Marcelo Cassaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Marcelo Cassaro (15 de agosto de 1970)[1] é um roteirista de quadrinhos, editor veterano de revistas de RPG e escritor de ficção científica brasileiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Marcelo Cassaro iniciou sua carreira na produtora Black & White & Color de Mauricio de Sousa, onde trabalhou nos filmes da Turma da Mônica[2].

Na Editora Abril, fez os quadrinhos do Zé Carioca[3] e das séries de TV Japonesa: Maskman, Jaspion, Spielvan, Black Kamen Rider, Changeman e Cybercop na revista Heróis da TV[4][5]. Mais tarde foi editor das revistas Progames e Gamers da Editora Escala[6].

Ainda na Escala editou e roteirizou histórias em quadrinhos baseadas na franquia jogos de luta Street Fighter[7]. Cassaro saiu da Editora Escala e passou a trabalhar na Editora Trama, onde criou a Revista Dragão Brasil, da qual foi editor por mais de dez anos. Durante o período em que esteve na Dragão Brasil criou, junto com Rogério Saladino e J.M. Trevisan, o cenário de RPG Tormenta. No mesmo período, Cassaro lançou diversas HQs, como as minisséries ''Victory (com arte de Edu Francisco) e Street Fighter Alpha 3 (adaptação em quadrinhos do game de mesmo nome, com arte de Érica Awano); Cassaro e Awano repetiriam a dobradinha na bem sucedida saga em quadrinhos Holy Avenger, desenhada em estilo mangá, que teve 42 edições e cinco especiais.

Ele também é o criador do sistema 3D&T (3ª edição Defensores de Tóquio), um RPG conhecido pela simplicidade, flexibilidade e total falta de realismo. Junto com Marcelo Del Debbio, publicou a segunda edição do RPG Invasão, de ficção científica. Em co-autoria com Norson Botrel, publicou o Guia de Classes de Prestígio. Ambos os livros foram publicados pela Daemon Editora. Cassaro já publicou sob vários pseudônimos, como Capitão Ninja e Paladino.

É autor do romance de ficção científica Espada da Galáxia e do romance de fantasia científica Lua dos Dragões.

Em 2005 deixou a revista Dragão Brasil, devido a problemas internos com a diretoria da editora. Levou sua experiência como editor de RPG para a Mythos Editora e lá criou a RPG Master (toda dedicada a 3D&T)[8] e para a Manticora criou a revista Dragon Slayer[9] (depois editada pela Editora Escala), concorrendo diretamente com a revista que ele levou até o número "onzenta e um" (referência a O Senhor dos Anéis) no mercado de revistas RPGistas. Nesse mesmo ano lançou Primeira Aventura!!! pela Manticora[10][11], Tormenta D20 pela Jambô Editora[12] e Tormenta Daemon pela Daemon Editora[13].

Em 2006 lançou pela Editora JBC, o 4D&T, uma nova versão do Defensores de Tóquio usando o Sistema d20.

Também trabalha na produção da série animada de Holy Avenger, que atualmente está em fase de pré-produção.

Em 2009, teve títulos publicados na Jordânia[14]

Atualmente, Cassaro trabalha na revista 'Turma da Mônica Jovem, na qual começou como roteirista do arco "Brilho de um Pulsar" (números 6 a 8); a trama é inspirada no longa animado A Princesa e o Robô, de 1983[15] (no qual o próprio Marcelo colaborou, nas funções de intervalador e assistente de design). Também por Turma da Mônica Jovem, escreveu o arco de história "Monstros do Id" (edições 16 a 18). Cassaro também é responsável pelos layouts dos roteiros de Petra Leão, principal roteirista de Turma da Mônica Jovem.

Em 2011, a Jambô Editora lançou uma edição especial de DBride - Noiva Do Dragão, escrita por Cassaro e desenhada por Érica Awano, publicada anteriormente de forma seriada na revista Dragon Slayer[16].

Em solidariedade às vítimas do Sismo e tsunami de Sendai de 2011, Cassaro resolveu doar sua parte dos lucros da venda da edição especial de DBride[17]. Em agosto de 2012, Cassaro anunciou que estava produzindo a série Hero Party, ao lado da desenhista Erica Horita (conhecida pela série Ethora)[18]. Inspirada em RPGs, a série está sendo produzida através de Financiamento coletivo[19]. No mesmo ano, o autor lançou uma nova HQ seriada na revista Dragon Slayer, 20 Deuses, desenhada por Rafael Françoi[20]. Com o cancelamento da revista Dragon Slayer, a HQ passou a ser publicada no site da Jambô.[21][22]

Em 2016, anunciou o retorno da Dragão Brasil através de financiamento coletivo.[23]


Referências

  1. «Autores». site oficial de Holy Avenger 
  2. Gustavo Brauner (12 de julho de 2006). «Entrevista com Marcelo Cassaro». Sobrecarga 
  3. «Marcelo Cassaro Index Disney». Inducks (em inglês). Consultado em 24 de setembro de 2009 
  4. Gustavo Brauner (12 de julho de 2006). «Entrevista com Marcelo Cassaro». site Sobrecarga. Consultado em 30 de novembro de 2009 
  5. Magico (18 de março de 2004). «O Fantástico Jaspion». site RedeRPG. Consultado em 30 de novembro de 2009 
  6. Entrevista com Marcelo Cassaro. RedeRPG. 05/05/2003
  7. Os Quadrinhos de Street Fighter. Revista Oficial Street Fighter. St, Editora Escala 1995
  8. Talude (27 de julho de 2005). «RPGMaster #01 - Tópico a Tópico». RedeRPG 
  9. Marcelo Cassaro “Paladino. «A volta de 3D&T». Jambô Editora 
  10. «Cassaro tira mais dúvidas». RedeRPG. 20 de março de 2005 
  11. press release (12 de março de 2005). «Comunicado Oficial da Editora Mantícora». RedeRPG 
  12. Talude (23 de julho de 2005). «Dragão Brasil : Dragão Brasil #113 - Tópico a Tópico». Rede RPG 
  13. press release (3 de junho de 2005). «RPG: Tormenta : Tormenta Daemon – Um cenário bem mais maduro». Rede RPG 
  14. Sidney Gusman (3 de setembro de 2009). «Editora da Jordânia inaugura site com HQs de brasileiros». Universo HQ 
  15. Eduardo Nasi. «Turma da Mônica Jovem #6». Universo HQ 
  16. Hector Lima (01 de Fevereiro de 2011). «DBride Noiva Do Dragão em edição especial». Omelete  Verifique data em: |date= (ajuda)
  17. Sidney Gusman (24 de março de 2011). «Jambô lança DBride - A noiva do dragão, de Marcelo Cassaro e Erica Awano». Universo HQ 
  18. Ricardo S. Tayra. «Ethora - A Donzela de Ferro». Universo HQ 
  19. «Colabore com o mangá brasileiro Hero Party». Anime Pró. 20 de agosto de 2012 
  20. «DragonSlayer nº 36». Jambô Editora 
  21. Leonel Caldela (10 de julho de 2013). «A Busca pela DragonSlayer Perdida». Jambô Editora 
  22. «20 Deuses». Jambô 
  23. Revista Dragão Brasil está de volta por meio de financiamento coletivo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.