Marcela Páez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marcela Páez (n. 5 de junho de 1964) é uma atriz e apresentadora de televisão mexicana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou Comunicação na UNAM. Levou a cabo sua preparação artística no CEA. Ademais, estudou canto com os maestros Paco de Migueles e Manuel Peña e atuação com o maestro Julio Castillo na Oficina de Teatro de Manolo Fábregas. Começou sua carreira em 1978 como radioatriz na XEW e em audiodublagem. Em 1983 debutou na televisão como condutora do programa XETU, ao lado do ator René Casados. Em 1986 realiza sua primera telenovela, El engaño, e debuta no teatro na obra Violinista en el tejado produzida por Manolo Fábregas. Sua carreira ascendeu a partir do fim dos anos 1980, quando obteve seu primeiro papel estelar na telenovela Lo blanco y lo negro, também de Ernesto Alonso. A partir dos anos 1990 participou nas telenovelas Alcançar uma estrela (exibida no SBT), Cadenas de amargura, e La sonrisa del Diablo. Pela primeira e a terceira, foi nominada aos TVyNovelas Mejor actriz de reparto, enquanto que pela segunda foi como Mejor revelación femenina. Foi uma das poucas atrizes que nominadas a tais prêmios três anos consecutivos. Participou em séries e programas de televisão. Como apresentadora, se desempenhou na televisão, rádio e eventos particulares de diferentes empresas. Como locutora trabalhou para muitas e diversas marcas em comerciais de rádio e televisão do México, América Latina, e Estados Unidos. Graças a sua preparação no canto, realizou obras de teatro musicais e infantis.

Ademais de seu trabalho na televisão e teatro, levou uma carreira como atriz de audiodublagem. Foi a voz oficial, em castelhano, das atrizes Sigourney Weaver, Sharon Stone, Lauren Graham, e Queen Latifah. Também é solicitada frequentemente para audiodublar atrizes afro-estadunidenses, já que seu tom vocal calça perfeitamente com elas. Trabalhou para a empresa Disney em projetos como: Procurando Nemo, Up, The Cheetah Girls, La máscara del Zorro, entre outros.

É casada com o músico Andres Cepeda.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Séries[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Queen Latifah (dubladora oficial em castelhano)

Sigourney Weaver

Lynn Whitfield

Sharon Stone

Desenhos[editar | editar código-fonte]

Séries Animadas[editar | editar código-fonte]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Premios TVyNovelas[editar | editar código-fonte]

Año Categoría Telenovela o Programa Resultado
1984 Melhor revelação XE-TÚ Ganhadora
1991 Melhor atriz coestrela Alcanzar una estrella Nominada

Referências

  1. «Marcela Páez». Los diccionarios y las enciclopedias sobre el Académico (em espanhol). Consultado em 3 de janeiro de 2021 
  2. «"Alma de Hierro" regresa a TL Novelas | Ernesto Jerardo» (em espanhol). Consultado em 27 de novembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]