O personagem Larguirucho foi comparado ao Professor Pardal e ao Liminha.
  • A música "Ninguém diz" foi composta pela cantora quando esta estava depressiva. Ela diz que a música só não saiu triste por causa do acompanhamento musical.
  • Em 2009, uma menina chamada Angela, que tinha um câncer terminal disse que gostaria de assistir o filme pela última vez, pois ele havia marcado sua infância. Ela recebeu uma cópia de um internauta que se comoveu com a história. Quando a menina morreu, foi enterrada com o DVD sobre o peito.
  • Na versão brasileira, Manuelita foi dublada por Jackeline Petkovic e sua mãe dublada por Babi Xavier. Na época, as duas eram apresentadoras do SBT, que, inclusive, teve participação na divulgação do filme.
  • O personagem Larguirucho foi dublado por Nelson Machado, o mesmo dublador do personagem Quico, do seriado Chaves.