Maranho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maranhos)
Maranho

O maranho é uma especialidade da cozinha tradicional portuguesa, e difundido pela região da Beira Baixa, mais concretamente da sua zona ocidental, conhecida por região do Pinhal, correspondente à sub-região estatística do Pinhal Interior Sul, constituída pelos municípios de Proença-a-Nova, Mação, Oleiros, Sertã, e Vila de Rei e Pampilhosa da Serra.

O maranho consiste num pequeno saco feito de um bocado de bucho de cabra (mais recentemente começou a ser também utilizada pele sintética para substituir o bucho), recheado com carne de cabra, presunto e arroz e fortemente condimentado com hortelã, colorau, salsa e outros temperos com tudo regado em vinho branco; depois de cosidos, os saquinhos são cozidos em água.[1] Os maranhos também são conhecidos por molhinhos, borlhões ou burunhões.[2]

De salientar que em cada uma das zonas referidas os temperos são diferentes, podendo haver algumas diferenças no paladar, e versões mais recentes incluem também carne de porco. Existe uma Real Confraria do Maranho, sediada em Pampilhosa da Serra, inscrita na FPCG, que divulga e promove esta iguaria pelo país.

O maranho antigamente era servido apenas em alturas festivas, como nos casamentos e nas festas de cada povoação. Na ementa tradicional enriquecia o cozido, mas hoje o maranho é frequentemente servido com outros acompanhamentos, como o almeirão - uma salada de inverno que se pode consumir simples ou juntar o feijão-frade ou batata cozida, dependendo do gosto.

Em junho de 2011, o Município de Proença-a-Nova promoveu a iniciativa O Maior Maranho do Mundo, apresentando um maranho com 40 metros.[3]

Referências

Onde comprar Maranho[editar | editar código-fonte]

Dom Casel Iguarias de Origem Portuguesa

O Dom Maranho tem 200 anos de uma receita cuja confeção se baseia na carne de cabra, presunto, chouriço, hortelã e arroz, conferindo-lhe um sabor aromatizado, fresco e leve.

Servido como prato principal, acompanha com salada/hortaliça da época e batata frita caseira.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
O wikilivro Livro de receitas tem uma página intitulada Maranhos
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.