Marc Anthony

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marc Anthony
Marc Anthony em performance no concerto Fiesta Latina, na Casa Branca, 2009.
Informação geral
Nome completo Marco Anthony Muñiz
Nascimento 16 de setembro de 1968 (48 anos)
Local de nascimento Nova Iorque, Nova Iorque
 Estados Unidos
Gênero(s)
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1989 – presente
Outras ocupações Ator
Gravadora(s) Columbia
Sony Music Latin
Afiliação(ões)
Página oficial www.marcanthonyonline.com

Marco Antonio Muñiz Ruiz, mais conhecido por Marc Anthony (Nova Iorque, 16 de setembro de 1968) é um compositor e cantor norte-americano, popular na América Latina pelas suas baladas e pela salsa. Anthony deu início à sua carreira musical integrando a dupla Little Louie & Marc Anthony em meados da década de 1980, chegando a alcançar primeira colocações nas tabelas musicais estadunidenses na década seguinte. Posteriormente, com sua transferência à gravadora RMM Records, Anthony dedicou-se exclusivamente à salsa até lançar sua versão de "Hasta que te conocí" (originalmente gravada por Juan Gabrie), atingindo um estrondoso sucesso internacional.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Marc Anthony nasceu sob o nome de Marco Antonio Muñiz Ruiz na cidade de Nova York, filho de Guillermina, uma dona-de-casa e de Felipe Muñiz, músico e trabalhador no refeitório de um hospital. Os seus pais são de origem porto-riquenha. Tem uma irmã chamada Yolanda Muñiz.

Tem uma filha, Ariana, nascida em 1994, com a ex-namorada a policial Debbie Rosado.

Ele casou em 9 de maio de 2000 com Miss Universo Dayanara Torres em Las Vegas. Eles renovaram os votos em uma grande cerimônia em dezembro de 2002. O casal teve dois filhos, Christian Marcus Muñiz, nascido em 5 de fevereiro de 2001 e Ryan Adrian Muñiz nascido em 16 de agosto de 2003. O casal se separou em outubro de 2003 e em janeiro de 2004 ela entrou com o pedido de divórcio. O divórcio foi finalizado em 1º de junho de 2004.

Apenas quatro dias depois de seu divórcio, Marc casou com a cantora e atriz Jennifer Lopez, com quem teve os filhos mais novos, os gêmeos Emme Maribel Muñiz e Maximillian David Muñiz, nascidos em 22 de fevereiro de 2008. Depois de muitos boatos de que Marc estava traindo Jennifer Lopez, foi confirmado o divórcio entre os dois.

Ganhou notoriedade após participar do CD Planet Pit em parceria com o rapper americano, Pitbull na faixa Rain Over Me em 2011.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Jennifer Lopez e Marc Anthony, em 2011.

Marc Anthony é abertamente defensor das ideias do Partido Democrata, tendo forte interesse por política. O cantor performou "The Star-Spangled Banner", o hino nacional estadunidense na Convenção Nacional Democrata de 2012,[1][2] que elegeu Barack Obama como candidato às eleições presidenciais daquele ano.[3] Anthony é católico romano praticante.[4][5]

Em 2013, o cantor performou a canção tradicional "God Bless America" no Jogo das Estrelas da Major League Baseball, no Citi Field, Nova Iorque.[6] Apesar do cantor ser um cidadão estadunidense de pais porto-riquenhos, mas nascido e criado na cidade de Nova Iorque, várias postagens no Twitter criticaram sua escolha como cantor do hino, sugerindo que ele fosse latino-americano. Em contrapartida, a Liga Antidifamação mostrou-se contra tais comentários, alguns ofensivos.[7]

Família[editar | editar código-fonte]

Marc Anthony casou-se primeiramente com Debbie Rosado, com quem teve a filha Ariana em 1994.[8][9]

Posteriormente, em 9 de maio de 2000 o cantor casou-se com a Miss Universo Dayanara Torres numa cerimônia em Las Vegas. O casamento rendeu-lhe dois filhos: Cristian Anthony Muñiz (nascido em 2001), batizado em homenagem ao cantor mexicano Cristian Castro,[10] e Ryan Anthony Muñiz (nascido em 2003) Devido a problemas de relacionamento, o casal separou-se em meados de 2002, renovando os votos em dezembro do mesmo ano em Porto Rico. O casamente teve um fim definitivo em 2004.

Em junho de 2004, Marc Anthony e a atriz e cantora Jennifer Lopez casaram-se.[11] Em 22 de fevereiro de 2008, nasceram os gêmeos Emme Maribel Muñiz e Maximillian David Muñiz. No ano seguinte, o casal entrou para o clube de sócios do Miami Dolphins, ao lado de diversas personalidade, como Gloria e Emilio Estefan, Venus e Serena Williams, e a também cantora Fergie. Anthony e Lopez investiram em diversas áreas durante seu casamento, chegando a financiar duas mansões em Brookville, Nova Iorque. No entanto, em 9 de abril de 2012, o casal anunciou sua separação e o início do processo de divórcio, concluído somente em 16 de junho de 2014.

Em 11 de novembro de 2014, Marc Anthony casou-se com a modelo venezuelana Shannon de Lima na República Dominicana.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Marc Anthony
  • 1988: Rebel
  • 1991: When the Night is Over
  • 1993: Otra Nota
  • 1995: Todo a Su Tiempo
  • 1997: Contra la Corriente
  • 1999: Marc Anthony
  • 2001: Libre
  • 2002: Mended
  • 2004: Amar Sin Mentiras
  • 2004: Valió la Pena
  • 2007: El Cantante
  • 2010: Iconos
  • 2013: 3.0

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências