Marambaia (Belém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do bairro Marambaia em Belém do Pará

O bairro da Marambaia[1] faz limites com os seguintes bairros: noroeste: Val-de-Cans, norte: Mangueirão, leste e sudoeste: Sacramenta, sul: Sousa e sudeste: Castanheira. Localiza-se próximo a saída da cidade(Rodovia BR 316) e a Rodovia Augusto Montenegro, principal via de acesso para os distritos de Icoaraci e Outeiro. É um bairro de classe média que está crescendo atualmente, e está sendo valorizado no mercado imobiliário.Foram construídos vários prédios residências em torno da Marambaia. Hoje, a Av. Tavares Bastos é uma importante via do bairro; apresenta faculdades, Recentemente, inaugurou-se o Líder Marambaia, fazendo concorrência ao supermercado Y. Yamada; todos esses empreendimentos na Av. Tavares Bastos, possui uma das feiras aberta de Belém mais completa a famosa feira do entroncamento, posto de saúde, farmacias, clinicas de estetica, bancos,igrejas evangelicas, igrejas catolicas, fast foods, escolas, proximo ao shopping Castanheira.

Conjunto Medici I e II[editar | editar código-fonte]

O conjunto Medici I que se inicia a partir da rua Rodolfo Chermont e terminando logo após a Avenida Santarém é um conjunto muito tradicional em Belém. Conhecido pela vasta área verde que vem decorrente da Rua da Marinha . Chegando ao conjunto na rua da mata, o que se vê a primeira vista é a Feira do Medici e o Cemitério São Jorge. Há também a Praça Dom Alberto Ramos que é muito conhecida e ate usada como ponto de referência, a praça é muito utilizada para o lazer dos moradores com eventos quase todos os finais de semana.

O conjunto Medici II é muito conhecido não só por quem mora nas redondezas, por possuir variadas opções quando falamos de comida. A lanchonete Puro Sabor é um dos motivos que fazem o Medici II ser tão conhecido, com sua culinária chama a atenção de muitos. O Eguatchê Espetinhos, vencedor do concurso de culinária Comida Di Buteco é um dos motivos também que fazem o Medici ser conhecido por toda Belém. Além de conter a praça da Rua da Mata que conta com vários carrinho de Lanche, sendo o mais conhecido deles o Égua da Coxinha que oferece uma variedade de salgados e pasteis.

O Parque Ecológico Municipal Gunnar Vingren possui 44 hectares, equivalente a 110 campos de futebol, localizado nos bairros da Marambaia e Val de Cans, é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município de Belém (SEMMA). O Parque foi criado no século XX em 19 de novembro de 1991, sendo uma área doada á Prefeitura pela Associação dos Moradores do Conjunto Médici, com a reivindicação de criação do Parque Ecológico com fins de preservação à biodiversidade local e com uma área de visitação destinada à população de Belém. O "Gunnar Vingren" não possui uma estrutura para visitação do povo de Belém, porque falta verba orçamentária, as visitas são restritas para grupos institucionais, focado mais precisamente em estudo e pesquisa. No local existem: um quiosque, um chalé (centro de referência para atividades educacionais, científicas e culturais), cinco trilhas e uma ponte sobre o canal São Joaquim e outra na região de várzeas.


Referências

  1. «Bairros de Belém» (PDF). Belem.pa.gov.br. 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Pará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


www.marambaiabelem.com.br