Marcha (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parada de bandas militares numa rua de Washington

Marcha, como estilo musical, é uma peça de música escrita originalmente para marchar e frequentemente executada por uma banda militar. Desta forma, marchas compreendem desde a marcha fúnebre de Wagner e de Chopin, até as marchas militares de John Philip Sousa e de Edward Elgar e os hinos marciais do final do Século XIX.[1][2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A marcha é mais comumente escrita em compasso 4/4, 2/2 (alla breve) e 6/8; contudo, as marchas modernas geralmente são escritas em compasso 2/4 (apesar de isso nem sempre ser considerado padrão). As marchas modernas possuem cerca de 120 batidas por minutos (marcha com padrão de tempo "napoleônico"), porém muitas marchas fúnebres apresentam o "padrão romano" de 60 batidas por minuto.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Franck Noël da Silva Alferes, Hinos e Marchas militares no Estado Novo (1933-1958) - Contributo para a História da Música Militar na Propaganda do Estado Português, Dissertação de Mestrado em Didáctica da História, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de História, Lisboa, 2012.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.