Marc Guggenheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marc Guggenheim
Guggenheim na WonderCon 2013.
Nascimento 24 de setembro de 1970  (48 anos)
Ocupação Escritor, Roteirista, Produtor de televisão e de cinema
Atividade 1990-presente
IMDb: (inglês)

Marc Guggenheim ( EUA, 24 de setembro de 1970)[1] é um roteirista e produtor de televisão e cinema estadunidense, e escritor da Marvel Comics e da DC Comics. É mais conhecido por ser um dos criadores e produtores das séries de televisão Arrow, The Flash e DC's Legends of Tomorrow.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Depois de escrever um roteiro de comédia romântica, ele o levou a alguns produtores com os quais teve algumas reuniões. Depois disso, Marc se mudou para a Califórnia onde iniciou sua carreira de roteirista. O roteiro de The Practice foi seu primeiro trabalho. Guggenheim também foi produtor nas séries Law & Order, Jack and Bobby, CSI: Miami, e In Justice.

Junto com Greg Berlanti, Guggenheim foi co-criador da série da ABC, Eli Stone. Mais tarde, foi produtor executivo de No Ordinary Family, também na ABC.

Em outubro de 2012, estreou o maior projeto de Guggenheim, Arrow. Ele foi um dos criadores da série, junto de Greg Berlanti e Andrew Kreisberg.[2] Ele escreveu boa parte dos episódios e também produz a série.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Ele atuou como estagiário na Marvel em 1990, para o editor Terry Kavanaugh, e foi o colorista de oito páginas da história do Homem de Gelo/Tocha Humana. Suas experiências como escritor incluem Aquaman da DC Comics, Wolverine e O Justiceiro da Marvel, e roteiros do jogo Perfect Dark Zero. Ele também escreveu Blade por 12 vezes junto com o artista Howard Chaykin.

Em 2006, Guggenheim assumiu a escrita de The Flash.[3] Em 2007, fez parte do time de escritores de The Amazing Spider-Man, sendo que seu primeiro trabalho, apareceu em Amazing Spider-Man #546.

Ele escreveu os quadrinhos de Young X-Men, da Marvel, que foi lançado em abril de 2008.[4] Também em 2008 ele trabalhou com Hugh Jackman e Virgin Comics em Nowhere Man,[5] e em Super Zombies com Dynamite Entertainment[6] e Stephen King.[7]

Marc escreveu o roteiro do jogo eletrônico X-Men Origins: Wolverine, desenvolvido Raven Software, e baseado no filme de mesmo nome.

Guggenheim pretendia assumir Action Comics depois da série War of the Supermen,[8] mas acabou sendo substituído por Paul Cornell para que focasse em outro projeto,[9] Justice Society of America.[10]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2011 Green Lantern Roteirista
2013 Percy Jackson: Sea of Monsters

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Marc Guggenheim[ligação inativa], (em inglês) no evri.com
  2. Marafon, Renato (21 de abril de 2015). «'Legends of Tomorrow' é o título do spin-off de 'Arrow' e 'The Flash'». CinePop. Consultado em 30 de novembro de 2018 
  3. Brady, Matt (13 de novembro de 2006). «Guggenheim Starts as New Flash Writer in February». Newsarama. Arquivado do original em 19 de novembro de 2006  (em inglês)
  4. Guggenheim fala sobre "Young X-Men" no Comic Book Resources (em inglês)
  5. Jackman, Guggenheim go 'Nowhere', Variety (em inglês)
  6. Guggenheim & Gonzales on Bringing 'Super Zombies' to Life, Newsarama, 5 de novembro de 2008 (em inglês)
  7. Issue 1 of Stephen King's N. Hits Comic Stores Today! (em inglês)
  8. Segura, Alex (10 de dezembro de 2009). «DCU in 2010: Marc Guggenheim Steps in as Writer on Action Comics». The Source. DC Comics.com. Consultado em 12 de abril de 2010  (em inglês)
  9. Segura, Alex (12 de abril de 2010). «Paul Cornell Steps in as New Action Comics Writer». The Source. DC Comics.com. Consultado em 12 de abril de 2010  (em inglês)
  10. Guggenheim takes charge of the JSA (em inglês)
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Marc Guggenheim».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]