Marcelo Sgarbossa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Marcelo Sgarbossa (Lagoa Vermelha, 1 de abril de 1975[1]) é um ciclista, advogado e político brasileiro. Atualmente é vereador em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Trajetória no esporte[editar | editar código-fonte]

Começou a praticar o esporte em Lagoa Vermelha em 1987 e foi campeão gaúcho (1989-1990), campeão brasileiro (1990-1991) e venceu torneios em Santa Catarina (1991) e São Paulo (1992). Fora do Brasil, obteve vitórias no Peru (1992) e na Itália (1996). Representou o Brasil em campeonatos mundiais realizados em Atenas em 1992; Sicília em 1994 e Lugano na Suíça em 1996. Depois de cinco anos competindo na Europa, em 1997 voltou para o Brasil onde encerrou sua carreira esportiva aos 22 anos desiludido com o frequente uso de doping no seu esporte.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Diplomou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2004, voltou para a Itália, onde fez mestrado em Análise de Políticas Públicas na Universidade de Turim. Atualmente, exerce o magistério e militância política.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Filiado ao PT, Marcelo candidatou-se pela primeira vez em 2008, para o cargo de vereador na capital gaúcha, mas não obteve êxito[2].

Dois anos depois, 2010, candidatou-se para deputado estadual no Rio Grande do Sul, também sem conseguir ser eleito[3].

Concorreu novamente nas eleições municipais de 2012 e foi eleito vereador em Porto Alegre, com 5.723 votos[4].

Uma das suas principais bandeiras de campanha é o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável[5], numa batalha contra a desenfreada emissão de gases pelo crescente aumento da frota de automóveis particulares na cidade e os consequentes congestionamentos gerados.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.