Mar Dinkha IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mar Dinkha IV
ܡܪܝ ܕܢܚܐ ܪܒܝܥܝܐ
Patriarca
Patriarca Catholicos da Babilônia

Igreja

Igreja Assíria do Oriente
Ordenação e nomeação
Patriarcado
Entronizado 11 de outubro de 1976
Dados pessoais
Nome secular Dinkha Khanania
Nascimento Darbandoka
15 de setembro de 1935
Morte Rochester (Minnesota)
26 de março de 2015 (79 anos)
Nacionalidade Iraque iraquiano
Categoria:Ortodoxia Oriental
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Cristianismo

Mar Dinkha IV (nascido Dinkha Khanania em 1935) foi o 120° líder da Igreja Assíria do Oriente. Foi bispo de Teerã, Irã, antes de tornar-se Patriarca e chefe da Igreja Assíria. Seu predecessor foi assassinado em San Jose, Califórnia, mas ainda assim Mar Dinkha fixou residência nos Estados Unidos.

Seu governo tem sido de grande diálogo com outras confissões. Em 1994, ele assinou uma declaração cristológica em conjunto com o Vaticano. Em 1996, assinou um acordo de cooperação com o Patriarca Caldeu de Bagdá, Rafael I Bidawid. Em 1997, entrou em negociações com a Igreja Ortodoxa Síria e interrompeu uma série de anátemas mútuos.

A ultima morada de Mar Dinkha foi próxima à Chicago, e Illinois tem sido praticamente o centro da Igreja Assíria do Oriente. Faleceu em 26 de março de 2015 [1] ; [2]

Referências

  1. The Orthodox Church (27 de março de 2014). Catholicos-Patriarch Mar Dinkha IV Enters Eternal Rest (em en) theorthodoxchurch.info. Visitado em 8 de outubro de 2015.
  2. Radio vaticana (27 de março de 2015). Patriarch Mar Dinkha IV of the Assyrian Church of the East dies at age of 79 (em en) en.radiovaticana.va. Visitado em 8 de outubro de 2015.

Conexões externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.