Maraponga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maraponga (Fortaleza))
Ir para: navegação, pesquisa

Maraponga é um bairro tradicional situado na Zona Sul de Fortaleza, CE.1

É um dos bairros mais tradicionais da metrópole fortalezense. Segundo historiadores o significado da palavra Maraponga é "muitas águas". Como parte da bacia do Cocó, essa deu nome ao bairro, que antes fazia parte de Parangaba, integrando ainda um conjunto de mananciais integrados. Segundo moradores mais antigos, na década de 1960 havia praticamente sítios, fazendas. Muitas dessas fazendas pertenciam as famílias Zequinha Gurgel e Bibil Frota, donas do entorno da lagoa.

Na década de 70 até o fim dos anos 80, a Maraponga passou a ser das casas de veraneio. Atualmente o bairro é quase que totalmente utilizado para moradia, além de ter grande área verde juntamente com a Lagoa da Maraponga, uma das poucas remanescentes lagoas não-poluídas da cidade. O Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga é a principal beleza natural do bairro, com 31 hectares de área. O local é frequentado por coopistas e famílias, principalmente nos fins de semana. Cedinho pela manha é possível ver o azul da lagoa, o verde do mato e as garças voando.

Devido sua evolução, alguns especialistas classificam o bairro de "A nova Aldeota" . O bairro experimenta um grande crescimento no mercado imobiliário. Em todo o bairro, é possível deparar-se com novas residências e edifícios sendo construídos. Uma curiosidade é que o nome da maioria das ruas do bairro tem o nome de países como por exemplo: Rua Holanda, Rua Bélgica, Rua França, Rua Itália, Rua Suiça...

A movimentada avenida Godofredo Maciel era, antigamente, apenas uma estradinha de terra por onde passavam os viajantes. Hoje na nessa referida avenida, encontra-se o setor comercial, tendo lojas, dentistas, churrascarias e supermercados tais como o Carrefour e o Pinheiro Supermercado, além da sede do Detran-Ce. Outra rua importante é a Francisco Glicério, onde fica localizado o Shopping Maraponga Mart Moda, outras lojas e comércios.

Aos sábados acontece a feira do bairro, na rua 10. Aos domingos, a famosa lagoa é habitada por adultos, jovens e crianças em práticas de lazer, correr ou praticar qualqueratividade física. A lagoa está protegida sob a lei municipal 6.883 de 1991.

Referências