Mapa das ideias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa das ideias
Empresa privada
Slogan Think outside the box
Atividade Cultura, museologia, formação
Fundação Oeiras, Portugal (1999)
Fundador(es) Ana Fernambuco e Inês Bettencourt da Câmara
Sede Oeiras, Portugal
Website oficial http://www.mapadasideias.pt

Mapa das ideias é uma empresa portuguesa dedicada à produção de conteúdos e realização de projectos nas áreas da cultura, do património e da cidadania.[1] Fundada em 1999, por duas jovens sociólogas, actua principalmente na área da Grande Lisboa.

Defendendo que a cidadania plena passa pelo conhecimento, o trabalho que desenvolve encontra-se fortemente ligado à educação e, em particular, à museologia. Entre os seus numerosos projectos, destacam-se as colaborações com o museu Fábrica da Pólvora de Barcarena e com o Museu de Marinha, das quais resultou a modernização da comunicação dos mesmos com o público, através da introdução de novas tecnologias e da produção de diversos tipos de materiais educativos, especialmente vocacionados para os mais novos.

Dispondo de um número relativamente reduzido de colaboradores permanentes, com formação em áreas tão diversas como a sociologia, a arquitectura, a museologia, o teatro, a animação cultural e a estatística, possui um a estrutura de recursos humanos flexível,[2] recorrendo, quando necessário, a uma rede de 60 profissionais e de parcerias, de acordo com as necessidades de cada cliente e com as especificidades de cada projecto.

A empresa produz sítios para a Internet, livros, estudos sociológicos, estudos de marketing e roteiros culturais. As soluções que apresenta não se destinam normalmente a suprir necessidades do imediato, mas sim à valorização cultural a médio e longo prazo das instituições que recorrem aos seus serviços.

Em 2004, foi incluída numa lista de 50 empresas de risco, como exemplo de empreendedorismo e de participação na renovação do tecido empresarial português.[3]

Integra, actualmente, a instituição internacional GEM (Grupo para a Educação nos Museus),[4] dedicada a promover a importância dos museus e de outras instituições culturais na educação.

Referências

  1. Revista Turismo & Desenvolvimento, nº 9, 2008, p. 171-174, Universidade de Aveiro
  2. [1]
  3. «Mestres da Geração Start-up», Centro Atlântico, 2004, ISBN 972-8426-98-4
  4. [2]