Marc Guggenheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marc Guggenheim
Guggenheim na WonderCon 2013.
Nascimento 24 de setembro de 1970  (46 anos)
Ocupação Escritor, Roteirista, Produtor de televisão e de cinema
Atividade 1990-presente
IMDb: (inglês)

Marc Guggenheim ( EUA, 24 de setembro de 1970)[1] é um roteirista e produtor de televisão e cinema estadunidense, e escritor da Marvel Comics e da DC Comics. É mais conhecido por ser um dos criadores e produtores das séries de televisão Arrow, The Flash (2014) e DC's Legends of Tomorrow.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Depois de escrever um roteiro de comédia romântica, ele o levou a alguns produtores com os quais teve algumas reuniões. Depois disso, Marc se mudou para a Califórnia onde iniciou sua carreira de roteirista. O roteiro de The Practice foi seu primeiro trabalho. Guggenheim também foi produtor nas séries Law & Order, Jack and Bobby, CSI: Miami, e In Justice.

Junto com Greg Berlanti, Guggenheim foi co-criador da série da ABC, Eli Stone. Mais tarde, foi produtor executivo de No Ordinary Family, também na ABC.

Em outubro de 2012, estreou o maior projeto de Guggenheim, Arrow. Ele foi um dos criadores da série, junto de Greg Berlanti e Andrew Kreisberg. Ele escreveu boa parte dos episódios e também produz a série.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Ele atuou como estagiário na Marvel em 1990, para o editor Terry Kavanaugh, e foi o colorista de oito páginas da história do Homem de Gelo/Tocha Humana. Suas experiências como escritor incluem Aquaman da DC Comics, Wolverine e O Justiceiro da Marvel, e roteiros do jogo Perfect Dark Zero. He também escreveu Blade por 12 vezes junto com o artista Howard Chaykin.

Em 2006, Guggenheim assumiu a escrita de The Flash.[2] Guggenheim's run concluded with the death of the fourth Flash, Bart Allen.

Em 2007, Guggenheim tornou-se parte do time de escritores de The Amazing Spider-Man, sendo que seu primeiro trabalho, apareceu em Amazing Spider-Man #546.

Ele escreveu os quadrinhos de Young X-Men, da Marvel, que foi lançado em abril de 2008[3]. Também em 2008 ele trabalhou com Hugh Jackman e Virgin Comics em Nowhere Man,[4] e em Super Zombies com Dynamite Entertainment[5] e Stephen King.[6]

Marc escreveu o roteiro do jogo eletrônico X-Men Origins: Wolverine, desenvolvido Raven Software, e baseado no filme de mesmo nome.

Guggenheim pretendia assumir Action Comics depois da série War of the Supermen,[7] mas acabou sendo substituído por Paul Cornell para que focasse em outro projeto,[8] Justice Society of America.[9]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2011 Green Lantern Roteirista
2013 Percy Jackson: Sea of Monsters

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Marc Guggenheim».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]