Marcelo Rezende

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Nota: Se procura pelo músico fundador da banda brasileira Som da Rua, consulte Marcelo Rezende (músico).
Marcelo Rezende
O jornalista em 2016, na pré-estréia
do filme Os Dez Mandamentos.
Nome completo Marcelo Luiz Rezende Fernandes
Nascimento 12 de novembro de 1951 (65 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasil brasileiro
Ocupação jornalista e apresentador de televisão

Marcelo Luiz Rezende Fernandes (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1951), é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. Começou sua carreira no Jornal dos Sports, no Rio de Janeiro, como repórter esportivo de clubes, nos anos 70, quando era editor Aparício Pires.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rezende trabalhou na Rede Globo, por 23 anos, tanto como repórter, e depois apresentando o programa policial Linha Direta, até dezembro de 2000, e, na Rede Record, onde apresentou o programa Cidade Alerta. Em 2002, passou pela RedeTV!, onde apresentou o também extinto programa Repórter Cidadão.

Com mais de 40 anos de atividade profissional, Marcelo Rezende foi repórter da revista Placar e em outros veículos fez matérias envolvendo tráfico de armas, corrupção no futebol, pirataria fonográfica, entre outras. Os destaques, porém, foram a entrevista que fez com o motoboy Francisco de Assis Pereira, o "Maníaco do Parque", para o Fantástico, e a reportagem que denunciou o abuso de autoridade policial numa blitz na Favela Naval, em Diadema, região do Grande ABC, no Caso Favela Naval para o Jornal Nacional, durante os anos 90 na Rede Globo.

Seu último trabalho na RedeTV! foi no RedeTV! News. No dia 3 de novembro de 2008, Marcelo Rezende, não contente com a redução do salário, rescindiu seu contrato com a RedeTV! e foi substituído temporariamente, a partir do dia 4 do mesmo mês e ano, por Augusto Xavier.[1]

Em 1º de dezembro de 2008, Rezende gravou com Hebe Camargo o quadro Jornal da Hebe, no SBT. A partir daí, a imprensa especula a sua ida para o SBT. Em 17 de setembro de 2009, no entanto, assinou contrato com a TV Bandeirantes para comandar um programa no início de tarde, no lugar do programa de Sílvia Poppovic, que passaria a apresentar outro programa na emissora, o Dia Dia.[2] Posteriormente, passou a presentar o Tribunal na TV na Band. Em 21 de setembro de 2010, retorna à Rede Record, com a finalidade de realizar matérias especiais para o Domingo Espetacular.[3] Em 5 de junho de 2011, estreiou no Repórter Record, abordando reportagens investigativas.[4]

Ele voltou à Rede Record em junho de 2012 e é responsável por apresentar o Cidade Alerta.[5]

Doença[editar | editar código-fonte]

Os rumores de uma doença grave, após o afastamento do apresentador, acabaram se confirmando. Marcelo Rezende descobriu um câncer no pâncreas, que se espalhou para o figado. Essa informação foi revelada pelo próprio apresentador no programa Domingo Espetacular no dia 14/05/2017.[6]

Programas[editar | editar código-fonte]

Programas
Ano Título Emissora Papel
1999 - 2000 Linha Direta Rede Globo Apresentador
2002 - 2004 Repórter Cidadão RedeTV! Apresentador
2004 - 2005 Cidade Alerta Rede Record Apresentador
2006 - 2008 RedeTV! News RedeTV! Apresentador
2009 - 2010 Tribunal na TV Rede Bandeirantes Apresentador
2010 - 2011 Domingo Espetacular Rede Record Repórter Especial
2011 - 2012 Repórter Record Rede Record Apresentador
2012 - presente Cidade Alerta Rede Record Apresentador

Referências

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Marcelo Rezende
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.