Mar de Mármara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mar de Mármara com o mar Negro em cima e o mar Egeu à esquerda.

O mar de Mármara, também conhecido como mar de Mármora (em turco: Marmara Denizi; em grego: Μαρμαρα̃ Θάλασσα; transl.: Marmara Talassa ou Προποντίδα; Propontida), é um mar interior que separa o mar Negro do mar Egeu - separando, assim, a parte asiática da Turquia da sua parte europeia pelos estreitos de Bósforo Dardanelos. Sua área de superfície é de 11 500 km² e sua profundidade máxima é de 1 261 m. É envolvido ao norte e ao sul pela Turquia, sendo situado sobre uma falha geológica responsável por diversos e dramáticos terremotos.

Ao norte, liga-se ao mar Negro pelo estreito de Bósforo e, ao sudoeste, liga-se ao mar Egeu (Mediterrâneo) pelo estreito de Dardanelos.

Há dois grandes grupos de ilhas, conhecidos como ilhas dos Príncipes e Mármara. A ilha de Mármara é rica em jazidas de mármore - o que dá nome ao mar (mármara é a palavra grega para mármore).

Propôntida (Προποντίς, -ίδος, Propontis) era o antigo nome grego do mar de Mármara. O nome deriva de pro (antes) e pont- (mar). O nome dá-se em razão de os gregos terem navegado frequentemente pela Propôntida para alcançar o mar Negro (o Pontus Euxinus).


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.