Marco Antonio Bologna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marco Antonio Bologna

Marco Antonio Bologna (São Paulo, c. 1957) é um executivo brasileiro e presidente do Banco Fator, ex-presidente da TAM Linhas Aéreas, e é o atual CEO da TAM S.A - uma empresa da holding LATAM Airlines Group.

É engenheiro de produção, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1978, com extensão em Serviços Financeiros pela Manchester Business School-UK.

Iniciou sua carreira no Banco Francês e Brasileiro, passando pelo American Express, Lloyd's Bank, Chase Manhattan, Banco Itamarati (vice-presidente) e Banco VR (CEO).

Em 2001, devido ao seu brilhante curriculum de executivo financeiro, foi contratado pelo comandante Rolim para o cargo de vice-presidente de finanças e gestão, e de relação com os investidores.

Em 2004 assumiu a presidência. Em 2005 abriu o capital da TAM na Bolsa de Valores de São Paulo.

Em 2007, cumprida a missão, entregou aos acionistas a maior empresa aérea da América Latina.

No dia 28 de outubro de 2007 a TAM anunciou a substituição de Bologna por David Barioni Neto na presidência da companhia.

Em 30 de abril de 2010 o Conselho de Administração da TAM S/A, holding da família Amaro que controla a companhia aérea, oficializou a escolha de Marco Antonio Bologna para ocupar o cargo de diretor-presidente da holding.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.