Manutenção preventiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Manutenção preventiva é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos, máquina, ou estrutura . A manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.[1]Alem de que podem prevenir danos mais severos aos equipamentos ou casa.

A manutenção preventiva também é muito utilizada na manutenção predial, ou seja na construção Civil, pois é mais rápida e barata que uma manutenção corretiva.

Tipos de manutenção[editar | editar código-fonte]

Manutenção corretiva[editar | editar código-fonte]

Como o próprio nome diz, este tipo de manutenção significa deixar o equipamento, máquina trabalhar até avariar, ou se tratando da manutenção predial, até a patologia se tornar evidente e, depois, corrigir o problema.

Ela não é necessariamente uma manutenção de emergência, pois entra em ação mesmo quando há avaria, ou quando o equipamento começa a operar com desempenho deficiente. Em linhas gerais, a manutenção corretiva significa restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina. 

Manutenção preventiva[editar | editar código-fonte]

Manutenção preventiva[2] é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção de forma constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros. A manutenção preventiva é a monitoração de um determinado objeto estudado para evitar que ele apresente erros ou se quebre. Uma das formas de fazer isso é criando um plano para o determinado objeto, seja equipamento, máquina ou edificação quando se trata de manutenção predial[3].

Manutenção preditiva[editar | editar código-fonte]

É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo. O objetivo principal da manutenção preditiva é a verificação pontual do funcionamento dos equipamentos, antecipando eventuais problemas que possam causar gastos maiores como a manutenção corretiva.

A manutenção preditiva é conhecida como uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos - RCM, manutenção centrada na confiabilidade; MPT, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção Just-in-Time - são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.

A manutenção preditiva tenta definir o estado futuro do equipamento e o tempo de sua durabilidade. Tem base na medição e coleta de dados por monitoração: vibração, análises de óleo, ultrassom e termografia, entre outras. Esta avaliação, entretanto, peca por ser pouco precisa.

Referências

  1. http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1998
  2. «O que é manutenção preventiva». engeletes emgemharia de manutenção. 24 de outubro de 2020. Consultado em 24 de outubro de 2020 
  3. «Tipos de manutenções prediais». Líder Manutenções Prediais. 20 de outubro de 2020. Consultado em 20 de outubro de 2020